Flávio Gomes

4 de abril de 2017

O Lewandowski do Temer

De Flávio Faveco Correa, no site “Diário do Poder”: “Como pode um juiz conviver intensamente com quem ele vai julgar, como faz o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral com Michel Temer? Dado a notória proximidade dos dois, como se pode esperar isenção no julgamento que deve começar esta semana? Se a ação impetrada pelo PSDB prosperar, e o voto do ministro relator Herman Benjamin prevalecer, voto que muito provavelmente será pela cassação, teremos a eleição indireta de um novo presidente para cumprir o resto de mandato até o final de 2018. Mesmo que a votação se completasse a tempo, o que muito provavelmente não vai acontecer (teremos até ministro novo no pedaço, que pode pedir vistas a empurrar a decisão para as calendas gregas), tudo indica que o Ministro Gilmar Mendes mexeria todos os pauzinhos para livrar a cara do seu amigo Temer (afinal, amigo é para estas coisas…) e fatiaria a decisão, como Ricardo Lewandowski fez no ‘impeachment’ de Dilma Rousseff, mantendo os seus direitos políticos numa vergonhosa afronta à Constituição que ele jurou respeitar e proteger. Mendes seria então o Lewandowski de Temer.

Bem comparado

Senador Renan Calheiros, na TV Ponta Verde, sobre o governo Temer: “O que vai devolver a legitimidade perdida é acertar a mão, escalar melhor, jogar para frente. Do jeito que está, está parecendo com a seleção do Dunga. E não precisamos mais do Dunga, precisamos do Tite para nos levar a um porto seguro”.

 

Aí entende…

O rompimento de Renan Calheiros com o governo não soa bem para Michel Temer. O senador foi sempre considerado “o político mais profissional de Alagoas”. Depois passou a ser o “o mais profissional dos políticos brasileiros”. Renan só fica do lado bom. Se se afasta é porque agora as coisas não estão bem para Temer.

Confiança

Na entrevista que concedeu ao jornalista Marcelo Firmino, no CREA/AL, o governador Renan Filho deixou transparecer que está muito confiante na sua reeleição. Foi quando disse, em determinado momento: “Neste meu primeiro mandato…”. Na verdade, hoje ele é considerado favorito na luta pela reeleição.

Página virada

José Thomaz Nonô completa um ano e meio como secretário da Saúde de Maceió. Promotor de Justiça por formação e tendo sido vice governador e deputado federal por seis vezes, sua nomeação foi uma surpresa. Mas, com um estilo eficiente de gestão e várias obras executadas, tirou a Saúde do noticiário negativo.

Apelo

O secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, pediu apoio à bancada federal de Alagoas para a suspensão do pagamento dos financiamentos dos produtores. E diz que o Estado faz a sua parte: “O governo incentiva projeto de produção de forragem irrigada no entorno do Canal do Sertão, na compra de sistema de irrigação”,

Ligação

Ex-senadora Heloisa Helena, torcendo para o TSE cassar Michel Temer e Dilma Rousseff: “… ludibriaram juntos, financiaram a campanha no propinódromo juntos, governaram no submundo juntos… então, cassação da dupla é o que se espera… Ideal mesmo era nova eleição geral, incluindo também o Congresso Nacional…”

Opinião

Fernando Henrique Cardoso, sobre a possibilidade de haver nova eleição presidencial, se Michel Temer for cassado: “A percepção das pessoas, especialmente dos investidores é: vamos ter outro problema no Brasil? Eles se retraem. O Brasil está há muito tempo de pernas para o ar, está começando a assentar um pouco.”

 

 

*Empresas alagoanas de moda e acessórios estão entre os expositores na edição 2017 do Minas Trend, que começa hoje, no Expominas, em Belo Horizonte. A participação alagoana tem apoio da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Senai e Sebrae.

* O Governo de Alagoas abriu novo prazo para que servidores atualizem suas contas salários na Caixa Econômica Federal. Até a próxima 6ª feira, 7, quem não procurar a agência da Caixa em que tem conta terá o salário suspenso a partir de maio.

 

*Associação de Amigos do Autista, visando levar informações à sociedade e promover a inserção social dos autistas e suas famílias, promove, até o dia 7, a Exposição “Autismo, Ame esta Causa”. No Parque Shopping, no piso L1 (em frente à loja Bel Salvador).

*Até 7 de abril a Edufal promove o primeiro Feirão de Livros deste ano, no Campus A. C. Simões, em Maceió. À disposição do público, cerca de cinco mil livros e mais de mil títulos. Os da Edufal terão descontos de 50% e 70%. Das 9 às 19 horas.

* A exposição intitulada “A Poesia das Cores” fica aberta de hoje até 5 de maio, no Café da Linda, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió. A mostra apresenta ao público 15 telas e 5 esculturas de barro feitas por Waldemir da Silva. A abertura às 19 horas.

* Durante toda esta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca informará os locais da Campanha Nacional de Vacinação contra a raiva animal no município. Na 6ª feira, 7, véspera da vacinação, haverá um ponto de vacinação no Largo Dom Fernando.

*Os campeonatos regionais deste ano, em Alagoas e no Rio de Janeiro, estão parecidos: têm muitos clássicos que não decidem nada. Daí os torcedores de clubes que estão hoje em melhor situação não se animarem muito. Decisão, mesmo, só na reta final.

 

 

“Ao contrário do Lula, ganhei meu dinheiro trabalhando”

João Dória Júnior

 Prefeito de São Paulo, opção do PSDB para a disputa presidencial de 2018