Edmilson Teixeira

17 de Fevereiro de 2017

Coruripe, futebol e tudo mais!

O novo técnico do Coruripe, Sérgio Araújo, foi recebido esta semana em clima de festa. Esteve até no gabinete do prefeito Joaquim Beltrão, que lhe deu as boas vindas. O profissional trabalhou no ano passado à frente do Juazeirense e Vitória da Conquista. Foi auxiliar técnico do saudoso Mário Sérgio, quando atuou pelo Inter/RS, Figueirense e Ceará. O cara também dirigiu o Al Nars, nos Emirados Árabes. Seu desafio agora é ganhar a confiança dos coruripenses, a fim de recuperar o fracasso do ex-técnico Joelson.  

Coruripe II

 “Tenho que agradecer ao prefeito Joaquim Beltrão, ao presidente José Eugênio e a diretoria do Coruripe pelo convite. Sou um técnico que trabalha com o futebol moderno, aplicando os trabalhos táticos, aprimorando a técnica e motivando o elenco, além de estudar e focar sempre o próximo adversário. Pretendo com meu trabalho apresentar uma equipe determinada que sempre vá buscar a vitória,” disse Sérgio Araújo.

Santana do Ipanema

 

O Hospital Sírio Libanês – em parceria com o Cosems/AL, Sesau e Prefeitura de Santana do Ipanema – vai disponibilizar três cursos de especialização no Projeto Gestão da Clínica no SUS para profissionais de 28 municípios da 8ª, 9ª e 10ª regiões de Saúde.  As aulas iniciam no dia 22 de março e estão sendo ofertadas 120 vagas. A certificação dos cursos  que terão aulas presenciais em Santana do Ipanema – será pela Universidade de São Paulo (USP) com o Hospital Sírio Libanês.

 

Ofertas

 

Segundo a presidenta do Cosems/AL, Normanda Santiago, os cursos  disponíveis são Gestão da Clínica nas Redes de Atenção (60 vagas); Regulação em Saúde no SUS (40); Políticas de Saúde Informadas por Evidências (20). No final do curso, o aluno tem de apresentar como produto final a elaboração e viabilidade de projetos aplicativos voltados à prática profissional.

 

Mapa da saúde

 

Os municípios que compõem a 8ª, 9ª e 10ª regiões são: Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque D Arca (8ª). Na 9ª são: Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Na 10ª são: Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D Água do Casado, Pariconha  e Piranhas.

 

Pão de Açúcar

 

Prefeito, Flavinho Almeida esteve esta semana em Brasília, na tentativa de obter junto a alguns parlamentares que integram a Bancada de Alagoas, recursos financeiros para tocar projetos de seu governo. Diz que Pão de Açúcar vai atuar firme em ações na Saúde, Educação, Saneamento e Turismo. Um de seus  desafios é incrementar a orla fluvial, a fim de transformar o perfil da cidade bastante turístico.

 

Agreste

 

Arapiraca, Craíbas, Igaci, Taquarana, Coité do Nóia, Limoeiro de Anadia, São Sebastião e Lagoa da Canoa. Esses são alguns dos municípios alagoanos que passaram a destinar seus resíduos sólidos para a Central de Tratamento do Agreste, inaugurada em dezembro de 2016 pelo grupo Alagoas Ambiental. Desde então, a Central vem recebendo resíduos domiciliares e orgânicos, e já soma mais de 20 mil toneladas em apenas três meses de funcionamento.

 

Lixões

 

Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementada pelo Governo Federal, os municípios brasileiros precisam se adequar, eliminando seus lixões e passando a destinar corretamente seus resíduos. Isso irá contribuir tanto com o meio ambiente como para a saúde da população. Em Alagoas, duas Centrais de Tratamento estão aptas a receber os resíduos: a CTR Metropolitana, em Pilar; e a CTR do Agreste, entre os municípios de Craíbas e Arapiraca.

 

Eleição

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) entidade que agrega diversas filiadas pelos municípios alagoanos, está em clima de disputa eleitoral. É que no próximo mês, haverá a eleição para a escolha de uma nova diretoria.  O atual presidente João Ferreira já confirmou que vai para a reeleição, a fim de enfrentar um grupo que vem sendo apoiado pela deputada federal, Rosinha da Adefal.  

Anadia

Prefeito Celino Rocha retornou ontem de Brasília, trazendo um saldo positivo de sua expedição pela capital federal. Até porque ele foi recebido pelos deputados federais, Nivaldo Albuquerque, Ronaldo Lessa e Arthur Lira, além do senador Fernando Collor, ministro do Turismo, Marx Beltrão, com o secretário Nacional de Irrigação, Ricardo Santa Rita, com o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Adeilson Loureiro e com o secretário Nacional de Pesca e Aquicultura, Dayvison Franklin. “Estamos tocando o nosso governo, por meio de parcerias importantes que só têm a nos engrandecer”, comentou.

Palmeira dos Índios

Sobre denúncia de que o presidente da Câmara de Palmeira, Júnior Miranda teria adotado uma norma, a fim de barrar a presença da Impressa durante as sessões da Casa, ele rebate por meio de Nota:  “Ninguém é proibido de entrar na Câmara, a Casa é do povo” disse. Diz que em seu texto, a portaria não proíbe o acesso, mas limita a presença ao Plenário, apenas durante a realização de Sessões Ordinárias, para que não haja prejuízo nas discussões com interrupções inoportunas que prejudiquem as votações. Além disso, argumenta, a medida tem o objetivo de melhorar o trabalho dos próprios vereadores e assessores da Casa, disciplinando o acesso ao Plenário e obedecendo à capacidade física do espaço.