Flávio Gomes

25 de março de 2017

O fio condutor

Da professora Maria Helena R.R. Rubinato de Sousa: “… No nosso Gota, ou Lista de Janot, encontramos dois ex-presidentes da República, cinco governadores, vários ministros de Estado, não sei quantos senadores e deputados e outras altas personalidades da nossa vida política. Estarão listados por seu cargo e origem? Não, meu caro Leitor, mas sim pelo fio condutor que une o Brasil há muitos e muitos anos, a corrupção. A criatividade dos brasileiros, no entanto, não sofre com o calor. Ao contrário, parece que o fogo alimenta as ideias de nossos políticos que antes dividiam o dinheiro que arrecadavam entre as empreiteiras em Caixas 1 e 2. Hoje, os Caixas andam dando filhotes: já há uns três ou quatro tipos… curioso, não é? A opinião pública aprova com entusiasmo a Lava-Jato e a corrupção aumenta? Não, não é isso. Como lembrou nosso blogueiro Ricardo Noblat, ‘o que aumentou, e muito, foi a ousadia de corruptos e corruptores, assim como o volume de dinheiro em circulação proveniente do superfaturamento do preço de obras públicas’. A tal ponto que um dos mais eminentes listados, Luiz Inácio Lula da Silva, já está em plena campanha para as eleições presidenciais de 2018!”

Registro

Djalma Falcão, sepultado ontem, no Parque das Flores, foi o primeiro dos prefeitos de Maceió eleitos pelo voto direto, em 1985, após o golpe militar. Foi também deputado federal, secretário do Gabinete Civil do governo do Estado e conselheiro do Tribunal de Contas, cargo no qual se aposentou. Sempre fiel ao MDB/PMDB.

Compromisso

O governador Renan Filho cumpre, na próxima 2ª feira, uma promessa de campanha: às 9 horas, irá assinar a ordem de serviço para a construção do Hospital Metropolitano de Maceió. A primeira grande obra do secretário da Saúde, Christian Teixeira. Às 9 horas, na Avenida Menino Marcelo, próximo ao Distrito Industrial.

Investimento

A Codevasf vai investir R$ 2,4 milhões no Sertão alagoano, em obras de infraestrutura e de enfrentamento à crise hídrica. Os recursos constam do Orçamento Geral da União, por emenda do senador Benedito de Lira (PP/AL). A execução das ações caberá ao superintendente da Codevasf/AL, Antônio Nélson de Azevedo.

Empenho

O vereador Francisco Sales (PPL) cobrou, em pronunciamento na Câmara Municipal de Maceió, a redução dos impostos praticados pelo governo do Estado. E anunciou para 28 de abril, na Câmara, uma audiência pública para debater a questão. Quer a participação de cidadãos, empresários e gestores públicos na audiência.

Oportunidade

A Prefeitura de Arapiraca abriu concurso público com 600 vagas, de nível elementar a superior, e se inscreveram mais de 20 mil candidatos. Para o prefeito Rogério Teófilo a grande demanda se justifica pela crise econômica, que gera desemprego, e pela confiança num concurso sério, acompanhado pelo Ministério Público.

Raridades

José Carlos Silveira, comodoro do Motonáutica Lagoa Clube, convoca os associados para participar do Maceió Retrô – IV Encontro Alagoano de Veículos Antigos, que se realiza até amanhã, na sede do clube, no Pontal da Barra. Interessados poderão conhecer autênticas relíquias em carros, motos e embarcações.

Hipótese

Do site “Migalhas”: “A presidente do Supremo Tribunal Federal é o ‘Plano A’ da emissora do Jardim Botânico caso a chapa Dilma/Temer seja cassada. Esqueceram os Marinho, no entanto, como diria Garrincha, de combinar com os russos. O russo no caso é presidente do TSE, que se apresenta também como opção ao cargo.”

 

*O jornalista José Aldo Ivo, falecido em 6 de março, completaria na próxima 2ª feira, 27 de março, 85 anos de idade. Aldo Ivo presidiu o Sindicato dos Jornalistas, a ACDA – Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas e foi vice-presidente da Abrajet/Al.

*O Parque Municipal, em Bebedouro, anuncia para este domingo a trilha “Vem Pro Parque”, com acompanhamento de guia. Não há limite de idade para participar nem necessidade de inscrição. O percurso se inicia às 9 horas. Contato: 98801-3651.

*O Centro Cultural Arte Pajuçara recebe, neste final de semana, o recital “Piafiana”, criação de Ana Galganni com sucessos consagrados da cantora francesa Édith Piaf. Participam o pianista Ilbert Leaffá e o guitarrista Franck Jolivet. Às 19 horas.

*O programa “Aplauso” do final de semana homenageia o lado musical Chico Anísio, falecido em 23 de março de 2012, com “Baiano e os Novos Caetanos” e “Baiano e Amaralina”. Sábado, 15 horas, na Difusora AM; domingo, 10 horas, na Educativa FM.

*O Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe, somente até a próxima 2ª feira, a exposição “As Expressivas”, de Thiago Leão, com imagens de mulheres do continente asiático. O MISA está localizado na Praça Dois Leões, no bairro de Jaraguá.

*O Quarteto de Saxofone (TecSax) da Escola Técnica de Artes da Ufal inicia neste sábado uma série de apresentações. A primeira em Maceió, na Assembleia de Deus Congregação de Salvador Lyra: 9 horas, oficina: 15 horas, concerto didático. Grátis.

 

*A Escola Técnica de Artes da Ufal está com inscrições abertas, somente até a próxima 2ª feira, 27,  para curso de extensão em canto erudito, com a professora Claudiane Melo. Interessados devem comparecer ao Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu.

 

“Nem Moro, nem Dallagnol, nem PF têm a honestidade que eu tenho”

 

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex presidente da República, em nova manifestação de cinismo