Roberto Baia

8 de Abril de 2017

Nepotismo cruzado

Em apenas três meses de gestão, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (PSB), já mostrou um lado negativo do seu governo socialista: promoveu um verdadeiro trem da alegria, segundo o Portal da Transparência do município, empregando esposas e parentes de vereadores, o que se caracteriza no famigerado nepotismo cruzado.

 

Troca de favores

Até o presidente da Casa, vereador Junior Miranda, foi contemplado recentemente com a nomeação da esposa para a Secretaria de Educação. Daí, vem à pergunta: Como uma Câmara Municipal, que tem por objetivo fiscalizar as ações do governo municipal e atender os interesses da coletividade, vai se comportar diante do comprometimento, com troca de favores, entre os vereadores e o prefeito da cidade?

 

Desembargadora

Mas os absurdos praticados por Júlio não param por aí. Segundo o Portal da Transparência, o “trem da alegria” também contemplou familiares do seu principal “adversário” político, o ex-prefeito James Ribeiro. As aberrações de Júlio chamaram a atenção da desembargadora Elizabeth Carvalho, que é palmeirense e tia do vice-prefeito Márcio Henrique (PPS).

 

 

Lamentou

Em manifestação pessoal, Elizabeth Carvalho lamentou que o prefeito socialista esteja usando em cargos comissionados pessoas que lhe atacaram na campanha e com polpudos salários. Ela declarou, no blog do Bernardino Souto Maior, que “o prefeito tem que mudar já, usando pessoas competentes e deixando de lado os politiqueiros e puxa-sacos”.

 

Conselho

Ainda de acordo com o blog do jornalista alagoano, a desembargadora ainda deu um conselho ao vice-prefeito e sobrinho. “Presta atenção, Márcio Henrique, você pode estar sendo traído!”, e concluiu com um conselho para o prefeito Júlio: “Mude prefeito Júlio Cezar. Converse menos e aja mais”.

 

Redes sociais

 A pendenga política em Palmeira ganhou as redes sociais, com críticas ao posicionamento do chefe do executivo. O experiente jornalista palmeirense Pedro Oliveira fez o seguinte comentário no face: “Quando pensamos que ajudamos a fazer as mudanças que Palmeira tanto clama, vemos mais uma vez a repetição de danosos vícios do passado. Começo a duvidar de dias melhores para nossa terra sofrida e maltratada. Aí vale o voto equivocado, o despreparo para o poder e a infame vaidade dos pequenos. Deus queira que eu esteja errado”.

 

 

 

Piscinão em Arapiraca

 

Conhecido em todo o Brasil e em atividade até hoje, o Piscinão de Ramos, no Rio de Janeiro, poderia ganhar duas filiais em Arapiraca. Ao menos essa era a intenção do vereador estreante por Arapiraca, Pastor Marcos Caetano (PTC). A matéria seria apreciada e votada por seus pares na sessão ordinária desta quarta-feira (4). Talvez, seguindo conselhos dos demais, a sugestão foi retirada das discussões “a pedido do próprio autor”, como disse rapidamente a presidente da Casa, talvez para não assustar o plenário que estava cheio naquele momento. O vereador livrou-se de “pagar um mico”. Fez bem…

 

 

Semana azul

Com Ascom: Através de indicação da vereadora Adelaide França, a Prefeitura de Palmeira realizou a 1ª Semana de Conscientização do Autismo. A abertura do evento aconteceu no último dia dois no auditório da Escola Municipal Gerson Jatobá. Os depoimentos dos participantes emocionaram a todos os presentes, que ficaram sensibilizados e reafirmaram seu apoio à causa.

 

Improbidade

O prefeito Júlio Cezar informou, através de sua assessoria, que irá acionar a Justiça sobre documentos que apontam pelo menos oito ações de improbidade administrativa na gestão de James Ribeiro. De acordo com a nota, o município foi incluído no Cauc e ficou impedido de receber recursos federais por conta da gestão passada.

 

 

Dossiê em Palmeira

Do blogueiro palmeirense Berg Moraes: James Ribeiro ensaia uma candidatura a deputado estadual, mas há informações de que o prefeito Júlio Cezar fará o possível para que isso não ocorra. A estratégia, segundo uma de nossas fontes, é bombardear Ribeiro através de uma série de denúncias contra sua gestão. “Ele que se prepare. Um dossiê está sendo preparado. Essas ações por improbidade são apenas o começo”, revelou um informante que vive galopando nos cavalos da família Ribeiro.

 

Absurdo

Através de um questionamento feito pelo empresário Rinaldo Prado num grupo de whatsapp, foi descoberto que dos 16 ônibus pertencentes a prefeitura de Palmeira , apenas um1 está em atividade. Segundo Jaime Farias, “os outros 15 estão quebrados”. Para piorar a situação, o único veículo em atividade não pôde transportar alunos ao município de Arapiraca “porque não tinha diesel S-10 no posto” que ganhou a licitação para abastecer os veículos da Prefeitura.

 

 

 

 

… Ao tomar conhecimento da situação, o vereador Toninho Garrote questionou o motivo de os ônibus ainda não terem sido consertados. “Já entramos no mês 4 e ainda não tem licitação de peças? O que está acontecendo?”, questionou o parlamentar.

 

… Hugo Rocha, disse no mesmo grupo de whatsapp que “os ônibus foram entregues totalmente sucateados: sem freios, baterias, pneus carecas ou furados”.

 

… Durante as explicações pessoais, na última sessão legislativa, Toninho Garrote convidou Jaime Farias, suposto responsável pelos ônibus escolares do município, para prestar esclarecimentos sobre o real motivo de grande parte da frota está paralisada.

 

… “Penso na minha filha, nos meus sobrinhos, ou em qualquer jovem que chegue a depender desses ônibus para construírem seu futuro através da Educação. É uma situação que precisa ser esclarecida e resolvida”.