Blog do Dresch

9 de março de 2017

STF mantém processo de estupro

stf mantem processo de estupro 600x300 c - STF mantém processo de estupro

                   O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a tramitação do processo no qual o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é acusado de incitação ao crime de estupro. Um recurso protocolado pela defesa do parlamentar alegando falhas na decisão que o tornou réu foi rejeitado por unanimidade pelo colegiado. A queixa crime contra Bolsonaro foi ajuizada pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) em Junho do ano passado, sob acusação de incitação ao crime de estupro e injúria.

STF mantém ação de estupro 2

                   Em Dezembro de 2014, em discurso no plenário da Câmara, Bolsonaro afirmou que somente não estupraria a deputada Maria do Carmo porque ela não merecia. Repetiu a afirmação ao jornal Zero Hora no dia seguinte. Os ministros do STF consideraram que a manifestação do deputado teve potencial de incitar homens á prática de crimes contras as mulheres em geral. Para a primeira turma do STF, o termo “merece” empregado pelo deputado, confere ao crime de estupro “um prêmio, um favor, uma benesse” que depende da vontade do homem.

 

Equiparação salarial

                   Deixando as homenagens às mulheres para o dia a dia, uma das principais reivindicações feministas atenderia também ás necessidades de mercado. Trata-se da equiparação salarial entre homens e mulheres, o que representaria uma injeção calculada em R$ 461 bilhões na economia brasileira, segundo pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva em todo o país. Isso envolveria a ampliação do salário das mulheres, sem que os dos homens fossem diminuídos, esclareceu o presidente do Instituto, Renato Meirelles. A sondagem confirmou que a disparidade salarial entre gêneros é ainda uma barreira ao progresso das mulheres no mercado de trabalho. “Por exemplo, um homem branco, de 39 anos, nascido em São Paulo, com escolaridade superior, ganha 68% a ais que uma mulher branca, da mesma faixa etária, também com ensino superior e nascida na mesma cidade” afirmou Meirelles. A pesquisa constatou ainda que os homens ganham mais que as mulheres; os brancos ganham mais que os negros; e a mulher negra é a que menos ganha. “Ganha menos por ser mulher e por ser negra” informou o presidente do Locomotiva.

 

Termômetro sem mercúrio

                   A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana a resolução que proíbe a comercialização de termômetros e aparelhos de medir a pressão, que utilizam o mercúrio. A medida vai valer a partir de 2019, e faz parte do compromisso do Brasil em banir produtos que usam o mercúrio até 2020. A decisão envolve o comprometimento do Brasil com a questão ambiental. Mas pesa na questão o preço do termômetro digital, que nas farmácias custa o dobro dos que utilizam o mercúrio. O digital ainda usa uma bateria com vida útil de 2 a 3 anos. O de mercúrio, se não sofrer quedas pode durar a vida inteira.

O gigante do São Francisco

             Pescadores alagoanos se surpreenderam esta semana com a captura de um exemplar de Camurupim no Rio São Francisco, com mais de 110 quilos. O peixe foi fisgado nas proximidades do município de Piranhas e foi considerado um espécime raríssimo, pelo tamanho e pelo peso, já que o mesmo encontra-se em extinção. O Camurupim ou Pirapema é encontrado em toda a região costeira, do Amapá ao Espírito Santo. Ele habita canais de mangue e de águas fluviais que desembocam no mar. A captura do “peixão” ganhou repercussão nacional através das redes sociais.

Turismo levanta o Rio

             O carnaval do Rio de Janeiro movimentou R$ 3 bilhões neste ano na economia carioca, segundo cálculo da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur). Uma pesquisa apontou que 1,1 milhão de turistas estiveram na cidade no período. Destes, 94% dos turistas estrangeiros disseram que voltariam à cidade, 17,4% pretendem retornar ainda este ano, e 91,9% recomendariam a visita. A pesquisa foi feita no Sambódromo entre os dias 25 e 27 de Fevereiro.

Turismo levanta o Rio 2

             Os turistas ouvidos na pesquisa também deram notas para alguns quesitos citados. As maiores notas foram para diversão noturna (9,3), seguida da hospedagem (8,6), restaurantes (8,3) e transporte público (7,9). As piores notas foram dadas para a segurança pública (6,4), e limpeza urbana (6,7). O carnaval deste ano contou com a presença de 1,2 mil jornalistas da imprensa nacional, de 249 veículos de 10 estados brasileiros e 318 jornalistas de 110 veículos de imprensa estrangeira, credenciados para a cobertura.

 

 

  • Sob muita polêmica, o Canal TNT, por assinatura, esta exibindo desde a última segunda feira (6), a série “Hugo Chávez – O Comandante” que tem recebido elogios e críticas onde têm sido exibida.
  • Chávez governou a Venezuela de 1999 a 2013 e naquele país, a série foi proibida. Principalmente pelo atual presidente e sucessor de Chávez, Nicolás Maduro e pela viúva do militar enfocado, Marisabel. Mas a proibição partiu do Conatel, órgão que regula as telecomunicações venezuelanas.
  • A insatisfação dos chavistas é compreensível a partir do episódio piloto, que mostra a participação de Chávez no malsucedido golpe militar de 1992 onde o futuro presidente é visto como um falastrão e tem uma amante.
  • A produção tem 60 capítulos de 40 minutos cada, e esta sendo exibida pelo Canal TNT de segunda a sexta.
  • Coube ao ator colombiano Andrés Parra interpretar o líder venezuelano. Parra já interpretou o mega-traficante Pablo Escolar, em uma série colombiana.
  • Filmada boa parte na Colômbia, a produção também utilizou um grande número de imagens de arquivo.