Blog do Dresch

24 de fevereiro de 2017

Papa Francisco volta a criticar hipocrisia de católicos

papa francisco volta a criticar hipocrisia de catolicos 600x300 c - Papa Francisco volta a criticar hipocrisia de católicos

O Papa Francisco criticou novamente alguns membros da Igreja Católica ontem sugerindo que é melhor ser ateu do que um dos “muitos” católicos que levam o que disse ser uma vida dupla e hipócrita. Em comentários improvisados em sermão de missa privada matinal em sua residência, ele disse: “é um escândalo dizer uma coisa e fazer outra. Isto é uma vida dupla”. “Existem aqueles que dizem 'sou muito católico, sempre vou à missa, pertenço a isto e a esta associação”, disse o chefe da Igreja Católica Romana, que tem cerca de 1,2 bilhão de membros, de acordo com transcrição da Rádio Vaticano. Ele disse que algumas destas pessoas também devem dizer “minha vida não é cristã, eu não pago aos meus funcionários salários apropriados, eu exploro pessoas, eu faço negócios sujos, eu lavo dinheiro, [eu levo] uma vida dupla”.


Santa alfinetada 2

Desde sua eleição em 2013, Francisco disse frequentemente a católicos, tanto padres quanto membros não ordenados, para praticarem o que a religião prega. Em seus frequentes sermões improvisados, ele já condenou abuso sexual de crianças por padres como sendo equivalente a uma “missa satânica”, disse que católicos na máfia se excomungam, e disse a seus próprios cardeais para não agirem como se fossem “príncipes”.Em menos de dois meses após sua eleição, ele disse que os cristãos devem ver ateus como pessoas boas caso eles sejam boas pessoas.

 

Aos faltosos, os rigores da lei

A Justiça Eleitoral brasileira, e por tabela os cartórios eleitorais em todo o país,  começou desde segunda-feira, a dar publicidade às relações de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e que, por isso, podem ter o título de eleitor cancelado. Os dados revelam que o número de eleitores faltosos é de 1.961.530 no Brasil, com 35.892 na mesma situação em Alagoas. Na capital, são 14.318 os eleitores faltosos, enquanto nos municípios de Arapiraca e Rio Largo, a Justiça Eleitoral contabiliza 2.172 e 904 eleitores, respectivamente, com pendências. As listas com os nomes dos eleitores faltosos – cada turno do pleito é considerado uma eleição – ficarão disponíveis nos cartórios eleitorais por, no mínimo, dez dias. Os partidos políticos também devem ser informados.  O estado de São Paulo tem o maior número: 529.818. No Rio de Janeiro, este número é de 261.335 eleitores, enquanto que em Minas Gerais, são 175.020 os eleitores faltosos. O Distrito Federal tem apenas cinco eleitores que podem ter o título cancelado. Alagoas é o 16º estado em quantidade de eleitores que podem ter o documento cancelado.

 

Feiúra é fundamental

Para conseguir o sucesso financeiro não basta ser pouco atraente, precisa ser mais do que isso. É isso que defende um estudo dos pesquisadores Satoshi Kanazawa, da Faculdade de Economia e Ciências Políticas de Londres, e Mary Still, da Universidade de Massachusetts, contrariando a ideia de que “bonitos sempre levam vantagem”. A análise foi baseada em dados de uma importante pesquisa realizada desde 1994 nos Estados Unidos, chamada National Longitudinal Survey of Adolescent to Adult Health (Add Health). Este estudo acompanha regularmente cerca de 15 mil pessoas da adolescência até a idade adulta. O último recorte foi em 2008, com pessoas de idades entre 24 e 32 anos. A próxima será divulgada em 2018. Neste universo, as pessoas entrevistadas nas idades de 16, 17, 22 e 29 classificaram outros participantes em níveis de “atratividade” numa escada de 1 a 5 – de “muito feio” até “muito bonito”. Segundo o estudo, a análise levou em conta a simetria facial dos participantes, o que, segundo a ciência, determina o nível de beleza de forma mais objetiva.


Feiúra é fundamental 2

Os participantes na faixa dos 29 anos foram questionados sobre seus ganhos anuais. Com isso, os dados entre as percepções de beleza e os salários revelados foram cruzados.Como resultado, ao colocar em análise os “muitos feios” (2,7% dos participantes), os pesquisadores perceberam que era a categoria que mais ganhava dinheiro, mais que os “muito bonitos” (8% do grupo) e mais que os “feinhos”. Segundo a pesquisa, a novidade está em olhar esta categoria de “muito feios”. Os estudos anteriores levavam em conta somente as pessoas menos atraentes, sem tantas “nuances”. 


Nossos sósias

A grande notícia da semana até o momento vem do mundo científico. A Nasa descobriu um novo sistema solar com sete planetas similares à Terra, sendo que três deles estão em “área habitável”, o local considerado pelos cientistas em que há mais probabilidade de existir água em forma líquida. A pesquisa foi anunciada na quarta-feira e foi coordenada pela Universidade de Liége, na Bélgica, e descreve o maior sistema planetário já descoberto, com vários “sósias” do planeta Terra. Segundo a descoberta, todos eles têm características que, em corretas condições atmosféricas, permitem a existência de água, mas três tem estas especificidades mais fortes. “Essa descoberta pode ser uma peça significativa na busca por ambientes habitáveis, locais onde é possível ter vida. Responder a pergunta 'nós estamos sozinhos' é o topo da nossa lista de prioridades científicas e encontrar tantos planetas como estes, pela primeira vez, em uma zona habitável é um passo notável”, diz Thomas Zurbuchen, administrador da agência “Science Mission Directorate”.


Nossos sósias 2

O novo sistema solar está a cerca de 40 anos-luz da Terra e o sistema de planetas está “relativamente” próximo, segundo a Nasa, na constelação de Aquário. O sistema de exoplanetas foi batizado de Trappist-1. A descoberta foi confirmada com o telescópio Spitzer, após pesquisadores terem localizado três planetas em maio de 2016 com o telescópio Trappist, situado no Chile. Agora, os estudos se concentrarão sobre as características dos sete astros, já que a massa deles ainda não foi determinada. Apesar de aparentarem ser rochosos, essa observações futuras poderão confirmar ou não a existência de água. Até hoje, os estudos dos exoplanetas – aqueles que estão fora do nosso sistema solar – já confirmou a existência de 3.449 exoplanetas, sendo que 2.577 estão em sistemas semelhantes ao da Terra e 348 apresentam características como as encontradas em nosso planeta. 


*** Virou gozação nacional. O borderô da partida entre Miguelense e Murici, pelo Campeonato Alagoano de Futebol, registrou apenas um pagante. No borderô divulgado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), o registro é de 52 torcedores, sendo 45 não pagantes, 6 crianças e apenas um pagante. 


***  A renda da partida foi de R$ 10. Em sites como Sr.Goool (www.srgoool.com.br), no Blog do jornalista Marcelo Rizzo, no site UOL, o comentário foi de forma jocosa. O único ingresso comprado ainda foi um ticket de meia entrada. Ronaldo Nunes, 32 anos, foi o único comprador.