Roberto Baia

24 de fevereiro de 2017

Bloco dos lisos

bloco dos lisos 600x300 c - Bloco dos lisos

Cansados do calote da Prefeitura de Arapiraca, que não pagou o mês de dezembro, professores e servidores de outras categorias decidiram ocupar, na tarde de ontem, o prédio da Câmara Municipal com a finalidade de cobrar uma posição dos 17 vereadores, que dão sustentação política ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB).

 

Conversa definitiva

Com uma faixa que anunciava “Bloco dos lisos”, uma referência ao período carnavalesco, os servidores arrancaram a promessa da presidente do legislativo arapiraquense, Graça Lisboa, que vai tentar intermediar uma conversa definitiva com o prefeito arapiraquense que esteve reunido com representantes dos sindicatos ligados aos servidores e da Caixa Econômica Federal (CEF).

 

Proposta

De acordo com informações, uma das propostas apresentadas pelo gestor foi à possibilidade de o município realizar a repactuação do contrato da folha de pagamento e dos serviços financeiros junto à Caixa Econômica Federal (CEF) por mais 60 meses.

A proposta está sendo analisada pela matriz nacional da instituição financeira, que deverá se posicionar num prazo máximo de 15 dias.

 

Vereadores

Com a repactuação, a Caixa Econômica Federal pode liberar R$ 8 milhões para a prefeitura, que pensa em utilizar o recurso para pagar parte da folha pendente aos servidores municipais.

Graça Lisboa sugeriu a criação de um grupo de negociação, com a participação também dos vereadores, para tentar encontrar uma solução conjunta para resolver o impasse com a prefeitura.

 

Financiamento

A partir do próximo mês estarão disponíveis os R$ 8,2 bilhões liberados pelo Governo Federal para financiamento junto às pequenas empresas brasileiras por meio do programa “Empreender Mais Simples – menos burocracia, mais crédito”. A expectativa é atender a 40 mil empresas em dois anos.

 

Empréstimos

As operações serão realizadas por meio de empréstimos do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com prazo de pagamento de até 60 meses, carência de até 12 meses e encargos totais a partir de 1,63% ao mês. O objetivo é contribuir com a melhoria da gestão das empresas e orientá-las na busca de verbas para expandir seus negócios.

 

Carnaval no Sertão

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Pão de Açúcar, firmou, nesta quarta-feira (22), um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com representantes da Polícia Militar, órgãos públicos e blocos carnavalescos que atuarão durante os festejos momescos nas cidades de Pão de Açúcar e Palestina. O objetivo é garantir a segurança e a organização do carnaval dos foliões sertanejos.

PM atenta

O TAC estabelece quais cuidados o poder público e os organizadores das agremiações devem tomar nos quatro dias de festa. Uma das cláusulas previstas é a proibição de uso de vasilhames de vidros pelos foliões na parte interna dos blocos, bem como qualquer tipo de espeto de churrasco. Por isso, a PM deverá estar atenta para coibir esse tipo de situação.

 

Parceria

Além disso, o termo de ajustamento prevê que as Polícias Militar e Civil deverão manter contato permanente entre si com o objetivo de realizar um trabalho em parceria. Também caberá a PM estabelecer comunicação direta com as Secretarias de Turismo e Eventos dos dois municípios para atendê-las quando requisitada.

 

Carnaval em Traipu

Com informações do jornalista Darvilan Palmeira Machado: As ruas de Traipu estarão tomadas por alegria e fervilhando pelo frevo das Orquestras Lira Traipuense e Big Show, nestes quatro dias de carnaval. A secretária Municipal de Turismo, Cultura e Igualdade Racial de Traipu, Suely Galvão, comemora a adesão dos músicos e da população, e anuncia que a programação é voltada para a valorização da cultura local.

 

Valorização dos músicos

“Além da valorização dos músicos de nossa cidade, também estamos preservando um folguedo, o Jaraguá, que é típico de Traipu”, destacou Suely Galvão, acrescentando que a festa tem o apoio do prefeito Eduardo Tavares. “Estamos de braços abertos para receber os visitantes”, disse a secretária, lembrando que um dos destaques também será a segurança da festa.

 

 

… “Além da realização das prévias do carnaval, que ocorreram no sábado, 18, teremos a abertura oficial na sexta-feira, 24, com desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval pelas ruas da cidade até o Clube Margareth, onde será realizado o Baile de Máscaras, a partir das 20h”, disse a secretária.

 

… A programação oficial já foi divulgada e segue no sábado, dia 25 de fevereiro, com a concentração dos foliões a partir das 16h no Portal da Cidade e com desfile pelas ruas da cidade até a Avenida Beira Rio.

 

… “Este ano, estamos resgatando os antigos carnavais de salão,” destacou Suely Galvão, acrescentando que, à noite, o frevo tem início sempre às 23h, no Clube Margareth.