Edmilson Teixeira

3 de Maio de 2017

Canapi, apoio para garantir água

Canapi que clama por água teve um dia especial na última semana. É que o município foi visitado pelo secretário adjunto de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Edilson Ramos, que foi acompanhar em três comunidades da zona rural a implantação do sistema simplificado de abastecimento. “A ação faz parte do Programa Água para todos, que envolve a Secretaria e o Ministério da Integração Nacional com o objetivo de levar água em quantidade e com qualidade à população sertaneja” diz o prefeito Vinicius Lima, que atuou como anfitrião dos visitantes.  

 

Garantia

 

“Podemos ver de perto a alegria das famílias em ter um projeto que atenderá as pessoas e que resolverá de vez a vida da população dessas localidades. O compromisso do governador Renan Filho é trabalhar cada vez mais por uma nova alagoas com acesso a água e a inclusão produtiva com desenvolvimento. Serão implantados em toda região semiárida, 160 sistemas simplificados de abastecimento, atendendo assim a população sertaneja” revela Edilson Ramos.

 

 

Inovação

 

Maceió e Arapiraca recebem, nos dias 15 e 16 de maio, o sarau “Quebrando o Silêncio”, do poeta Jânio Silva. O evento acontece a partir das 19h nas duas cidades, tendo como palco o Teatro Jofre Soares, em Maceió, e a Uneal em Arapiraca.  A ideia da performance é criar um espaço onde as pessoas tenham oportunidade de apresentar seus trabalhos ou declamar versos de outros autores, enquanto conhecem obras de vários artistas e suas referências. 

 

Percurso

 

A interação de “Quebrando o Silêncio” é uma das marcas do sarau, que em mais de três anos de atividades, percorreu escolas, faculdades, praças e parques levando arte em forma de palavra para muitas pessoas. O sarau se inicia com o mestre de cerimônia provocando o público a reproduzir um brado para quebrar o silêncio, seguido por um manifesto de abertura. 

 

Anadia

A Prefeitura de Anadia proporcionou uma boa dose de animação para todos os anadienses neste Dia do Trabalhador. Houve pela manhã uma grande maratona, que premiou os cinco primeiros colocados de cada categoria (masculino e feminino). No início da noite, um trio elétrico com a banda Amoda, fez um arrastão garantindo muita animação para todos que entraram na folia. Depois houve sorteio de eletrodomésticos em praça pública, para todos os funcionários municipais.

Penedo

A direção da Unidade Educacional Penedo da Universidade Federal de Alagoas emitiu uma nota lamentando a morte do estudante do curso de Engenharia de Pesca, José Marcos de Oliveira, de 31 anos, e decretando luto oficial de três dias. Marquinhos, como era conhecido, morreu afogado no rio São Francisco. Seu corpo foi encontrado nesta segunda-feira, nas proximidades da Ponta Mofina, na zona rural do município ribeirinho. 

Joaquim Gomes

Uma comissão de índios da aldeia Wassu Cocal foi à Câmara de Veredores  para cobrar os parlamentares um incentivo aos jogos indígenas, que aconteceram a partir do próximo dia 26. Os vereadores receberam um preâmbulo do projeto. Os índios ouviram elogios quanto à iniciativa dos jogos, e que eles fomentam a cultura indígena, além da promoção de saúde e cidadania.

 

Joaquim Gomes –CPI

Por falar em Câmara de Joaquim Gomes, o órgão através de um resolução já em vigor,  criou duas CEIs – Comissão Especial de Investigação. Uma delas investigará a merenda escolar na gestão da ex-prefeita Ana Genilda e ainda alcançará a gestão do ex-prefeito Toinho Batista. A iniciativa visa fiscalizar as compras de merenda em virtude de uma investigação da Polícia Federal que realizou operação no município para apurar supostas irregularidades junto aos processos licitatórios nos anos de 2013 até 2016.

Outra

Além dessa Comissão processante, outra também foi criada. Ednaldo vai presidir a comissão da CEI que investigará supostos funcionários fantasmas que de acordo a denúncia, dez servidores estariam atuando na Secretaria de Educação no governo da ex-prefeita Ana Genilda sem que exercessem os cargos. A denúncia quer apurar se esses servidores de fato recebiam sem trabalhar e se faziam parte de um esquema fraudulento.

Santana do Ipanema

Visando fortalecer, estimular os hábitos de leitura e possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural do município, foi que na última sexta-feira, o prefeito Isnaldo Bulhões (PMDB), inaugurou a Casa da Cultura.  Também no mesmo dia, entregou o Museu Darras Noya, órgão que passou por uma revitalização em toda a sua parte física.

Atalaia

O fanático torcedor atalaiense que gosta de acompanha o futebol, teve um momento muito especial na tarde de segunda-feira, para comemorar a passagem do Dia do Trabalhador. É que o time do Sport Atalaia enfrentou amistosamente o Confiança de Aracaju, numa partida que terminou  empatada em 1 x 1, e que empolgou o público que lotou as dependências do Estádio Luizão. O evento teve caráter solidário, visto que a entrada era alimentos não perecíveis, cuja arrecadação será destinada para as instituições que amparam pessoas carentes no município.

Porto de Pedras

Prefeito Henrique Vilela mandou reabrir acessos fechado por empresários que se dizem “dono de terreno” em alguns trechos de praia em Japaratinga. Uma máquina de abrir estrada atuou firme para desobstruir um via centenária, que liga a praia da Lage e a praia do Patacho. Nas redes sociais os internautas vibraram com a atitude ousada do novo prefeito, que segundo eles reabriu o acesso com rapidez e determinação. 
 

Arapiraca

A partir desta quarta-feira, SMTT e Detran/AL vão começar as ações educativas do movimento “Maio Amarelo”. A ação consiste na prevenção de acidentes a motociclistas até o próximo dia 25, na Praça Marques da Silva, Centro de Arapiraca, a partir das 9 horas. Na verdade será uma campanha que objetiva diminuir os índices de acidentes com motociclistas naquela região, tida como a mais elevada nesse tipo de acidente em Alagoas.

 

Coruripe

 

Secretaria Municipal de Cultura de Coruripe está com inscrições abertas para aulas de dança, com os ritmos samba, axé, funk, hip-hop, dança de salão entre outros. As aulas são direcionadas gratuitamente  para crianças a partir de 7 anos e adolescentes até 18 anos.