Flávio Gomes

10 de Março de 2017

O que incomoda Renan?

Ricardo Noblat, em seu blog: “Com os aliados que tem o presidente Michel Temer não precisa de adversários. À procura de protagonismo político, e da satisfação de desejos que somente ele sabe quais são, Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado, valeu-se do fantasma de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que, embora preso em Curitiba, assombra a República, para espicaçar Temer. Renan disse que o ministro Eliseu Padilha, recém-operado da próstata, ‘deveria voltar imediatamente’ de sua licença médica para evitar que o ex- Cunha instale um aliado na Casa Civil da presidência da República. Em outras palavras: Temer continua sujeito às vontades de Cunha, seja diretamente, seja por meio da facção do PMDB dominada por Cunha. O ex-presidente do Senado atribuiu a Cunha as recentes escolhas de Osmar Serraglio para o Ministério da Justiça, de André Moura (PSC-SE) para a liderança do governo no Congresso e de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para a liderança do governo na Câmara. Ontem, Renan esteve no Palácio do Planalto e conversou com Moreira Franco, ministro da Secretaria-Geral da presidência. Disse tê-lo alertado para o risco de Padilha acabar substituído no cargo pelo atual subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, que já foi advogado de Cunha. Em breve, Temer se reunirá com Renan para tentar saber o que de fato o aflige tanto.”

Troco

Do deputado Carlos Marum (PMDB/MS), a “O Globo”, sobre Renan Calheiros acusá-lo de ser porta voz de Eduardo Cunha junto ao governo, se contrapondo ao PSDB: “O senador está vendo fantasmas. Eu não tenho medo de cara feia. Se ele é tão apaixonado pelo PSDB, ele que vá para o PSDB ver se aceitam ele lá”.

Proposta

Muitos falaram, mas a deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B/AL) foi à prática, apresentando emenda à PEC 287, reduzindo o tempo de idade da mulher de 65 para 58 anos e, para os homens, de 65 para 62 anos. “Equiparar o tempo de serviço é colocar mais um obstáculo nessa caminhada de desigualdade de gêneros”, diz.

Hospital

Dois oito municípios contemplados com emendas do senador Benedito de Lira (PP/AL), liberadas ontem, Maceió aparece beneficiado com recursos para o projeto do Hospital Materno-Infantil. Estão consignados R$ 6 milhões no orçamento do Ministério da Saúde para a construção da obra, compromisso do prefeito Rui Palmeira.

Posição

Deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) sobre sua escolha para integrar a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade: “A política precisa ser colocada em prática no seu melhor sentido, de construir uma vida mais digna para a população, e não baseada em politicagem. As boas práticas engrandecem esse trabalho democrático”

Condição

Ser eleito senador é um sonho que o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT/AL) não esconde de ninguém. Até porque, com o mandato atual, já exerceu os demais cargos eletivos em Alagoas – vereador, deputado estadual e governador. Mas somente deixará de concorrer à reeleição se o cavalo passar selado. E bem selado.

Agenda

O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Siderlane Mendonça, reúne os conselheiros tutelares hoje, 8h30m, no Colégio Fantástico, Benedito Bentes I. Participarão demais membros da Comissão e Tácio Melo, secretário municipal de governo.

 

Bumerangue

Do jornalista Josias de Souza, em seu blog, veiculado também no site UOL: “Ao sorver verbas das mesmas fontes que irrigaram a campanha Dilma-Temer, o PSDB de Aécio Neves foi hipócrita ao enxergar lama na chapa adversária sem se dar conta de que sua campanha presidencial frequentou a mesma poça….”

 

 

 

* Marechal Deodoro recebe hoje a Feira do Peixe Vivo, iniciativa da secretaria estadual da Agricultura, em parceria com o Sebrae e a prefeitura do municípiolocal. O evento será realizado no Mercado Público Municipal, das 8 às 12 horas.

*Acontece hoje, a partir das 19h30m, mais uma happy hour no Sesc Poço, uma tradição das 6as feiras. A atração de hoje é a orquestra Expresso Latino. Durante o show, será lançado o novo CD do grupo, intitulado “Noches Latinas”. Contato: 98831.9301.

*Termina hoje a programação de atividades pelo Dia Internacional da mulher, pela Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Ufal. Às 15 horas, na Faculdade de Serviço Social, com palestra de Isabelle Pitta.

*A edição local do Dia Internacional dos Dados Abertos acontece, hoje e amanhã, com apoio da Ufal, na unidade Estácio FAL da Jatiúca. O evento debaterá experiências de uso dos Dados Abertos para a promoção da transparência.

* O Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió promove hoje o projeto “Sexta Jurídica”, às 19 horas, na Unidade Ponta Verde. Haverá a palestra “Balística forense: os efeitos da bala no corpo humano”, ministrada pelo especialista Daniel Saraiva.

*Chega ao final, hoje, o curso de extensão Natya Kavya – Danças Poéticas da Índia, vinculado à licenciatura em dança da Ufal, com padrões rítmicos, gestual de mãos, unidades coreográficas e expressão facial . No Espaço Cultural da Ufal, Praça Sinimbu.

*Às 19 horas de hoje, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, acontece o espetáculo “Arte da Palavra – A Língua das Canções”, Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra). Eles abordarão literatura, poesia e a língua falada e escrita. Entrada franca.

  

 “É um milagre que ele ainda esteja vivo”

Mario Vargas Llosa

Escritor peruano, sobre o juiz Sérgio Moro, que comanda a Operação Lava Jato