Edmilson Teixeira

4 de Maio de 2017

Florianópolis

A jornalista Ana Luiza afirma que foi a única profissional de seu ramo em Alagoas, que marcou presença na última semana em Florianópolis, durante o encontro de “Comunicação Digital no Setor Público”. Ana faz assessoria na Prefeitura de Messias/AL, e diz que ganhou todo apoio logístico do prefeito Jarbinhas, a fim de obter uma grande oportunidade de conhecimento nesse encontro nacional; considerado de enorme importância para a sua área de trabalho, sobretudo nessa época de plena modernização digital.   

Pão de Açúcar

Segundo a assessoria do prefeito Flavinho, realmente o salário mensal que o gestor recebe, que com os descontos fica em torno de 10 mil reais, será totalmente doado  para as instituições de caridade do município. A associação dos Hipertensos largou na frente ao receber mil reais. Diz que as demais existentes não estão devidamente regularizadas, razão de não terem sido contempladas por enquanto com a campanha do homem.

Pão / Barra

Flavinho prefeito de Pão de Açúcar é um empresário bem-sucedido, a exemplo de Zezeco prefeito reeleito da Barra de São Miguel. Esse que na gestão passada, doou durante mais de um ano todos seus vencimentos, para a própria Prefeitura, para que essa adquirisse material de limpeza para todos os órgãos públicos do município.

Piranhas

Secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos,  se reuniu com a prefeita de Piranhas, Maristela Sena, onde discutiu projetos nas áreas de aquicultura e pecuária que serão desenvolvidos no Centro Xingó. Convênio nesse sentido vai possibilitar a Prefeitura e a Secretaria a desenvolverem atividades, como cursos, seminários, capacitações, entre outros programas voltados para o Semiárido alagoano.

 

Agreste

 

Diversos prefeitos da região do Agreste marcaram presença em Arapiraca, durante evento que reuniu o governador Renan Filho, o vice, Luciano Barbosa e o senador Renan Calheiros, ocasião em que foram entregues de 10 viaturas e rádios digitais para  segurança pública.

 

Igaci

 

“Foi salutar a nossa presença, em Arapiraca, sobretudo pelo apoio que temos recebido do Estado em prol de ações direcionadas para os nossos munícipes”, comentou Oliveiro Piancó, prefeito de Igaci, que na oportunidade recebeu sementes para investir no programa “Agricultura Familiar”.  “O governador Renan Filho ficou de confirmar sua ida para Igaci na próxima semana; dando a entender que realmente ele está sintonizado  com o empenho que temos feito no interior alagoano, sobretudo para reverter o triste quadro econômico que temos enfrentado”, disse.  

 

 

Oportunidade

 

Agora em maio, as Prefeituras estão tendo a oportunidade, por meio da AMA de fortalecer a qualidade de seus serviços técnicos. É que segundo a entidade, seu setor de Apoio Institucional vem provendo uma série de cursos e capacitações técnicas para os colaboradores, prestadores de serviço e funcionários públicos que constroem os municípios alagoanos.

Procedimento

Ontem, por exemplo, a AMA em parceria com a CGU e a Controladoria Geral do Estado de Alagoas, deu início ao curso de Procedimento de Apuração de Responsabilidade. A meta é proporcionar conhecimento aos agentes públicos estaduais e municipais acerca do histórico e das normas referentes à responsabilização das pessoas jurídicas e aos programas de integridade. O curso se estende até amanhã, sexta-feira.

Passo de Camaragibe

 

Em comemoração ao nascimento do mais  ilustre filho da cidade, o dicionarista  Aurélio Buarque de Holanda, foi que a Secretaria Municipal de Educação, de Passo de Camaragibe, promoveu durante terça e quarta desta semana diversas atividades. Destaque para um encontro com alunos de várias escolas do município, em frente a casa onde o saudoso Aurélio residiu. Lá ocorreram apresentações de trabalhos escolares e culturais, com a participação da Filarmônica da cidade.

Currículo

Aurélio Buarque nasceu no dia 3 de Maio de 1910, lá no Passo de Camaragibe/AL.  Simplesmente foi lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor, ensaísta e crítico literário brasileiro. Ganhou fama nacional pela criação do dicionário “Aurélio da Língua Portuguesa”. Por conta disso, se  tornou membro (“imortal”) da Academia Brasileira de Letras. Todo esse legado fez com que Aurélio se imortalizasse como uma grande referência brasileira, trazendo orgulho para todos e, em especial, para os conterrâneos de sua cidade natal.

Penedo 

Em Penedo as aulas na Escola Municipal Barão do Penedo, foram interrompidas ontem simplesmente pela falta de profissionais para cuidar da limpeza e fazer o lanche das crianças, pois as pessoas que estavam ocupando esses cargos foram dispensadas na semana passada. Críticas e mais críticas foram feitas na cidade por parte dos pais dos alunos. Muitos desabafos foram feitos nas emissoras de rádio locais.  

Revelação

“Essas servidoras que trabalharam durante os últimos quatro anos como contratadas estavam ajudando aqui na escola, desde o começo do ano, como voluntárias, justamente para que a gente não precisasse suspender as aulas. Agora, com o afastamento delas, ficamos descobertas e não tivemos outra saída a não ser suspender as aulas, pois ninguém quer seu filho estudando em um local sujo e sem merenda”, declarou a diretora Escola Barão do Penedo, Maria José.

Oportunidade

Segundo a Codevasf, em Alagoas, já são 135 lotes agrícolas em projetos públicos de irrigação da Companhia, cujos irrigantes estão livres das dívidas com tarifa d’água (K1) e titularidade. Diz que a partir de agora, promete intensificar os trabalhos de orientação aos agricultores para aumentar a adesão à campanha de liquidação de débitos, de modo a que o maior número possível de beneficiários possa fazer jus aos descontos de até 85% conforme estabelecido em portaria do Governo Federal.

Desempenho

Na avaliação do chefe do Setor de Cobranças da Codevasf em Alagoas, George Souza, a adesão, cujo prazo final é novembro deste ano, tem sido boa. Nos projetos alagoanos, os descontos concedidos para quitação das dívidas têm chegado a 85%. “Mas os agricultores dos projetos Boacica, em Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio, devem ficar atentos ao prazo para não perderem a oportunidade”, alerta Souza.