Roberto Baia

28 de Março de 2017

Apoia Téo

E o PSDB de Alagoas emitiu Nota Oficial “defendendo” o ex-governador Teotônio Vilela Filho, envolvido por Marcelo Odebrecht em denúncias de corrupção. De acordo com a manifestação dos tucanos

Os serviços prestados por Teotonio Vilela Filho à política e ao desenvolvimento do Brasil e de Alagoas, como senador e como governador, são inquestionáveis na lisura e no compromisso público.

“O PSDB de Alagoas reafirma sua confiança e manifesta total solidariedade ao seu presidente, Teotonio Vilela Filho”, completa a nota que é assinada pela executiva estadual do PSDB de Alagoas.

 

 

Penedo

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Água, 22 de março, as águas do rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe, receberam novamente o Pirá, peixe símbolo da bacia. Há muitos anos a espécie não é vista na região do Baixo São Francisco.

O peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inseriu cerca de 200 mil peixes de espécies nativas no rio, inclusive o pirá, encerrando a programação do Dia Mundial da Água em Penedo (AL).

A análise da qualidade da água do rio, um passeio educativo de barco e orientações à população também foram algumas das atividades que encerraram a programação.

 

 

Peixamento

Segundo o engenheiro de pesca da Codevasf Álvaro Albuquerque, esse peixamento representa um momento histórico para o meio ambiente e para a economia local. “Hoje é um dia especial, tanto pelas comemorações do Dia Mundial da Água quanto pela inserção de espécies nativas, em especial pela reinserção do pirá, peixe símbolo do rio São Francisco, desaparecido desta região e que existe atualmente apenas na região do alto São Francisco. Conseguimos trazer algumas unidades daquela região e tivemos a oportunidade de realizar a reprodução artificial desses animais para esse peixamento. É um momento histórico para o Baixo São Francisco, para a revitalização do rio e para Alagoas e Sergipe”, destacou.

 

Reinserção do Pirá

As atividades foram realizadas no Porto das Balsas de Penedo e contou com a participação de dezenas de jovens ribeirinhos que desejavam contribuir para a conscientização sobre o uso racional da água. O estudante do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Dorinaldo Santos foi um dos participantes e destacou o momento histórico de reinserção do pirá na região.

 

Quadrilha

Com arapiracanews: A Polícia Federal deflagrou no domingo (26) a Operação Gabarito com o objetivo de coibir a prática de fraude no concurso para cargos de técnico e analista do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Mato Grosso do Sul.

Diversas equipes de policiais federais disfarçados conseguiram detectar três candidatos que tentaram praticar a vulgarmente conhecida cola eletrônica. Eles são oriundos do Estado de Alagoas e tem idades de 25, 29 e 39 anos.

 

Mal-estar

Em depoimento, confessaram que o um dos envolvidos fingiria um mal-estar, saindo da prova logo após seu início. Este indivíduo efetuaria a troca do caderno da prova por um simulado, enganando o fiscal e saindo com as questões do certame. Uma vez fora do local de prova, seria encaminhado para outros integrantes da quadrilha em Brasília/DF, os quais responderiam as questões e repassariam para os demais envolvidos por meio de ponto eletrônico.

 

Passo histórico

Ao realizar o lançamento do Mosaico de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), nesta quarta-feira (22), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 5ª Promotoria de Justiça da Capital, deu um passo histórico na defesa do meio ambiente.

 

Iniciativa Inédita

A inciativa é inédita no Estado e tem como objetivo preservar os recursos hidrídicos da Bacia Hidrográfica do Rio Niquim, localizado entre os municípios de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. Durante a solenidade, foi apresentado o programa de reintrodução do Mutum-de-alagoas, uma das aves mais raras do planeta e que por muito pouco não desapareceu da natureza.

 

Oito reservas

Para formar o conglomerado de terras que vai compôr o Mosaico, foram criadas oito reservas, totalizando 971 hectares de Mata Atlântica preservada. Essa ação tem um importante papel na preservação dos recursos naturais da região, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos e ainda servirá como laboratório para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

 

Colocou em prática

“Com a instalação do mosaico saímos do campo da discussão e colocamos em prática um excelente plano para preservação. Com ele, a Bacia do Rio Niquim terá seus recursos hídricos protegidos, permitindo a conservação da diversidade biológica e da cobertura vegetal desse recurso hídrico. Construímos assim, um corredor ecológico de grande valor para todo o ecossistema alagoano. Além disso, é importante ressaltarmos que vivemos em uma época onde os conflitos por água potável já começaram e é urgentemente defender as nossas águas”, afirmou a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, titular da 5ª Promotoria de Justiça da Capital.

 

 

… Principais responsáveis pela implementação e execução de políticas públicas de fomento aos pequenos negócios, agricultura familiar e  empreendedorismo, trinta prefeitos participaram na segunda-feira, no Sebrae, da assinatura de termos de cooperação geral. Gestores dos municípios de Água Branca, Atalaia, Barra de São Miguel ,Batalha, Campo Alegre, Capela, Coruripe, Delmiro Gouveia, Joaquim Gomes, Maragogi,  Marechal Deodoro, Mata Grande, Messias, Murici, Olho D’Água das Flores, Pariconha, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Ipanema,  São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa são os primeiros, dos 102 alagoanos, a iniciar esse processo de  municipalização de políticas públicas para o desenvolvimento.

 

… Segundo o Sebrae, as primeiras cidades foram escolhidas levando-se em conta a densidade empresarial , presença de escritório regional, sala do empreendedor e ações no PNAE.

 

… O Sebrae apresentou ações , projetos e informações estratégicas para, em parceria com os municípios, promover melhoria nos ambientes de negócios e na formação de cultura empreendedora através do estímulo aos negócios existentes.