Flávio Gomes

28 de Abril de 2017

A imprensa e a Lava Jato

Do jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira: “Foi graças às investigações e sólidas provas da Lava Jato que a imprensa conseguiu avançar, contribuindo com seu esforço para desvendar a engrenagem que sufocava o Brasil. O interessante é a crítica pendular que ela sofre. Quase sempre foi acusada de inventar denúncias. Recentemente, o PT qualificava os escândalos que o envolvem como uma ‘conspiração midiática’. Emílio Odebrecht a acusa-a de ter silenciado ao longo dos anos e fazer agora um grande estardalhaço. Mas a verdade é o quanto tanto a PF como os procuradores evoluíram com o tempo e com os fracassos relativos. E a própria imprensa se tornou mais cautelosa ao se mover em terreno tão delicado. O que Emílio Odebrecht não considerou em sua fala foram os enormes avanços havidos no Brasil, enquanto empreiteiras e políticos vivam num mundo à parte… Alguns fatores tornaram a corrupção conhecida de quem observava friamente o processo, mais vulnerável que no passado. Um desses fatores é a maior transparência impulsionada também pela revolução digital. Outro aspecto importante, talvez inspirado pela Justiça americana, é a tática de rastreamento do dinheiro de propinas através dos labirintos do sistema financeiro internacional.”

Empenho

O senador Renan Calheiros está cada vez mais empenhado na luta pela reeleição, no ano que vem. Poderoso líder do PMDB no Senado, tem feito campanha à base do corpo a corpo. Tem telefonado, até, para pessoas bem próximas a Guilherme Palmeira, pai de Rui Palmeira, provável adversário de Renan Filho ao governo.

Influência

Sobre Renan Filho, convém alertá-lo para dedicar atenção ao servidor público estadual. Como, por exemplo, definir se vai mesmo conceder – quando e quanto – reajuste salarial para a categoria. A tradição em Alagoas indica que o funcionalismo pode até não eleger governador, mas já ajudou a tirar o mandato de alguns.

Bastidores

É preocupante, para o governo, o recrudescimento da violência em Alagoas. E há, inclusive no Palácio República dos Palmares, quem defenda mudança no comando da Secretaria de Segurança Pública. Poucos, contudo, tocam no assunto com Renan Filho, a quem, naturalmente, cabe tomar decisão a respeito.

Desinteresse

Inaugurada em 6 de fevereiro, a Central de Atendimento ao Eleitor, implantada pelo TRE na Central Já do Maceió Shopping, em Mangabeiras, registra pouca procura. Lá é possível tirar o título, fazer transferência de domicílio e emitir segunda via, dentre outros serviços. O eleitor tem preferido o Fórum Eleitoral, no Farol.

Agenda

Hoje, às 10 horas, advogado Luiz Vasconcelos Netto, com especialização em Direito Civil e Processo Civil, toma posse como desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. Vai substituir Fábio Henrique Cavalcante Gomes, na classe de jurista. A solenidade está marcada para o auditório do TRE.

Convergência

O PT conseguiu atrair para si os efeitos da mobilização nacional, hoje, convocada sob o pretexto de protestar contra as reformas trabalhista e previdenciária. Aqui mesmo em Alagoas é predominante a opinião de que o sucesso da anunciada greve vai contribuir muito para fortalecer politicamente o ex-presidente Lula.

Avaliação

Informação do portal IG/Minas Gerais: “Embora a ordem seja sair em defesa de Lula, no PT já se fala em um cenário no qual ele seria um grande cabo eleitoral transferindo votos para outro candidato. Uma das possibilidades é o partido indicar um nome para ser vice na chapa de Ciro Gomes (PDT).”

 

 * Fábio Leite, candidato único, será eleito hoje presidente da Seagra – Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas. A votação será hoje, das 9 às 14 horas, na sede da Secretaria da Agricultura, em Maceió, e na sede da Emater em Arapiraca.

*O Centro de Ciências Agrárias da Ufal inicia, hoje, o 16º Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste. Tema: “Na rota do Velho Chico: a Agroecologia e os movimentos sociais na luta contra as opressões no campo e na Academia”.

*Com a proposta de exaltar a música genuinamente alagoana, a Secretaria de Estado da Cultura realiza, mensalmente, o projeto Misa Acústico, no Museu da Imagem e do Som. Hoje, às 19 horas, tem o show “Eu no Baião de Dois” e o Power Trio.

*A temporada de festejos juninos em Arapiraca será aberta, hoje, com show de Gabriel Diniz e Jonas Esticado, no Levinos Hall, a partir das 21 horas, com promessa de muito forró eletrônico. Iniciativa da Farra Chique Entretenimento. Contato: 9.9943.0909.

*Um pacote de saudosismo: Renato e Seus Blue Caps, The Fevers e Zezo se apresentam hoje, a partir das 22 horas, no estacionamento do Parque Shopping Maceió, lembrando a época áurea da Jovem Guarda. Contato: 3377.1886 / 9.9999.6216.

*Até o dia 2 de maio estão abertas inscrições para trabalhos a serem apresentados no 4º Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. O evento integra a programação da 15ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 19 de maio.


“O ódio foi alcançado”

 Raul Pont

 Ex prefeito de Porto Alegre, sobre o desgaste de Lula com a divulgação de acusações contra ele