Edmilson Teixeira

28 de Abril de 2017

Brasília, reforça do trabalho

O capelense Marcos Calheiros, presidente do Sindicato dos Economistas de Alagoas, esteve ontem em Brasília, tratando dos impactos da reforma trabalhista, aprovada pela Câmara dos Deputados. N verdade o sindicalista foi na missão de representar a Federação Nacional dos Economistas, já que o mesmo é vice-presidente de Relações Institucionais daquele órgão. Passou um bom tempo, com o ex-presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB).

 

Minador do Negrão

 

Cerca de mil alunos da rede pública municipal de ensino de Minador do Negrão, Sertão alagoano, vão ter a oportunidade agora de ganhar gosto pela leitura. Trata-se do projeto pedagógico “Carrossel Literário”, arquitetado pela Secretaria de Educação, que visa por meio de seu método de trabalho, atrair a todos para um mundo cultural de uma grandeza sem precedência.

 

Meta

 

Na verdade, o Carrossel Literário promete proporcionar aos alunos, momentos prazerosos de leitura em sala de aula, praça pública e no convívio familiar, fomentando assim a ampliação de conhecimentos através da leitura incentivadora e lúdica, buscando integração e transformação do individuo leitor.

 

Antecipação

 

Por falar em Minador do Negrão, a Prefeitura ontem liberou a folha de pagamento de todos os funcionários públicos municipais. A grana cai na conta de todos nesta sexta-feira.


 Marechal Deodoro

Conhecido por muitos como um dos principais polos gastronômicos e turístico do estado, o povoado de Massagueira localizado no município de Marechal Deodoro às margens da Lagoa Manguaba, vem atraindo a atenção de empresários do setor imobiliário, como é o caso da Taboada Negócios Imobiliários e a Incorpi Incorporadora que estão construindo o Loteamento Enseada da Lagoa.

Dimensão

Segundo o diretor da Taboada Negócios Imobiliários, Luiz Paulo Taboada, as principais razões para investir no Enseada da Lagoa, são a proximidade com o Centro de Maceió e a qualidade de vida que o produto proporcionará aos seus futuros moradores. “Serão construídos 114 lotes- com tamanhos de 360 a 540 metros quadrados em um conceito de primeira residência, a partir de R$140 mil”, afirmou, salientando que o financiamento  pode ser realizado em até 120 meses c

 

No fundo do túnel 

Se depender do Banco do Nordeste –BNB- tecnologias utilizadas em projetos de gestão das águas em Israel, país que venceu a crise hídrica com fortes investimentos em inovação, poderão ser implementadas nos estados nordestinos, para melhorar a convivência com a seca no Semiárido. 

Missão

É que o presidente do BNB, Marcos Holanda, encontra-se  em Tel Aviv, até amanhã, onde lidera comitiva composta por representantes de três startups selecionadas pelo próprio Banco por meio de chamada pública. Também acompanham representantes da Assembleia Legislativa do Ceará e de Universidades. Estão participando de um intercâmbio durante esta semana com mesa redonda e tudo mais, com vários organismos israelenses. O país é considerado berço do empreendedorismo e da inovação tecnológica

 

Agreste

Neste mês de abril, a CAB Águas do Agreste completa cinco anos de criação. Atuando em Alagoas através de uma Parceria Público Privada (PPP) com a CASAL, a empresa tem sua atuação determinada em contrato e a responsabilidade de construir o novo sistema, além de promover a gestão, operação e manutenção do  sistema adutor do agreste, beneficiando cerca de 400 mil pessoas, moradores de Arapiraca e outros nove municípios, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Lagoa da Canoa, Olho D'água Grande e São Brás.

 

Promessa

Durante 30 anos, a empresa desenvolverá atividades no interior do Estado. Os resultados já são reais, entre eles, a construção e funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arapiraca, com a capacidade de 1.500 m³/hora, além do abastecimento de água nos dez municípios do agreste alagoano. A empresa também contribui com o desenvolvimento da economia local com a geração de mais de 100 empregos diretos.

Boca livre

Para celebrar essas conquistas e continuar com o foco e motivação para vencer os obstáculos e atingir as metas, nesta sexta, os colaboradores da CAB Águas do Agreste terão um início de manhã diferente, participando de um café da manhã na sede da empresa, em Arapiraca.

           

Penedo

Penedo foi um dos primeiros municípios de Alagoas a estruturar uma Procuradoria, sendo destaque no meio jurídico pela iniciativa. E na noite desta quarta-feira,  ganhou uma nova sede na Avenida Getúlio Vargas, uma das mais belas na área de tombamento histórico da cidade. O casarão secular no passado abrigou o Serviço de Assistência Médico-Hospitalar de Urgência (Samdu) e em seguida, o Conselho Tutelar.

Animais

A Campanha de Vacinação Antirrábica, iniciada no início deste mes, já vacinou 253.635 cães e 108.331 gatos em todos os municípios de Alagoas, com exceção de Maceió. A ação segue em andamento e 91 dos 102 municípios já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é vacinar pelos menos 80% do público-alvo.

Patrimônio

O carnavalesco penedense, Cícero Tadeu Gomes Lyra, o Tadeu dos Bonecos, foi considerado habilitado para concorrer a uma das vagas disponíveis no Livro de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas. Ao todo foram 53 mestres inscritos e 49 habilitados.

Avanço

A relação com o nome do Tadeu e mais 48 candidatos que conseguiram avançar de fase dentro desse processo de escolha dos novos patrimônios vivos de Alagoas foi publicada pela Secretaria de Estado da Cultura na edição de ontem, quinta-feira, do Diário Oficial do Estado.