Flávio Gomes

24 de Fevereiro de 2017

A eleição do Lula

Do jornalista Carlos Chagas: “Em jornalismo, prevalece uma regra fundamental: não adianta brigar com a notícia. Se as eleições fossem hoje, como ontem, o Lula seria eleito outra vez presidente da República. Confundir desejos e opiniões com a realidade parece próprio dos radicais e dos patetas. Uns tentarão impedir a candidatura do primeiro companheiro, outros aguardarão a posse para aderir. Claro que daqui até o primeiro domingo de outubro de 2018 tudo pode acontecer. Há quem acredite no Judiciário para tornar inelegível o ex-presidente, inclusive com a decretação de sua prisão. Como também os que imaginam mudança nas tendências do eleitorado. Tudo será tentado, mesmo intensa e milionária campanha publicitária. Para alguns, só mudando as regras do jogo se evitaria o resultado. Hoje, porém, o Lula subiria novamente a rampa do Planalto. As pesquisas não deixam ninguém mentir, apesar de escondidas pelos encarregados de promovê-las, com a intenção de satisfazer seus interesses. A explicação é simples. Apesar de estar em marcha um governo empenhado em implantar postulados favoráveis aos desejos das elites, contrários às necessidades da maioria da população, na hora das decisões prevalecerá a opinião das massas. Afinal, em 120 milhões de eleitores, a maioria discorda da supressão de direitos e prerrogativas do trabalhador.

É mais

A propósito de informação aqui veiculada, ontem, servidor da Secretaria da Fazenda explica que o Estado de Alagoas tem disponíveis, em caixa, não apenas R$ 800 milhões. Pelo que diz, chega a R$ 1,2 bilhão, incluindo operação com a Caixa Econômica, de manutenção das contas salários e da venda do Produban.

Contraponto

Jorge Luz, operador financeiro, diz que deu propinas a Renan Calheiros. A assessoria do senador nega “… a chance de se encontrar qualquer irregularidade em suas contas pessoais ou eleitorais é igual a zero. O senador reitera ainda que todas as suas relações com empresas, diretores ou outros investigados não ultrapassaram os limites institucionais…”

Moribundo

Do senador Benedito de Lira, que pediu audiência a Temer para debater a situação do Rio São Francisco: “Em determinados pontos do rio você atravessa a pé de uma margem para a outra. E até na foz, a chamada cunha salina está avançando em cerca de 60 quilômetros rio acima, numa prova de que o rio, antes caudaloso, agora está à beira da morte”.

Largada

Christian Teixeira, Secretário da Saúde, recebe o governador Renan Filho hoje, logo cedo, às 7 horas, em frente à sede da Sesau, para liberação de 10 ambulâncias do Samu para prefeituras. É o seu primeiro ato público na Saúde, para onde foi remanejado após trabalhado bastante elogiado à frente do Planejamento.

Nada a ver

Duas críticas têm sido feitas à nomeação de Arthur Albuquerque para a Secretaria do Trabalho: ele é muito novo para ocupar o cargo e é filho de um líder político, no caso, o deputado estadual Antônio Albuquerque. Como se fossem requisitos ter mais de 26 anos e não possuir parentesco algum com qualquer político.

Peleja

Nova decisão judicial, desta vez do Tribunal de Justiça, fez voltar Kátia Born, atual secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, à presidência do PSB/Alagoas. Pelo jeito, nem ela nem o deputado federal João Henrique Caldas, que assumira por decisão da executiva nacional do PSB, pretende entregar os pontos.

Protesto  

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Marcello Terto, refuta o projeto de recuperação fiscal para os Estados: “O governo não pode aproveitar essa situação difícil para impor um acordo que resulta em vantagens políticas momentâneas, mas acaba com as competências federativas e prejudica o futuro do Brasil”.

 

*O governo do Estado libera hoje o pagamento dos salários de fevereiro para servidores da primeira faixa. Quem ganha acima disso somente terá o salário creditado em conta no dia 11 de março. Vale indagar: se tem dinheiro em caixa, por que não liberar logo?

* A Prefeitura de Maceió confirma para hoje o pagamento do mês de fevereiro para os servidores do quadro efetivo. Os comissionados só receberão em 10 de março. Também Arapiraca inicia hoje o pagamento dos salários de fevereiro ao funcionalismo.

* Quinze jovens aprendizes iniciaram ciclo de aprendizado na Eletrobras Alagoas. A primeira etapa para uma qualificação profissional começou a ser cumprida e curso no Senai, onde irão adquirir conhecimento teórico sobre a função que será desempenhada.

*Repete-se hoje, em Penedo, a cerimônia “Águas de Oxalá”, tradição na abertura dos festejos carnavalescos da cidade, no Centro Histórico. A partir das 19 horas o percurso entre as Praças Jácome Calheiros e Marechal Deodoro é tomado pelo frevo.

O Espaço Cultural, na Praça Sinimbu, recebe hoje o evento “Ufal na Folia”, reunindo servidores, alunos e professores para reviver o Carnaval tradicional. A programação tem início ao meio-dia e se prolonga até 15 horas, prometendo alegria e irreverência.

* Destaque do atletismo em 2016 nas competições juvenis, Severino Junior, aluno da Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças, em Arapiraca, estará hoje na na Ufal relatando sobre as suas participações em competições pelo Brasil.

*Um bom Carnaval para todos. Vale lembrar: se for dirigir, não beba.

 

“Eu não me entrego”

 Romero Jucá 

Senador do PMDB/RR e líder do governo Temer, acusando a imprensa e setores da sociedade de fazer linchamento público de políticos