Edmilson Teixeira

2 de Março de 2017

Eleição 2016, vereadores

Final deste mês acontecerá à eleição para a presidência da UVEAL, União dos Vereadores de Alagoas. Por enquanto, três candidatos estão na briga; e que por incrível que pareça todos são vereadores do PMDB. São eles: Anizão (Murici) Tayronne Henrique (Pilar) e Edinho (Coruripe).

 

Messias

O pequeno município de Messias  é  tido hoje como referência nacional em agricultura familiar, no item que se relaciona a merenda escolar. Lá só tem um assentamento, que é o Flor do Bosque. Que o diga o Sebrae/AL, que na semana passada levou representantes de Messias, a fim de destacar esse tipo de trabalho  na cidade de Maragogi, para representantes de 20 assentamentos e 22 associações.

Messias – merenda

Eles elencaram todo o processo de implantação do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o passo a passo da chamada pública, bem como a entrega com selo, manipulação adequada e a criação do cardápio e pagamento, em 48 horas, dos produtos da agricultura familiar local para a merenda, referenciando a importância de uma nutricionista neste campo de atuação.

Oportunidade

 

Um convênio de cooperação entre a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e diversas faculdades particulares, garante aos servidores públicos e seus dependentes, ensino de qualidade com descontos que começam a partir de 30%.

Piranhas

 

Pequenos produtores das comunidades do povoado de Picos, no município de Piranhas, foram contemplados com equipamentos para o armazenamento de água; conhecidas como cisternas de tecnologia de segunda água. A entrega foi feita pela Secretaria de Estado da Agricultura, num total de 30 unidades que se somarão a 205 que o Estado construirá distribuindo no semiárido alagoano, por meio de recursos federais.

São Francisco

 

O senador Benedito de Lira (PP-AL) recolheu a assinatura dos 27 senadores dos estados nordestinos, a fim de entregar  um documento  ao presidente Michel Temer pedindo que seja decretado estado de emergência para o Rio São Francisco. Entende o Biu, que  o decreto flexibilizar a burocracia para permitir investimentos imediatos na revitalização do rio, restauração das matas ciliares, dragagem do leito e realização dos projetos de saneamento nas cidades ribeirinhas, acabando definitivamente com o lançamento de esgotos sanitários.

 

Consequência

 

“Se não houver revitalização agora, não haverá transposição, e o governo poderá comprometer um dos projetos mais caros e tão importantes quanto indispensável para atender a população dos estados do Nordeste, como Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e o Ceará”, disse Benedito de Lira.

 

Marechal Deodoro

 

Prefeito, Cacau, esteve na fábrica Pure Energy, instalada no Polo Industrial do município, onde lá foi conhecer o projeto de implantação de energia solar nos órgãos e equipamentos municipais. Prevista para ser inaugurada agora em março, a Pure Energy é uma empresa focada na sustentabilidade ambiental, com a missão de gerar energia renovável, trazendo economias significativas e benefícios ambientais aos usuários.

Marechal – vantagem

Durante a reunião, a empresa apresentou um projeto de implantação de energia solar nas escolas municipais, no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e em diversos prédios públicos. De acordo com o projeto apresentado, o município poderá economizar, cerca de R$ 2 milhões de reais nas contas de energia em um ano. 

Ibateguara

 

Em Ibateguara, 16 famílias do sítio Serrinha, foram contempladas com kits de irrigação pelo governo de Alagoas. Cada kits contém tubos para adutora, bomba, gotejador e equipamentos elétricos. 

 Maternidades

Na semana passada, secretários de Saúde e representantes das maternidades de Palmeira dos Índios, Arapiraca e Santana do Ipanema se reuniram com a Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), na sede da entidade, a fim de expor as dificuldades enfrentadas pelo setor e solicitar uma reunião com a Secretaria de Estado da saúde (Sesau) para discutir a pauta.

Senado

Senado aprovou requerimento de urgência para a tramitação do projeto que reabre em 2017 o prazo para adesão ao programa de repatriação. O projeto da repatriação, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), permite ao cidadão regularizar junto à Receita Federal a situação de bens e ativos mantidos ilegalmente no exterior.

Senado – destino

“E importante dar celeridade à aprovação do projeto porque parte dos recursos arrecadados com o programa são destinados a estados e municípios, que hoje estão em situação de calamidade financeira” disse Calheiros

Santana do Ipanema

 

A Prefeitura não deixou aberta a lacuna do Carnaval 2017. Mesmo com a ausência da festa de momo nos dois últimos anos, este ano o prefeito, Isnaldo Bulhões (PMDB), resgatou a festa e o que não faltou foi alegria e um público contagiante durante os quatro dias. 

Maragogi

Em Maragogi, o Carnaval, apesar da crise que afeta as Prefeituras, não deixou nada a desejar. Com a cidade lotada, sobretudo com os habituais turistas de Pernambuco, em sua maioria de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, os empresários do ramo turístico não tiveram do que se queixar.  Os blocos de rua empolgaram a todos.

Pão de Açúcar

 

Amanhã Pão de Açúcar comemora 163 anos de emancipação política. A Prefeitura prestará homenagem as grandes personalidades que marcaram a história local. Um  deles  será o saudoso João Lisboa, o escultor responsável pela obra turísticas do Cristo Redentor.

Boca da Mata

O escultor em madeira, André da Marinheira natural de Boca da Mata, estará no final deste mês e início do próximo em Brasília, participando do 9º Salão do Artesanato. É tido como patrimônio vivo de Alagoas, e chamado de Mestre André da Marinheira. Seus trabalhos têm sido focados em animais selvagens; como onças e leão, além de escultura sacra. Ele e outros artesãos de Alagoas vão com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).