Flávio Gomes

31 de Março de 2017

Carlos Lacerda faz falta

Do jornalista Carlos Chagas: “Carlos Lacerda era imbatível nos debates parlamentares, ainda que muitas vezes injusto e grosseiro. Discursava contra o governo, aliás, qualquer governo, quando foi aparteado pela deputada Ivete Vargas. ‘Vossa Excelência é um purgante!’ disse a líder trabalhista, imediatamente contraditada: ‘Do qual Vossa Excelência é o efeito!’… No fim da vida, perdeu até o que parecia um trampolim para chegar ao palácio do Planalto: o apoio dos militares, que ajudara a ocupar o poder. Terminou cassado, preso e obrigado a confraternizar com seus tradicionais adversários, a começar por Juscelino Kubitschek e João Goulart. Por que se recordam episódios que o passado levou? Porque Carlos Lacerda faz falta. Imagine-se estivesse no Congresso. Não deixaria pedra sobre pedra na confusão de hoje. Do PMDB não sobraria nada. Também do PSDB, do PT e penduricalhos. Amassaria partido por partido, sem falar nos governos, de Fernando Henrique ao Lula, de José Sarney a Dilma Rousseff e a Michel Temer. Quando se analisa o Congresso atual, sente-se a ausência de um líder que seja, preparado para influir na vida pública. Nem na privada. Nenhuma proposta, nenhum objetivo. Nada, exceção do vazio de líderes, de ideias e de partidos. Nem mesmo oradores de escol, muito menos de coragem para sensibilizar a opinião pública. Carlos Lacerda, para o bem ou para o mal, faz falta.”

Acomodação

Informa o site Cada Minuto: “De acordo com a repórter Natuza Nery, da Globo News, o presidente Michel Temer enviou seu chefe de gabinete, Eliseu Padilha, para oferecer a Renan Calheiros o Ministério dos Portos, a ser criado, e mais verbas para Alagoas para que o senador parasse de ‘trazer incômodos’ ao governo”.

Identidade visual

O governo Renan Filho vem estabelecendo uma referência: nos eventos externos, mais informais, ele próprio, assessores e políticos do seu grupo costumam utilizar camisa branca, normalmente de mangas compridas, por fora da calça. Mesmo visual usado por Eduardo Campos quando governador de Pernambuco.

On line

Benedito de Lira tomou gosto mesmo pelas redes sociais. Um dos instrumentos mais utilizados pelo senador é o Facebook, pelo qual ele comunica as suas ações políticas, principalmente a atuação no Congresso Nacional. O resultado tem sido muito bom, segundo o jornalista Athur Gondim, assessor de imprensa.

Posição

O deputado federal Givaldo Carimbão (PHS/AL) está intransigentemente contra a terceirização das relações trabalhistas. O ponto mais crítico, para ele, é o esfacelamento do serviço público. Questionado sobre ser contra o projeto e ser aliado de Michel Temer ele se explica: “Fui eleito pelo povo de Alagoas”.

Reconhecimento

Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca, garantiu manter as cessões de servidores municipais para o Judiciário, que tem 10 varas e dois juizados especiais no município. E foi elogiado pelo presidente do TJ, desembargador Otávio Praxedes: “É uma pessoa pública brilhante, de passado exemplar e muito respeitado”.

Agenda

Acontece hoje, às 10 horas, ato público em defesa da Justiça do Trabalho, em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), na Avenida da Paz. Vão participar juízes, advogados, procuradores, servidores do Judiciário, auditores fiscais do Trabalho, sindicatos e entidades da sociedade civil.

A conferir

Segundo o site “Migalhas”, a tendência é prevalecer, no TSE, a tese do vice-procurador-Geral Eleitoral, Nicolao Dino, pela cassação da chapa Dilma/Temer, mas apenas Dilma teria a pena de inelegibilidade por oito anos. Aí, a eleição para substituir Michel Temer seria indireta, pelo Congresso, e qualquer um pode concorrer.

 

 

*Preocupa familiares e amigos o estado de saúde do jornalista e radialista José Carlos Campos, ocupando um dos leitos do Hospital da Unimed. José Carlos atuou muitos anos como cronista esportivo e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.

*O Sebrae/Alagoas alerta que termina hoje o prazo para os municípios renovarem seus convênios com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, para cobrança judicial e inscrição em dívida ativa própria do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza.

* O prazo para inscrições de trabalhos na edição 2017 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo termina hoje. Serão conferidos nove prêmios, de R$ 15 mil a R$ 38 mil, para produções de texto em mídia impressa, TV, rádio, Internet, fotografia e infográfico.

*Abrindo a temporada de 2017 do Projeto Misa Acústico, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe hoje, às 19h30m, o show “Na Estrada Real” do Grupo Thembá. O Grupo Thembá se destaca com composições do estilo afro. A entrada é franca.

*Hoje, a partir das 22 horas, no estacionamento do Maceió Shopping, tem apresentação da cantora maranhense Alcione, um dos grandes nomes da MPB. Na abertura, show com a cantora alagoana Wilma Araujo.  Mais informações: 99951-1243.

*Para enfatizar as obras femininas, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, promove, até hoje, a exposição literária “Simplesmente Mulher”, na Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis.

*De amanhã a 13 de maio será realizado o 41º Curso de Iniciação à Astronomia, com aulas sempre aos sábados, das 15 às 19h30m. Uma realização do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas e da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas.

 

“Golpista é quem rouba dinheiro público. Vá procurar sua turma lá em Curitiba.”

João Dória Júnior

Prefeito de São Paulo, reagindo a provocação de militante do PT