Blog do Dresch

31 de março de 2017

Senadora critica ação da Polícia Federal

senadora critica acao da policia federal 600x300 c - Senadora critica ação da Polícia Federal

                   A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), ex-ministra da Agricultura no governo Dilma Rousseff, criticou a ação da Polícia Federal em relação á divulgação da Operação Carne Fraca. “O problema de tudo foi a corrupção e não o aspecto sanitário. A corrupção é uma praga e deve se combatida. Mas não se pode afetar o setor produtivo nem a saúde das pessoas. Isso precisa de outro tido de ação” defendeu a senadora. Segundo ela “é necessário corrigir distorções todos os dias, com obstinação. Mas dizer que tem risco zero, não tem essa possibilidade. Estamos lidando com pessoas, com doenças. Mas nesse caso a praga foi a corrupção”.

“PF foi irresponsável” 2

                   Na entrevista concedida á Folha de São Paulo, a ex-ministra detalhou as indicações políticas no setor da carne e na fiscalização dos frigoríficos. Disse que o Ministério da Agricultura é do PMDB do Senado, e os senadores indicam as superintendências. “Quando deixei o ministério, baixei portaria para que todas as superintendências tivessem de ser de carreira. Os políticos acharam que era um castigo. Não sou contra a indicação política. Sou contra a indicação política sem consistência e irresponsável”. A senadora do PMDB afirmou ainda que “os países compradores da carne brasileira também perceberam que o problema é corrupção, não é sanitário. Minha perspectiva é que isso possa ser superado num tempo mais rápido” concluiu.

 

O fim das desonerações

                   O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem que não acredita que o setor produtivo enfrente um processo de tensão, por causa da reversão quase total da desoneração da folha de pagamento. Ele tentou explicar que as medidas afetam somente alguns setores da economia “que não responderam com as metas estabelecidas quando a desoneração foi instituída para melhorar a situação destes setores”. Segundo ele, tanto a reversão da desoneração da folha para 52 setores como o fim da isenção do Imposto sobre Operações Financeiras para Cooperativas de Crédito foram bastante negociadas com políticos da base aliada e empresários. Ainda de acordo com Meirelles o governo “não apenas apresentou estudos jurídicos a respeito, como dialogamos com parlamentares e setores empresariais”. O fim da desoneração atingiu 52 setores da economia, dos 56 que haviam sido beneficiados com a medida, ainda no governo do então presidente Lula.

 

Compra de alimentos

                Agricultores familiares da região de Matriz de Camaragibe venderam esta semana, cerca de seis toneladas de alimentos (macaxeira, coco verde, coco seco e banana comprida) destinados ao Programa Mesa Brasil. Os produtos foram adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é um importante apoio para a comercialização do que é produzido no campo e destinado ao Mesa Brasil, programa contra a fome e o desperdício. O município de Matriz de Camaragibe é um dos 32 municípios que integram a Regional Grande Mata, sendo que seis estão incluídos no PAA.

Compra de alimentos 2

              O Programa de Aquisição de Alimentos tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e direciona o uso de mais de R$ 3 milhões para aquisição direta de produtos pelo Governo de Alagoas, de 803 agricultores familiares de todas as regiões alagoanas. Os alimentos adquiridos são encaminhados a mais de 130 instituições sociais. Outra aquisição feita esta semana, atendeu a agricultores familiares da região de Arapiraca. Foram compradas três toneladas de macaxeira, coco verde, alface, cebolinha e coentro e destinadas a entidades sociais de Batalha, Olivença e Santana do Ipanema.

Italianos são saudáveis

             A Itália foi eleita como o país que tem a população mais saudável do mundo, de acordo com o índice global da Bloomberg, que avaliou o nível de 163 países. Segundo o estudo, uma criança nascida na Itália hoje, tem uma expectativa de vida de aproximadamente 80 anos, enquanto que e países como Serra Leoa, na África, é de cerca de 52 anos. Foram avaliadas variáveis como a expectativa de vida, as causas mais comuns de morte e os fatores que colocam a saúde da população em risco, que inclui indivíduos com pressão alta, fumantes, desnutrição ou falta de acesso à água potável.

Italianos são saudáveis 2

                Um dos motivos que leva a Itália a ter uma população saudável é o excesso de médicos do país. Um dos programas mais populares da televisão é “Um médico na família”. Além disso, os italianos contam com a dieta mediterrânea, considerada a mais saudável do planeta. Além da Itália os outros países com população mais saudável são Islândia, Suíça, Cingapura e Austrália. O estudo também concluiu que nem sempre países desenvolvidos estão entre os mais saudáveis do mundo. Os Estados Unidos, por exemplo, ocupam o 34º lugar, uma vez que 67,3% da população do país é obesa.

 

  • Os amantes da pesca esportiva m Alagoas, têm uma ótima oportunidade para demonstrar seu talento a partir de amanhã (Sábado, 1) em um torneio a ser realizado na Lagoa do Roteiro, na região sul do Estado.
  • O segundo torneio de pesca esportiva de Alagoas é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura.
  • De acordo com o coordenador do evento, Edson Maruta, o evento será destinado á pesca esportiva com o uso de iscas artificiais e vivas, e com peixes nativos da região.
  • Além da pesca, outro objetivo do torneio é estimular o lazer e difundir a modalidade da pesca em Alagoas.
  • Ainda de acordo com Maruta, “o torneio, além de proporcionar lazer e confraternização entre os amantes da pesca, incentiva a preservação do meio ambiente, com a soltura dos peixes”.