Blog do Dresch

5 de maio de 2017

Aeroporto registra aumento do fluxo

aeroporto registra aumento do fluxo 600x300 c - Aeroporto registra aumento do fluxo

            Apesar de ser um mês de reduzida movimentação turística, o mês de Março foi positivo no fluxo de passageiros que utilizaram o Aeroporto Zumbi dos Palmares. A Infraero registrou um aumento de 5,6% no movimento do aeroporto da capital alagoana em relação a Março de 2016. Cerca de 166 mil viajantes passaram pelo Aeroporto. Este movimento é atribuído, pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Helder Lima à ampliação da malha aérea, à redução do ICMS do querosene de aviação e do investimento na estratégia de fretamentos.

Aeroporto aumenta fluxo 2

              Vale salientar, segundo Lima, o trabalho desenvolvido na promoção do destino Maceió em feiras e campanhas digitais. Na obtenção de números favoráveis em Março, constate-se que somente Alagoas e Pernambuco, no Nordeste, apresentaram um aumento no número de turistas que desembarcaram em seus aeroportos. Segundo a Infraero, outros destinos turísticos da região como Bahia, Ceará e Paraíba registraram retração de 17%, 10% e 10,6% respectivamente.

Justiça e Liberdade de Expressão

                 A ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou esta semana, a criação do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Expressão. A Comissão terá como fundamento apurar possíveis restrições à liberdade de imprensa. Para a presidente do STF, o Brasil não garante o exercício livre do jornalismo, mas o Poder Judiciário pretende fazer valer a eficácia da Constituição que garante o direito da informação na promoção dos direitos do cidadão. É preciso corrigir os desvios, uma vez que, segundo Carmen Lúcia “é proibido qualquer tipo de censura e, no entanto continua a haver censura a jornalistas que não podem exercer os seus direitos. É preciso resolver isso” afirmou ela. A Comissão funcionará dentro do Conselho Nacional de Justiça, e a portaria será publicada nos próximos dias. De imediato será feito um levantamento do material censurado, das censuras judiciais e dos processos movidos contra jornalistas.

 

Fraldas para equinos

            Todos os animais que puxam veículos de tração, a partir de agora deverão usar “fraldões”, para escaparem das apreensões. A determinação é da Prefeitura de Vitória da Conquista (BA), seguindo o exemplo de outras cidades turísticas como Arraial D’Ajuda, também na Bahia e Paquetá e Petrópolis no Rio de Janeiro. Além dos animais, também o condutor da carroça deve se adaptar ás novas regras e portar carteira de habilitação, além de licenciar e emplacar a carroça. Medidas semelhantes foram implantadas em Maceió, na gestão da Prefeita Kátia Born, mas não deram certo e foram abandonadas.

Fraldas para equinos 2

               Segundo o prefeito de Vitória da Conquista, Herzen Gusmão (PMDB), a determinação segue uma lei de 2008 que visa ordenar o trânsito de veículos de tração animal. Os carroceiros terão de fazer um curso de oito horas de noções básicas de trânsito e receberão a habilitação sem custos. Cinquenta carroças que complementam o serviço de coleta de lixo da cidade, já estão sendo emplacadas. O problema maior é o tal do fraldão, que os carroceiros ainda estão em dúvida. A Prefeitura vai bancar o “acessório”? Quantas serão usadas por dia?  Terão de ser guardadas na carroça até o descarte? Perguntam os carroceiros.

Reforma afetará FGTS

           Segundo avaliação preliminar do jornal Valor Econômico, a Caixa Econômica Federal ainda não fez as contas, mas teme que a reforma trabalhista, caso seja aprovada pelo Congresso da forma que está, pode implicar na redução da disponibilidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento da casa própria. A proposta de reforma, que é discutida no Senado, após aprovada na Câmara, prevê a demissão em comum acordo. E o trabalhador negocia sua saída, e o empregador paga a metade da multa do FGTS que é de 40%, e o trabalhador pode sacar 80% do valor.

Reforma afetará FGTS 2

            Segundo o Valor, um técnico do governo revelou que não existem cálculos a respeito do impacto que pode haver nas disponibilidades do fundo. A soma de algumas medidas praticadas pelo governo, como o saque das contas inativas do FGTS podem implicar em uma retirada entre 35 bilhões a 38 bilhões. O Fundo perderá recursos com a distribuição do lucro apurado em 2015 e com a redução gradual do adicional de 10% da multa paga pelo empregador em casos de demissão sem justa causa.

 

 

  • Segundo cálculos da Secretaria de Estado da Agricultura, 23.891 famílias de agricultores rurais do sertão recebem hoje, em Santana do Ipanema, 252 mil quilos de sementes para a safra de 2017.
  • São sementes de feijão, milho e sorgo, que possibilitarão o plantio neste período, beneficiado pelas chuvas que caem na região.
  • A solenidade de entrega, marcada para ás 15h de hoje, terá a participação do governador Renan Filho e do Secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos, e do prefeito Isnaldo Bulhões.
  • A ação de hoje faz parte do Programa de Distribuição de sementes do Governo de Alagoas, adquiridas com recursos próprios no valor de R$ 12,5 milhões.
  • Terão acesso ás sementes para o plantio, pequenos produtores rurais inscritos em cooperativas, sindicatos, associações comunitárias, assentamentos, indígenas e quilombolas.