Blog do Dresch

25 de Abril de 2017

PAA é lançado oficialmente em Arapiraca

             Será lançado hoje oficialmente pelo Estado, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de doação simultânea. O lançamento é coordenado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater). “O Programa atinge 803 agricultores familiares de 23 municípios” justifica o presidente da Emater, Carlos Dias. A solenidade de hoje acontece no Sítio Batingas, zona rural de Arapiraca, e marca a compra de 13 toneladas de alimentos, entre bolos diversos, e abacaxi, alface, coentro, cebolinha, pimentão, feijão e macaxeira, todos produzidos por integrantes da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal).

PAA adquire 12 toneladas 2

             As 13 toneladas de produtos adquiridos da Cooperativa, serão entregues a instituições sociais de Craíbas e destinados ainda ao Projeto Mesa Brasil. Ainda de acordo com Carlos Dias, “para o PAA em Alagoas estão sendo investidos R$ 3 milhões para a aquisição direta de alimentos produzidos por agricultores familiares de todo o Estado, e que vão garantir a alimentação de 130 entidades sociais participantes” explicou o presidente da Emater/AL.

 

O abandono do Marco Civil

             Uma grande e importante conquista do povo brasileiro (mais uma) já sente o abandono. O Marco Civil da Internet, apontado como uma referência mundial para a legislação da rede mundial de computadores, completou três anos no último Domingo, 23. A lei garante a neutralidade da rede, a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários, exatamente para manter o caráter aberto da internet. Porém, alguns projetos que tramitam no Congresso põem em risco os direitos do Marco. Uma dessas ameaças é o Projeto de Lei (215/2015) que exige, caso seja aprovado, que todas as empresas da internet armazenassem informações do usuário como CPF, nome e endereço. Também determina que essas informações fossem cedidas para investigações criminais sem ordem judicial. Para os especialistas o Marco Civil da Internet é uma lei com relevância global, que trouxe um avanço considerável ao que se tinha, tendo sido amplamente debatido com a sociedade. Agora sofre com vários projetos e uma CPI sobre Crimes Cibernéticos que assume uma posição contrária ao Marco Civil.

 

Antecedentes criminais

             As empresas em geral, não poderão mais exigir certidão de antecedentes criminais de candidatos a emprego, segundo decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segundo a tese a exigência só pode ser exigida para casos previstos em lei, como vigilantes, ou para cargos que exigem confiança especial. Como exemplo os ministros citaram os empregados domésticos, cuidadores de menores, idosos ou deficientes (em creches, asilos ou instituições afins) motoristas rodoviários de cargas, empregados da agroindústria do manejo de ferramentas de trabalho perfurocortantes, bancários e afins, trabalhadores que atuam com substâncias tóxicas, entorpecentes ou armas e quem trabalha com informações sigilosas.

Antecedentes criminais 2

             Salvas as exceções acima citadas, a exigência da certidão de antecedentes criminais caracteriza o dano moral, independentemente de o candidato ao emprego ter ou não ter sido admitido. A decisão foi tomada após um incidente de recursos repetitivo, e por isso mesmo a partir de agora a decisão deve ser seguida em todo o país. Recentemente dois processos semelhantes de pedido de indenização por danos morais foram negados pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, e os recursos acabaram provocando a decisão do TST.

Um time na essência

                Uma equipe amadora de São Paulo, formada apenas por jogadores LBGTs, o Unicorns Futebol Clube tem como meta principal a diversão de seus integrantes. Com cerca de 50 integrantes defende três valores específicos: Não precisa ser bom de bola, basta querer se divertir; dar oportunidade a gays que gostam de futebol mas foram e são excluídos do esporte em seus locais de trabalho ou lazer; e ocupar um espaço basicamente dominado por heterossexuais. Em campo não se privam das suas vontades. Trocam beijos com frequência, exibem chuteiras reluzentes e nas comemorações dos gols soltam os bordões típicos: “arrasou, veado!” ou “você foi maravilhosa, bicha”.

Um time na essência 2

                   O Unicorns, como todo o time que se preza, já conta com sua torcida e fãs. Maridos e namorados dos jogadores acompanham os treinos e vão aos jogos incentivar a equipe, Se autoapelidaram de “bearleaders” uma mistura de moças líderes de torcidas norte-americanas (cheerleader), com ursos (bear), tipo específico da comunidade gay, que são pessoas mais fortes ou cabeludas. O sucesso da equipe tem sido imenso e já existem conversas com times gays da Argentina e do México, para em breve tentarem organizar uma Copa América Gay.

 

  • Agricultores familiares da Região Norte, receberam no último Domingo, das mãos do governador Renan Filho, 79,2 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo.
  • Foram entregues 49 toneladas de feijão de corda e de arranque, 27 toneladas de semente de milho e 1,2 toneladas de sementes de sorgo.
  • Este ano, o Governo de Alagoas vai distribuir, no total, 1 mil, 250 toneladas de sementes, que custaram aos cofres públicos R$ 12,5 milhões, recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Fecoep).
  • Este ano, o Programa de Distribuição de Sementes, vai beneficiar 11.375 trabalhadores da agricultura familiar em 19 municípios da Região Norte.
  • A distribuição ocorrida no último Domingo, fez parte da programação festiva alusiva aos 59 anos da emancipação política do município de Matriz de Camaragibe, comemorados na segunda feira, 24.