Flávio Gomes

18 de Fevereiro de 2017

A turma dos jatinhos

De Percival Puggina, arquiteto, empresário e escritor: “Ah, as nossas instituições! Desgraçadamente, nos últimos anos, elas se corromperam em proporções ainda não plenamente descritíveis. A sociedade, que não lhes devotava confiança, perdeu-lhes o respeito. Se o leitor destas linhas for parlamentar, ministro de Estado, membro das cortes superiores do Judiciário, agente público de alto escalão e considerar excessivamente duras estas palavras, fale com as pessoas. Ouça o povo nas ruas. Será ainda mais contundente o que vai ouvir. O descaramento e a inépcia de muitos que se instalam nessas posições para os piores fins, totalmente desprovidos de espírito público, atinge a todos e abala os pilares da Ordem, da Política e do Direito. Produz o que hoje se observa no país.,, Notórias personalidades, além do privilégio de foro que as oculta da efetiva justiça, desfrutam do raro privilégio de se eximirem do convívio social nos saguões dos aeroportos e nas filas de embarque onde não seriam bem acolhidas pelo Brasil que se leva a sério e exige respeito. Então, os senhores da casa grande republicana, andejam pelo país para reuniões de proselitismo e mentira, festejados por cupinchas à espera da própria vez. E como viajam? Em jatinhos, helicópteros e voos fretados, às custas de terceiros, quartos e quintos, entre os quais, quase certamente, nós mesmos, a turma da senzala.”        

Tem mais

Romero Jucá não estava só ao apresentar a PEC que visava tornar os presidentes da Câmara, do Senado e do STF imunes a investigações por atos anteriores ao exercício de suas funções durante o mandato. Dentre os 28 que assinaram estavam Renan Calheiros, Edison Lobão, Aécio Neves, Aloysio Ferreira Nunes e José Agripino.

Alternativa

Do senador Benedito de Lira (PP/AL), defendendo a prática de piscicultura em lagos de hidrelétricas: “Infelizmente, em função de algumas dificuldades que são criadas pelos órgãos de meio ambiente, tem havido defasagem e nós estamos importando pescado. É por isso que falta peixe na mesa do trabalhador, por tantas exigências.”

Garimpando

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, conseguiu com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, R$ 40 milhões para investimentos no município. A saber: Centro de Convenções e reestruturação do Parque Ceci Cunha. Além disso, em Brasília obteve apoio para um pier no Lago da Perucaba e a conclusão do Museu de Biologia.

Posição

Do deputado estadual Tarcizo Freire, ao site Cada Minuto, sobre Arapiraca: “Entendo que não é o momento de ser situação ou oposição, estamos dando nossa contribuição ao Estado enquanto deputado. Torço que o prefeito Rogério Teófilo e sua equipe façam um bom trabalho e melhorem a qualidade de vida da população”.

Oportunidade

O ministro da Integração, Helder Barbalho, determinou novas regras para renegociação de dívidas de agricultores em perímetros irrigados sob gestão da Codevasf e Dnocs, incluindo Alagoas.  A medida beneficia 12 mil agricultores que têm débitos relativos a vendas de lotes para titulação e uso de infraestrutura de irrigação.

Pré Carnaval

A concentração para o desfile de blocos, hoje, na orla marítima de Maceió, tem início às 8h30, na Praça Multieventos. Não tem mais o “Pinto da Madrugada”, mas 10 orquestras de frevo e, ainda, os blocos Amigos do Rei, Samba de Nêgo, Pecinhas de Maceió, Turma da Rolinha, Sururu na Lama, Adultos na Folia e Crianças na Folia.

Opinião

De Ivar Hartmann, em “O Globo”: “Na prática, foro privilegiado é uma vantagem. Dilma e Temer sabem que a nomeação significa escolher o juiz: trocam Sérgio Moro por um processo que leva anos e tem grandes chances de não dar em nada. Diante disso o STF deveria melhorar sua gestão processual.”

 

* Com uma equipe onde predominam encrencados com a justiça, e aparelhando o STF com um aliado envolvido em todas as suspeitas, Michel Temer ajuda Lula para 2018. O ex-presidente, ainda o maior líder político do país, está perfeito no papel de vítima.

*Hugo Wanderley, presidente da AMA, alerta os prefeitos que os decretos de situação de emergência dos municípios do semiárido se vencem na próxima 2ª feira. Todos eles devem enviar representantes da Defesa Civil à AMA para providenciar a renovação.

 

*O restaurante Nalu, na orla de Jatiúca, recebe neste sábado o grupo Divina Supernova, com Ana Galganni, Júnior Bocão, Bruno Ribeiro e Rodrigo Sarmento (bateria), que completa sete anos de carreira. A partir das 18 horas. Couvert a R$ 10,00.

 

*As prévias carnavalescas continuam neste domingo, em Maceió, com várias atividades. Algumas delas: matinê infantil no Iate Clube Pajussara, bloco Vulcão na orla de Ponta Verde e, no bairro da Pitanguinha, saída às ruas do bloco Seresteiros da Pitanguinha.

 

*Na 2ª feira, no Iate Clube Pajussara, acontece festa carnavalesca de usuários, familiares e funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial(CAPS) de Maceió, O “I Baile da Alegria” tem como motivação o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira.

*O Maceió Shopping disponibiliza aos seus clientes, somente até este domingo, uma pista de Playmobi, uma nova maneira de andar de skate e dirigir utilizando tecnologia.  Para crianças a partir de 4 anos e adultos com até 110 quilos. Das 12 às 21 horas.

*CRB e CSA se enfrentam neste domingo à tarde, pelo Campeonato Alagoano, numa situação inusitada: o jogo será em Coruripe, de portões fechados, como punição, ainda, pelos incidentes provocados por suas torcidas na final do Alagoano de 2016.

 

“Quem pratica Caixa dois hoje já está criminalizado”

Roberto Veloso

Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, ao repudiar a proposta para anistia aos políticos que receberam em recursos não contabilizados