Blog do Dresch

26 de abril de 2017

Auditoria inocenta Lula na Lava Jato

auditoria inocenta lula na lava jato 600x300 c - Auditoria inocenta Lula na Lava Jato

             Uma auditoria elaborada pela empresa PricewaterhouseCoopers não identificou atos de corrupção que incriminem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Operação Lava Jato. A auditoria foi anexada à ação penal que Lula responde na Justiça Federal, em Curitiba, no âmbito da Operação citada. Segundo o documento, a empresa afirma ao Juiz Sérgio Moro “que não foram identificados ou trazidos ao nosso conhecimento atos de corrupção ou atos ilícitos com a participação do ex-presidente”. Lula voltou a afirmar que os seus delatores não apresentam qualquer prova que o incrimine como responsável pelo recebimento de propinas.

 

Encarcerados provisórios

             O ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio defendeu esta semana a redução do número dos presos provisórios no país. Embora o Plano Nacional de Segurança Pública, lançado no início do ano, prevê a criação de 25 mil novas vagas carcerárias nos próximos anos, o ministro considera que é necessário encontrar formas para reduzir este contingente. Segundo Serraglio, “o Brasil tem hoje cerca de 650 mil presos, e 40% deste total ainda aguarda julgamento. É quase certo que metade deles será absolvida. Ou seja, temos um contingente expressivo de pessoas que estão detidas, mas que, mais à frente, serão absolvidas” afirmou o Ministro. Há pouco tempo, Osmar Serraglio defendeu que pessoas que cometeram crimes de menor gravidade não deveriam ser encarceradas e que já discutia este assunto com a Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia. Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça, mostrou que no Brasil, uma pessoa fica em média, um ano e alguns dias preso antes de ir a julgamento. Mas em alguns estados, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, o tempo de espera é de mais de dois anos.


Combate à seca, via Portugal

             O grupo Palmas Pra Vida, formado por jovens brasileiros que estudam em Portugal, venceu o desafio proposto pela Ambev, ao apresentar uma solução inovadora para o combate à seca no semiárido brasileiro. O projeto vencedor, que ganhou US$ 10 mil, propõe o reuso de “águas cinzas” (provenientes de processos domésticos, como banho e lavagem de louça e de roupa) na comunidade de Major Izidoro, aqui em Alagoas. Com o nome Desafio Água, a iniciativa foi resultado entre a cervejaria e a BRASA, maior associação de alunos do Brasil no exterior.

Combate à seca, via Portugal 2

             Mais de cem estudantes participaram do desafio e três grupos foram finalistas. A utilização, ou reuso, das águas cinzas seria na irrigação de plantas que alimentam o gado leiteiro da região. O projeto beneficia os pequenos agricultores e a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido. O anúncio do grupo vencedor aconteceu na Universidade da Pensilvânia (EUA), durante a maior conferência para alunos brasileiros que estudam no exterior.

Para o eleitor irregular

              Quem não votou nas últimas três eleições, não justificou a ausência e não pagou as multas correspondentes, tem até o dia 2 de Maio (terça feira) para regularizar sua situação. Após este prazo, os eleitores podem ter o título cancelado. Vale lembrar que cada turno é considerado um pleito diferente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1,8 milhão de eleitores estão com sua situação eleitoral irregular. O cancelamento automático dos títulos acontece entre os dias 17 e 19 de Maio.

Para o eleitor irregular 2

               Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos incompletos e maiores de 70 anos), ou com deficiência, não precisam comparecer ao cartório para regularizar sua situação. Para regularizar a situação no cartório eleitoral, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, da justificativa ou pagamento da multa. O eleitor pode consultar sua situação no cartório eleitoral ou no próprio site do TSE.

Vacinação no supermercado

             A Secretaria de Saúde iniciou esta semana, a vacinação contra a gripe influenza, através de postos volantes em supermercados e em shopping centers. Iniciada em 17 de abril, a imunização atendeu primeiro, os trabalhadores da saúde. A vacinação se estende até o dia 26 de Maio visando os grupos prioritários. A meta do Ministério da Saúde para Alagoas, é de imunizar 662.388 pessoas de um total de 735.987 pessoas, ou 90% do público alvo. A vacinação acontece também nos postos de saúde em todo o estado.

 

 

  • Será aberta hoje a programação do Dia Nacional da Caatinga, comemorado oficialmente nesta sexta-feira, dia 28, data escolhida para homenagear o bioma.
  • Serão palestras, filmes educativos, debates e uma trilha no Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre. As atividades acontecerão na sede da Associação de Moradores do Povoado Tinguí, no município de Água Branca.
  • Hoje, na abertura do evento, acontece uma palestra do geógrafo e consultor ambiental do Instituto do Mio Ambiente (IMA), Alex Nazário, que vai falar sobre gestão participativa em Unidades de Conservação.
  • Amanhã, o debate será sobre animais peçonhentos da caatinga, e acontecerá o cadastramento dos artesãos da região.
  •  Na sexta feira, dia 28, será realizada a trilha na Unidade de Conservação dos Morros do Craunã e do Padre (620 metros de altitude), reunindo ambientalistas, moradores locais e estudantes da Universidade Federal de Alagoas.