Blog do Dresch

17 de Fevereiro de 2017

Antecipação

Outra boa notícia em nível estadual ontem, essa para a maior parte do funcionalismo público alagoano,  foi o anúncio do governador Renan Filho sobre a  antecipação do pagamento da primeira faixa dos servidores estaduais referente à folha de fevereiro. O pagamento será efetuado antes do início da festa carnavalesca, no dia 24 deste mês. Esta faixa de servidores representa quase 70%do conjunto do funcionalismo público.
Reconhecimento
Uma boa notícia para o rico acervo cultural de Alagoas.  A Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, zona da mata alagoana, pode se tornar Patrimônio Cultural do Mercosul. Um dossiê, que está sendo produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fundação Cultural Palmares, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), instituições públicas e sociedade civil, será entregue em março para avaliação da Comissão de Patrimônio Cultural do bloco econômico.  De acordo com o Iphan, a candidatura se insere na proposta La Geografía del Cimarronaje: Cumbes, Quilombos y Palenques del Mercorsur, juntamente com Colômbia, Equador e Venezuela, que também apresentaram sítios de interesse para a valoração da contribuição africana no continente sul-americano. Para Candice Ballester, arquiteta e urbanista do Departamento de Articulação e Fomento da Assessoria Internacional do Iphan, que está em Alagoas comandando as reuniões para a produção do dossiê e diretrizes do plano de gestão do Bem, a postulação da Serra como Patrimônio Cultural do Mercosul “é um reconhecimento, uma ação estratégica de valorização da identidade negra na América Latina”.  Entre os benefícios estão a valorização, promoção e fomento do local, além da garantia do uso de recurso do fundo do Mercosul para ações do bem
Filho de peixe…
A Polícia Federal cumpriu ontem seis mandados de busca e apreensão no Rio, Brasília e em Belém (PA). Na capital paraense os alvos foram o filho do senador Edison Lobão (PMDB-PA), Márcio Lobão, e o ex-senador Luiz Otávio, ligado ao mesmo grupo político. Os mandados expedidos pelo ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) são referentes ao inquérito instaurado a partir de provas obtidas na Lava-Jato e mira desvios e pagamento de propina nas obras da Hidrelétrica de Belo Monte. As medidas decorrem de representação formulada pela Polícia Federal no curso de inquérito que apura pagamento de propina a dois partidos políticos, no percentual de 1% sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor. Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Escrever é saúde
 
Não é à toa que tantas pessoas são entusiastas dos diários e agendas: escrever faz bem para a saúde. reportagem da revista Galileu aponta estudos que mostram os diferentes efeitos da prática. O primeiro diz que escrever pode literalmente curar. Em pesquisa conduzida pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, um grupo de pessoas entre os 64 e 97 anos escreveu sobre seus problemas pessoais durante três dias seguidos. Duas semanas depois, uma biópsia foi feita em seus braços e um acompanhamento foi feito durante 21 dias: 76% daqueles que escreveram sobre seus sentimentos já haviam se curado totalmente no 11º dia, em comparação com apenas 42% do grupo que não fez nada. Os pesquisadores acreditam que a prática ajuda a acalmar o indíviduo, reduzindo os hormônios ligados ao estresse no corpo, melhorando o sistema imunológico.
Escrever é saude 2
Escrever ajuda você a lidar melhor com seus problemas. Um estudo que acompanhou engenheiros em situação de desemprego mostrou que aqueles que escreviam sobre as dores do fracasso conseguiram achar um novo trabalho mais rapidamente. Após oito meses, em torno de 48% deles já estavam empregados em comparação com apenas 19% dos que não tinham esse hábito. Segundo a pesquisa, os profissionais relataram sentir menos raiva em relação ao chefe antigo, além de beberem muito menos.
Escrever é saúde 3
Usar sua letra cursiva ajuda a reter melhor a informação. Em um experimento realizado na Noruega, um grupo de adultos precisou aprender um novo alfabeto. Aqueles que aprenderam a nova língua a partir de escrita manual se saíram muito melhor do que aqueles que utilizaram um teclado. Os especialistas acreditam que isso acontece por causa do tempo e esforço dispensados na escrita manual, o que facilita a fixação da memória.  E Fazer uma lista de  coisas pelas quais você é grato pode melhorar sua qualidade de vida. Cinco frases simples, uma vez por semana. Essa é a receita para dormir melhor, ser mais otimista, ter menos problemas de saúde e até mesmo ter mais vontade de fazer exercícios físicos. É o que indica um estudo na Universidade da California. Os resultados não foram só observados pelos participantes, mas também por suas esposas e maridos, que notaram grande melhora na qualidade de vida dos parceiros.
Musa perigosa
A musa do Brasil de Pelotas 2016, Daiana Freitas, foi presa na quarta-feira pela Polícia Civil de Charqueadas, no Rio Grande do Sul . A mulher de 29 anos estava foragida desde o começo da manhã de quarta-feira, após operação contra lavagem de dinheiro e tráfico de drogas no sul do Estado. Daiana foi detida ao sair da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, após visita íntima ao companheiro, preso em novembro do ano passado na primeira fase da operação. Ela foi transferida para Pelotas. A mulher era um dos alvos da Operação Kataschesi, deflagrada pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) em Pelotas. Foram cumpridos nove dos 12 mandados de prisão. Segundo o delegado Regional de Pelotas, Márcio Steffens, Daiana, mesmo com a prisão do companheiro, prosseguiu participando do esquema. A investigação apurou que a organização lavava o dinheiro do tráfico de drogas comprando imóveis, veículos e joias.
*  A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira emenda para proibir parentes de políticos de aderirem à segunda etapa do programa de repatriação de recursos mantidos ilegalmente no exterior. O texto-base do projeto abrindo novo prazo para o programa tinha sido aprovado mais cedo, proibindo apenas os políticos de participarem do programa.
*  As pessoas com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) têm o cérebro levemente menor, segundo um estudo divulgado ontem, que reitera que se trata de uma alteração física, e não apenas de uma má conduta. Este estudo, o maior até agora dedicado ao cérebro das pessoas com esta síndrome, encontrou “diferenças estruturais” e evidências de atraso no desenvolvimento, segundo os pesquisadores.