Flávio Gomes

24 de março de 2017

Marvada Carne

Do site “Migalhas”: “A PF foi picada pela mosca azul. Depois de investir no setor petrolífero, no setor de construção, agora chega ao agronegócio. De fato, após todo o estrago da Lava Jato – que, a despeito de descobrir e condenar os casos de efetiva corrupção, deixou terra arrasada na área das empreiteiras -, o próximo a sofrer as consequências nefastas das operações tão espetaculosas é um dos setores que mais impulsiona a economia nacional. No país que é o maior exportador de carne bovina do mundo, bastou uma denúncia localizada de esquema entre frigoríficos e fiscais para a comercialização de alimentos adulterados, para se colocar em xeque todo o mercado nacional. Nessa onda, sem nem mesmo concluir as investigações, a operação acaba com a reputação brasileira, e cria a oportunidade para, em tempos de crise econômica, jogar lá embaixo o preço da commoditie. Resta saber a quem interessa prejudicar os negócios nacionais. Será tão difícil de entender que é possível apurar e punir sem que se destrua o investigado? Desde quando questões de consumidor são competência da PF? Forçou-se a barra, ninguém duvide. A origem disso tudo é da notoriedade que se deu à República de Curitiba. Enquanto estavam alimentando as iras políticas, bateu-se palma. Agora o monstro não quer voltar pra jaula. E pior, já deu cria.”

Auto defesa

Renan Calheiros, sobre acusações contra ele: “Perplexo percebo seguidas tentativas de me jogar num ambiente de manipulação, vazamentos, embustes e publicidades opressivas. Onde se multiplicam inquéritos instaurados sem um fiapo de prova, a partir de meras alusões mentirosas e irresponsáveis de alguns delatores”.

Novo “Q.I.”

Juliano Quintella Malta Lessa foi anunciado como novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, em substituição a Remi Alcântara. Juliano é irmão de Maurício Quintella, deputado federal e ministro dos Transportes. A PRF/AL sempre foi indicação de Renan Calheiros. Foi. Agora é de Maurício.

 

Agenda

Na próxima 5ª feira, 30, à 18h30m, Renan Filho dará entrevista ao jornalista Marcelo Firmino, no Crea/AL. A entrevista do governador abordará o tema “Construindo Alagoas: Nossa terra, nossa gente”, numa promoção do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, seção Alagoas. Inscrições gratuitas. Contato: 2126.0889.

 

Debate

A reforma da Previdência será debatida hoje, em audiência pública de iniciativa da Assembleia Legislativa, a pedido do deputado Ronaldo Medeiros. Às 9 horas, no Centro de Convenções. Alega Medeiros: “Essa Reforma extermina a possibilidade e a garantia que o trabalhador ainda tem de ter uma velhice mais tranquila”.

Especialista

O deputado federal Paulão assumiu ontem, indicado pelo PT, a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara. O parlamentar alagoano é apresentado, nessa indicação, como “antigo militante e defensor dos Direitos Humanos”. O partido cita sua atuação, nessa área, quando vereador e deputado estadual.

Otimismo

Do presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, após reunião com o presidente do TSE, Gilmar Mendes, a quem pediu apoio para construir a sede do tribunal: “Saio do encontro com a sensação da mais absoluta confiança que o problema será resolvido, mesmo com as dificuldades em função da crise financeira”.

 

Sem sentido

Michel Temer disse a Roberto D’Ávila, na GloboNews, que excluiu servidores dos Estados e municípios da reforma da Previdência porque seria inconstitucional. Ele, que é professor e tem livros de Direito Constitucional, só veio descobrir isso agora? Ele próprio deveria ter alertado sua assessoria, quando conceberam a proposta.

 

* A multinacional Mitsui Gás e Energia do Brasil, acionista da Algás, indicou Luciano Kulka Ribas para diretor administrativo e financeiro. O presidente, Arnóbio Cavalcanti, e o diretor técnico comercial, Flávio Barros, foram reconduzidos pelo Conselho.

*Ainda pelas comemorações do Dia Mundial da Água, a Codevasf promove hoje um peixamento para repovoar o Rio São Francisco com milhares de pirá, peixe símbolo da bacia hidrográfica e praticamente extinto na região do Baixo São Francisco.

*Acontece hoje, na praça de alimentação do Parque Shopping, o debate “Síndrome de Down e Autonomia”, com a atriz Thati Piancastelli e o cineasta Alex Duarte, produtor e idealizador do projeto Cromossomo 21. O evento tem início previsto para 19 horas.

* “Graciliano, um brasileiro alagoano – Memórias de Heloísa”, adaptação da obra do Mestre Graça e trechos de Silviano Santiago será apresentado hoje, 19 horas, no Centro Cultural de Quebrangulo. Com com Paulo Poeta, Chico de Assis e Arilene de Castro.

*A Pinacoteca da Ufal abre hoje, 19 horas, a exposição “Acervo Pina: Artistas Alagoanas – Ontem e hoje”, em homenagem às mulheres artistas que contribuíram para o constante progresso da Arte Contemporânea no Estado de Alagoas. Acesso gratuito.

*Desde ontem e até amanhã o Shopping Pátio recebe shows de Química, Física e Biologia, promoção da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo é popularizar o ensino de ciências e atrair os jovens para essa área. Acesso gratuito.

* A partir das 19h30m de hoje, no Ginásio Municipal João Paulo II, Centro, a bola vai acontecer a 6ª edição da Copa da Indústria, Comércio e Serviços de Arapiraca. Neste ano a competição presta homenagem ao empresário José Sinaldo Lira Pessoa.

 

“Existe grande possibilidade”

Henrique Meirelles

Ministro da Fazenda, sobre aumento de impostos