Edmilson Teixeira

9 de março de 2017

Coruripe

coruripe 600x300 c - Coruripe

Planos do prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão (PMDB) é o de se afastar da Prefeitura no próximo ano, a fim de tentar retornar a Brasília, mais uma vez na condição  de deputado federal. Pelo menos são as informações dos bastidores políticos ligadas a Executiva do PMDB em Alagoas, que traça planos para a próxima eleição  de forma bem antecipada.

Sobrinho

Na verdade, Joaquim Beltrão o prefeito que está à frente da Prefeitura pela quarta vez, vai entrar no embalo da campanha do sobrinho, Marx Beltrão, atual ministro do Turismo, que ambiciosamente articula chegar ao Senado Federal em 2018, superestruturado; por está amparado na dimensão de seu trabalho político ao longo desses últimos anos, sobretudo agora, como ministro de Estado.

Esposa

Detalhe é que se ganhando ou perdendo, caso entre na eleição, Joaquim perde o mandato de prefeito, já que para disputar o tal pleito, ele tem que renunciar o cargo no dia 6 de abril de 2018, seis meses de antecedência da batalha eleitoral. Em contra partida, a cadeira da “viúva” (se confirmada a sua candidatura), será ocupada pela sua esposa, Dalva Edite, que atualmente é a vice-prefeita pelo segundo mandato consecutivo. “Estamos caminhando nesse sentido” nos afirmou de forma lacônica Joaquim Beltrão, dando conta que sua pretensão mesmo, é retornar a Câmara Federal.  

Chã Preta

Final de semana com muita atratividade cultural em Chã Preta, por conta do aniversário político do município, que no sábado comemorará seus 55 anos de independênciaO evento que começa na sexta-feira culminará no domingo, com a realização da V Grande Cavalgada Feminina. Já é tida como uma das mais badaladas do gênero do Brasil, sobretudo depois que foi noticiada no programa Fantástico da Rede Globo, no ano passado.

Mulheres  do Gado

Na verdade, Chã Preta começa a vivenciar a sua 24ª Festa da Cultura, cuja programação conta com: hasteamento dos pavilhões, salva de 21 tiros, cavalhada, corrida, missa solene em ação de graças, desfile cívico, 5ª Cavalgada Feminina “Mulheres de Gado”, apresentações folclóricas e show musical.

Atalaia

Durante esta semana, a secretaria municipal de Saúde, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, criou o Mutirão de Atendimento ao público feminino. A ação fez parte de uma parceria entre NUPS, NASF, Atenção Básica e Melhor em Casa. Palestras, exames e atividades físicas fizeram parte da programação que se estendeu de segunda até ontem.

Atalaia – visão


Mas, independente da Semana da Mulher, foi que na segunda-feira, dezenas de atalaienses, sobretudo as pessoas de idade avançada, tiveram a oportunidade de participar de um mutirão de atendimento oftalmológico. Trata-se de uma parceria da Prefeitura com  o Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL), cujo evento atendeu 150 pacientes, com diversos tipos de problema de visão.

Pão de Açúcar

População de Pão de Açúcar está revoltada com  a situação do Banco do Brasil na cidade. É que há mais de oito meses, a agência bancária teria sido alvo de uma explosão por parte de bandidos, durante uma ação de assalto. É que desde então, os correntistas ficaram sem os seus serviços, uma vez que até agora, o BB não se manifestou em reabrir suas atividades.

 

 

Feira Grande

O município de Feira Grande encravado no Agreste alagoano decretou situação de emergência em virtude da forte estiagem em Alagoas. O decreto foi publicado na quarta-feira, no Diário Oficial do Estado. Afirma o documento, que a escassez de chuvas nos últimos dois anos provocou perdas na agricultura, na pecuária, na pesca e reduziu os recursos hídricos que abastecem o município. Tais fatores agravaram a vulnerabilidade social e causaram a estagnação econômica.

Argumento

Segundo a Prefeitura de Feira Grande, o parecer técnico da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC) foi favorável à declaração da situação de emergência. O decreto terá validade pelos próximos seis meses, e neste período o Executivo municipal autoriza a utilizar a legislação para que possa atender às necessidades resultantes da situação declarada, dentro dos limites de competência da Administração Pública.

Maribondo

Nesta quinta-feira, faz um ano que Maribondo ficou de luto, com a morte do então vice-prefeito Zé Batista. Por essa razão, é que hoje a família do saudoso líder dos deficientes físicos daquele município, está convidando parentes em amigos, para prestigiarem a missa de um ano de falecimento. O evento religioso ocorrerá às 19h na Igreja Católica Matriz da cidade.  

Santa Luzia do Norte

A inauguração de um conjunto residencial contendo 151 casas motivou a presença de dois ministros, o governador e o presidente nacional da Caixa Econômica. O evento ocorreu na última segunda-feira em Santa Luzia do Norte, comandado pelo prefeito Edson Mateus. A obra faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida. Marx Beltrão, Maurício Quintela, Renan Filho e Gilberto Occhi eram as celebridades presentes.

 

Marechal Deodoro

Neste sábado, a Ilha de Santa Rita, lá em Marechal, será palco de um grande evento musical, onde a expectativa é lotar suas dependências com a juventude que gosta do gênero festivo. Trata-se do Sunset Maceió 2017, que reunirá simplesmente onze DJs de vários estados e um VJ.  “A farra começa a partir das 14h, no sítio Guaruçá, e será em formato pool party” dizem os organizadores. Os ingressos antecipados custam R$ 50 e na bilheteria  estarão a R$ 60.

Piranhas

Pescadores alagoanos ficaram surpresos com a captura de um peixe Camurupim, conhecido por muitos como Pirapema, de quase dois metros e cerca de 110 kg. Eles encontraram o peixe na sexta-feira passada, nas águas do Rio São Francisco, no município de Piranhas. A captura do animal ganhou repercussão nacional e as fotos ‘viralizaram’ nas redes sociais e portais de notícias de todo o país.

Detalhes

Especialistas afirmam que esse peixe seria só mais um exemplar da espécie, que inclusive está em extinção, se não foi fosse pelo tamanho e peso, já que o animal raramente é encontrado nas águas do nosso Estado. Na verdade o Camurupim é uma espécie encontrada na região costeira do País, desde o Amapá até a região Norte do Espírito Santo. O peixe habita canais de mangue e águas fluviais que desembocam no mar.

São Miguel

Na terça-feira, o Plenário da Câmara ficou lotado, durante audiência pública que debateu “A Cidade Sob a Perspectiva das Mulheres” – solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Teve até apresentação de orquestra. Palestraram a psicóloga, Mirian Brandão Rodrigues, a promotora de Justiça, Stella Valéria Cavalcanti, e a secretária municipal da Mulher, Maria Helena Jatobá.