Flávio Gomes

6 de abril de 2017

Família descendente, crime em alta

Do jornalista Carlos Alberto Di Franco: “Jovens de classe média e média alta têm frequentado o noticiário policial. Crimes, vandalismo, consumo e tráfico de drogas deixaram de ser marca registrada das favelas e da periferia das grandes cidades. O novo mapa do crime transita nos bares badalados, vive nos condomínios fechados, estuda nos colégios da moda e não se priva de regulares viagens ao exterior. O fenômeno, aparentemente surpreendente, é o reflexo de uma cachoeira de equívocos e de uma montanha de omissões. O novo perfil da delinquência é o resultado acabado da crise da família, da educação permissiva e do bombardeio de setores do mundo do entretenimento que se empenham em apagar qualquer vestígio de valores. Reféns da cultura da auto-realização, alguns pais não suportam ser incomodados pe las necessidades dos filhos. O vazio afetivo, imaginam na insanidade do seu egoísmo, pode ser preenchido com carros, boas mesadas e consumismo desenfreado. Na verdade, a demissão do exercício da paternidade está na raiz do problema. A omissão da família está se traduzindo no assustador aumento da delinquência infanto-juvenil e no comprometimento, talvez irreversível, de parcelas significativas da nova geração…”

Melhor assim

Prevaleceram os interesses de Alagoas e do município de Arapiraca: o governador Renan Filho recebeu o prefeito Rogério Teófilo e sua vice, Fabiana Pessoa, e assumiu o compromisso de não misturar política com gestão: “Estou à disposição para ajudar”, disse o governador; “Não falamos em política”, disse o prefeito.

Memória

Praticamente sozinho, sem recursos e com apoio apenas do partido e dos poucos aliados, Rogério Teófilo, que foi deputado estadual e federal, obteve vitória surpreendente, para muitos, ao vencer Ricardo Nezinho, candidato do governador. E importante, já que Arapiraca é o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas.

Bronca

O rompimento político do senador Renan Calheiros com parte do seu PMDB e, mais ainda, com o presidente Michel Temer, causa expectativa quanto às ações da União em relação a Alagoas. O governador Renan Filho vai precisar de habilidade para fazer ver que o Estado não pode ser penalizado por questões menores.

De novo

O prefeito Rui Palmeira ganhou mais uma, na justiça, pela implantação da Zona Azul em Maceió. Agora, por unanimidade do pleno do Tribunal de Justiça. O presidente do TJ, Otávio Praxedes, reafirmou seu entendimento: “Não cabe ao Judiciário avaliar se o sistema de estacionamento rotativo público e oneroso é bom ou ruim”.

Investigação

Denúncias do site “Diário do Poder”, de que o Mestrado Profissional em Administração Pública beneficiou servidores graduados do governo de Alagoas, serão apuradas pela Corregedoria da Ufal. “É uma situação grave, que coloca o nome de uma instituição reconhecida como a Ufal em xeque”, diz a reitora Valéria Correia.

APE/AL

“Reforma da Previdência, Endividamento dos Estados e Federalismo” é tema de debate a ser promovido hoje pela Associação dos Procuradores dos Estados de Alagoas, às 15 horas, na sede da PGE. Participarão o vice-presidente da Anape, Telmo Lemos Filho, e os procuradores Bruno Hazan (Aperj) e Carlos Rohrmann (Apeminas).

Conveniência

De Merval Pereira: “Renan Calheiros chegou à conclusão de que no Nordeste é melhor para ele e o filho, governador de Alagoas, ficar ao lado de Lula do que de Temer. Nas pesquisas para o Senado ele aparece em terceiro lugar e são apenas duas vagas. Está chegando à conclusão de que é melhor romper com o governo.”

 

*Ontem, 19 horas, ambulantes ocupavam, de novo, trecho de estacionamento proibido em frente à Uninassau, esquina de um semáforo recentemente instalado. Guardas da SMTT estavam lá, mas não podiam fazer nada: a atribuição é da SMCCU.

*A colecionadora e artista plástica Tânia de Maya Pedrosa, um dos expoentes da nossa cultura, abre hoje, às 19 horas, a exposição “Naif Tânia”, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. As visitas podem ser feitas até 6 de maio, em horário comercial.

*A Associação dos Docentes da Ufal será recebida hoje, em audiência, pela reitor Maria Valéria Costa Correia para debater e buscar soluções para as demandas da categoria docente. A audiência está marcada para as 15 horas, no auditório da Reitoria.

*Estudantes da Ufal integram a equipe que representará Alagoas na etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Sebrae. Eles embarcam para Brasília hoje e vão participar da competição nacional já a partir de amanhã.

* A programação do Palco Giratório 2017 começa em Maceió, hoje, com apresentação no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu, às 19 horas. A primeira apresentação é da peça “Lete”, do grupo Beradera Cia. de Teatro, da cidade de Porto Velho, Rondônia.

*Às 19h30m de hoje será encerrada, no Parque Shopping, a programação da Associação de Amigos do Autista, pelo Dia Internacional da Conscientização do Autismo, com uma palestra da presidente da instituição, Mônica Ximenes. Acesso gratuito.

*O programa Pronatec Mulheres Mil, com objetivo de estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade, será mantido em 2017 em Arapiraca. É uma parceria Prefeitura de Arapiraca/Instituto Federal de Alagoas.

 

 

 “O Brasil retirou Dilma. Não deveria ter medo da saída de Temer.”

Leonardo Sakamoto

Jornalista, em seu blog, no UOL