Edmilson Teixeira

8 de março de 2017

Palmeira dos Índios

palmeira dos indios 3 600x300 c - Palmeira dos Índios

A sociedade palmeirense vai debater nesta sexta-feira dia 10, propostas emergenciais e políticas públicas a serem implementadas no sentido de minimizar os efeitos da seca. O evento faz parte de uma manifestação do vereador Madson Monteiro (PHS), que espera contar com as autoridades competentes a partir das 9h no Plenário da Câmara.

Drama

 “É preciso que haja uma grande mobilização para definirmos medidas que ajudem a minimizar o sofrimento vivenciado por todos. Todo tipo de sugestão será bem-vinda, pois será de mãos dadas que iremos superar esse momento”, destacou o vereador Madson Monteiro.

Participação

Foram convidados representantes das Secretarias de Estado de Agricultura; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Assistência e Desenvolvimento Social, Prefeitura, DNOCS, Codevasf, MPE/Ministério, Casal, Associações Comunitárias, Sindicatos, entre outras entidades. O convite se estende ainda a sociedade civil organizada.

 

Valorização

Uma ampla parceria intersetorial reunindo ministérios, organizações não governamentais e governo estadual vai dar suporte aos municípios para a implantação de novas políticas públicas voltadas para a comunidade negra. Esse foi o resultado de um encontro realizado na AMA, promovido  em parceria com o Instituto Raízes da África, que faz de Alagoas estado piloto nesse novo mapa. A ideia é criar novas estruturas para tirar do papel projetos existentes, principalmente no campo social e da infraestrutura há mais de 12 anos.

 

Desafio

 

Ainda sobre a reunião da AMA, ocorrida na segunda-feira, o vice-presidente prefeito Joaquim Beltrão garantiu que a entidade será parceira dos prefeitos no planejamento das ações com objetivo de garantir eficiência na gestão dos serviços e dos recursos públicos. Segundo ele, está na hora de se ampliar o diálogo entre os vários entes que atuam para que se possa apresentar um conjunto de políticas, não apenas a serem oferecidas, mas, principalmente, executadas.

 

Cultural

 

Gestores do governo federal, Fundação Palmares, governo estadual, sociólogos, pesquisadores, Instituto Raízes e comunidades negras entendem a necessidade de uma maior interlocução entre os setores porque não há como implementar um projeto único.

As regiões possuem especificações que precisam ser respeitadas, não apenas no quesito estrutural, mas principalmente no cultural.   

 

 

 

Agreste

 

Como parte da passagem do Dia Internacional da Mulher, é que hoje, será especial para as colaboradoras da CAB Águas do Agreste. É que  as 16 profissionais que atuam na empresa participam de uma palestra com a psicóloga Renata Lopes sobre o empoderamento feminino e a importância da mulher na sociedade. Depois elas seguem para um momento de beleza e relaxamento em um SPA em Arapiraca. Ao longo dessa semana, a CAB vem divulgando  internamente, através de mural e e-mails, a trajetória de personalidades femininas que marcaram a história no Brasil e no mundo.

 

Coruripe

Após oito rodadas do campeonato Alagoano, o Coruripe  se prepara para encarar o CSA. Mas o jogo só acontece no domingo dia 19 de março em Maceió, pela 9ª rodada. Até lá, serão 11 dias, tempo que o técnico Sérgio Araújo quer aproveitar para fazer alguns testes e espera que nesse período jogadores que estão no DM como o zagueiro Junior Maceió e o volante Edmilson, voltem as suas atividades normais.

Maragogi

A Prefeitura está dedicando toda essa semana a mulher, visto que nesta quarta-feira, se comemora o dia internacional. Na segunda-feira, a primeira-dama, Márcia Regina, concentrou uma equipe de mulheres no Centro da cidade. Juntas, realizaram uma “blitz”. Distribuíram panfletos didáticos sobre a Lei Maria da Penha, com o intuito de conscientizar as mulheres sobre seus direitos; e ontem teve  palestra na Universidade Aberta do Brasil.


Penedo 

Em Penedo, o IFAL promove o Dia Internacional da Mulher, com atividades organizadas pelo Grupo de Estudos de Humanas do Brasil Contemporâneo e Grupo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Gênese). A programação inclui a realização de palestras, mesas redondas, concurso de poesia e uma intervenção no campus com foco na violência contra a mulher. 

Marechal

Nesta sexta-feira na cidade de Marecha, a Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com Sebrae/AL, Federação dos Pescadores de Alagoas e Ideral,  realiza das 08h às 12h, a segunda edição da Feira do Peixe Vivo, no mercado público municipal. Os apreciadores de peixes, mariscos e crustáceos terão oportunidade de adquirir esses produtos diretamente dos pescadores artesanais e produtores familiares da Colônia de Pescadores de Marechal Deodoro, além de piscicultores de Coruripe e Maceió.

 

 

Vitrine

Entre os produtos frescos para comercialização estão tilápia, vivas diretos do tanque criatório, além de curimã, tainha e surubim. Também estarão sendo vendidos mariscos como sururu, massunim, camarão, além de filé de siri. “São produtos de qualidade, saudáveis, de valor acessível para a população e que gera renda para as famílias dos produtores do pescado”, assegura o secretario da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.