Blog do Dresch

25 de março de 2017

Homicídios quer concluir 400 inquéritos

homicidios quer concluir 400 inqueritos 600x300 c - Homicídios quer concluir 400 inquéritos

                   A Polícia Civil de Alagoas deu inicio ontem á uma operação para concluir cerca de 400 inquéritos pendentes da Delegacia de Homicídios da Capital. Para agilizar os procedimentos, foi criada a Comissão de Inquéritos Pendentes, e segundo seu coordenador, delegado Fábio Costa, o objetivo dos policiais destacados é cumprir intimações e ouvir depoimentos para a conclusão dos inquéritos que ainda não foram enviados á Justiça. O delegado diz que esta é a primeira fase da operação, estimada em 30 dias. Os trabalhos, segundo Fábio Costa, acontecem em bairros da orla lagunar e bairros próximos, como Trapiche, Pontal da Barra, Vergel do Lago e Ponta Grossa.

 

Igreja critica propostas

                   Após um encontro que durou três dias, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) posicionou-se contra a reforma da Previdência proposta pelo governo e a favor da redução do número de autoridades com direito ao foro privilegiado. Para a entidade, a PEC em debate no Congresso, tem reduzido a Previdência a uma questão econômica e “escolhe o caminho da exclusão social”. O presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha, ao final do encontro, também criticou o projeto que libera a terceirização em todas as atividades das empresas, aprovado esta semana. “O risco da precarização das relações de trabalho e da perda de direitos é muito grande”. Através de uma nota, a entidade católica manifesta “apreensão” com as propostas de mudanças da aposentadoria e pediu que as contas da Previdência fossem mais transparentes. “Não é possível encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras, desencontradas e contraditórias” diz a nota. E foi mais além: “é preciso conhecer a real situação da Previdência Social no Brasil”, porque, segundo a CNBB, os números do governo são diversos dos números apresentados por outras instituições, inclusive do próprio governo.

Túmulo de Jesus restaurado

               O local onde estaria enterrado Jesus Cristo, de acordo com a tradição cristã, foi reaberto esta semana, completamente restaurado, após nove meses de obras. A reforma da pequena capela em mármore começou em Maio do ano passado, e ela foi reconstruída á imagem e semelhança de como era. As obras viveram um momento histórico em Outubro, quando a lápide que cobre o túmulo, foi retirada durante três dias. A última vez que foi permitido o acesso ao local mais sagrado do cristianismo foi em 1810 em função de outra restauração após um incêndio.

Túmulo de Jesus restaurado 2

             A restauração de agora envolveu o trabalho de desmonte do túmulo, limpeza e restauração na sua totalidade, incluindo as colunas e as cúpulas do edifício e seu interior. As obras custaram 3,4 milhões de euros, financiados pelas três principais confissões cristãs do Santo Sepulcro: Grego-Ortodoxos, Franciscanos e Armênios, além de doadores públicos e privados. Acredita-se que ali foi depositado o corpo de Jesus, após sua crucificação, e que três dias após tenha ressuscitado. Assim os cristãos acreditam que o túmulo de Jesus se encontra mesmo na Igreja do Santo Sepulcro.

Prova para 95 mil

                   Cerca de 95 mil estudantes de Alagoas deverão participar, na próxima terça feira, 28, da Prova Alagoas, que faz parte do programa de integração Escola 10. São alunos dos 5º a 9º anos da rede municipal e estadual de ensino, e a prova tem como meta avaliar o nível de aprendizado dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados proporcionará uma base para acompanhamento e planejamento das atividades dos alunos, garantindo o direito de aprendizagem, e a melhoria dos indicadores alagoanos a nível nacional.

 

 

A presidência do PT

                  Integrantes de uma ala do Partido dos Trabalhadores (PT) trabalham para indicar o ex-ministro Alexandre Padilha para a presidência do partido. A princípio, a presidência seria ocupada pela estrela máxima da legenda, o ex-presidente Lula, mas ele mesmo concordou com a ideia de “testar” o nome de Padilha junto ás demais tendências do partido. Outro nome que chegou a ser discutido para o cargo máximo do PT foi o do senador Lindbergh Farias favorito da chamada “esquerda petista”. Mas Alexandre Padilha reúne praticamente todas as correntes e se contar ainda com o apoio de Lula, chegará sem problemas á presidência do Diretório Nacional do PT.

Cem planetas no sistema solar

               Uma equipe de pesquisadores de diversas entidades científicas, liderada pelo cientista Kirby Runyon, da Universidade John Hopkins, estuda uma composição própria de classificação de planetas. A lista pode apresentar mais de 100 objetos espaciais que hoje fazem parte do sistema solar, além dos oito planetas reconhecidos. Estes cientistas definem um corpo estelar como planeta, levando em consideração seu tamanho e não sua localização. Assim as luas de Júpiter, ou a nossa própria Lua, deveriam ser consideradas “planetas”, pois são maiores que Plutão.

 

 

  • Empresas envolvidas na Operação Lava Jato, demitiram 300 mil empregados em três anos. Os empregados que perderam o emprego eram das construtoras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Engevix, Queiroz Galvão e UTC.
  • O levantamento foi feito pelo jornal Valor Econômico e foram considerados relatórios divulgados pelas companhias e bases de dados do setor.
  • O jornal acredita que o saldo negativo é ainda superior ao número divulgado, uma vez que nem todas as informações necessárias para o cálculo real, foram disponibilizadas.
  • Os dados que mais chamaram a atenção vieram da Andrade Gutierrez, que fechou 144,9 mil dos 251,9 mil postos de trabalho que antinha e 2013.
  • A assessoria de imprensa da empresa informou que a estimativa pra o dado fechado de 2016 é parcial, e que a redução de pessoal entre 20 a 25% na comparação com 2015 e inclui desinvestimentos e vendas de ativos feitos pelo grupo no ano passado.