Edmilson Teixeira

23 de março de 2017

Poço das Trincheiras

poco das trincheiras 600x300 c - Poço das Trincheiras

O ex-prefeito Gildo Rodrigues deixou sua marca nessa sua última gestão, carimbada de uma série de broncas que pode lhe custar caro perante a Justiça, que além dele, aparecem numa lista criminal mais 16 figuras que faziam parte de seu time administrativo. Que o diga o MPE/AL, que em parceria com o Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), por meio de investigação, destaca crimes de peculato, furto, falsidade ideológica, falsidade ideológica majorada, uso de documentos falsos, fraude em licitação e formação de organização criminosa no período de 2013 a 2016, o que levou o órgão ministerial a pedir a condenação de todos.  

Números

A ação da organização criminosa causou um prejuízo de R$ 542.692,63 aos cofres públicos de Poço das Trincheiras. Segundo o MPE/AL, tudo em benefício dos fraudadores e em desrespeito aos princípios constitucionais reitores da administração pública e à população daquele ente federativo, a qual, em consequência, vê-se privada de ações destinadas à melhoria da qualidade de vida daqueles que a integram.

Coqueiro Seco

Secretário municipal do Meio Ambiente, Redson Cavalcante está anunciando como parte das comemorações da Semana da Água, uma grande trilha ecológica de bicicletas e cavalos, neste domingo pela manhã. A ação faz parte de uma parceria da Prefeitura com o IMA. “Esse não deixa de ser mais um trabalho de conscientização focado  na importância do uso da água”, disse Cavalcante.

 

Programa

Na manhã de ontem, dezenas de prefeitos alagoanos participaram no Centro de Convenções de Maceió do lançamento do Programa Criança Feliz. O evento foi aberto pela Primeira-Dama do Estado, Renata Calheiros com a participação do governador Renan Filho, além  dos ministros do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra e Marx Beltrão, do Turismo. Na verdade o programa visa fortalecer os cuidados das crianças de famílias menos favorecidas nos primeiros anos de vida.

Meta

Segundo o ministro Osmar, objetivo do projeto Criança Feliz é acompanhar gestantes e a vida das crianças de famílias cadastradas no Bolsa Família, a fim de estimular competências necessárias garantindo que as crianças recebam educação e outros benefícios para um melhor desempenho no desenvolvimento. Em Alagoas, 84 municípios vão fazer parte do programa.

Carros Pipa

Começa hoje e vai até amanhã, um serviço de inspeção comandado pela Vigilância Sanitária de Alagoas, que vai garantir uma fiscalização nos tanques dos carros pipas que estão atendendo mais de 70 municípios alagoanos, que enfrentam o agravamento da falta d’água. A ação será a partir das 8h, no pátio do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), no Distrito Industrial, em Maceió.

Igaci

A fiscalização dos tanques dos carros pipas já é feita de forma rotineira pelo órgão estadual, mas nesse momento é preciso ter uma atenção redobrada, em razão da situação de desabastecimento por que passa os municípios. Para se ter ideia, na semana passada, de acordo com o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, houve uma inspeção em Igaci, onde foram averiguados os carros pipa do Agreste e Sertão.

São José da Laje

Com o suporte financeiro do governo federal, é que a Prefeitura da Laje está a todo vapor construindo 200 unidades habitacionais para as famílias pobres da região. O bom é que o canteiro da obra está agregando cerca de 100 empregos. São 12 milhões de reais que estão em jogo; nisso ganha todo mundo do município, sobretudo o comércio da cidade, que economicamente fica aquecido neste período em que atravessamos a pior crise do país.

Anjos pelo interior 

As cidades do Pilar, Messias e Paripueira, estão sendo visitadas ao longo dessa semana por equipes de psicólogos e assistentes sociais dos Anjos da Paz, vinculados à Rede Acolhe, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Os profissionais  vão intensificar ações, a fim de sensibilizar jovens e adultos a descartarem  o uso de álcool e outras drogas.

Suporte

A iniciativa faz parte do plano de interiorização das ações da Seprev. A Rede Acolhe oferece tratamento terapêutico gratuito para dependentes químicos em comunidades acolhedoras credenciadas pelo Governo de Alagoas. No geral, são 37 comunidades acolhedoras voltadas para os públicos feminino, masculino e adolescentes espalhadas por Alagoas, todas elas habilitadas pela Rede.

Sertão

Ontem em Maceió, durante o lançamento do programa Criança Feliz, a prefeita de Poço das Trincheiras, Maria Aparecida Rodrigues, na qualidade de presidente do Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema- Codrim, assinou  convênio com o governo para liberação de recursos garantindo a universalização do acesso a água em comunidades rurais dos municípios consorciados.

Meta

Segundo o Codrim, serão quase seis mil famílias beneficiadas e, indiretamente, 30 mil pessoas. O programa é considerado importante e fundamental para evitar o êxodo rural e garantir condições mínimas as famílias que enfrentam problemas provocados pela maior estiagem dos últimos 100 anos. 

 

Vigilância

Mais 47 técnicos das Vigilâncias Sanitárias e Ambientais de 20 municípios alagoanos, responsáveis pela alimentação do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), participaram de uma capacitação. O objetivo foi o de garantir resultados que assegurem a qualidade da água, evitando riscos e agravos à saúde humana. O encontro aconteceu na Sala de Treinamento da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação da Sesau.

Santana

A garotinha Mayanne Milla dos Santos Vital de apenas oito anos de idade, natural de Santana do Ipanema, foi premiada no último sábado, em Aracaju/SE, num encontro literário realizado pela Loja Maçônica Cotinguiba. Na realidade foi um dia inesquecível para estudantes de diversos estados brasileiros, onde a literatura foi retratada aos olhos e sensibilidade desses alunos, os quais jamais imaginaram ter um texto publicado em um livro. 

Água Branca

O III concurso de conto, crônica e poesia da Loja Maçônica Cotinguiba teve 1.336 textos inscritos e para compor a antologia foram selecionados cerca de 150, dentre eles o de Mayanne na categoria “contos”, com a publicação da fábula: A joaninha sem pintinhas. A garota Mayanne, hoje mora em Água Branca.