Flávio Gomes

10 de Fevereiro de 2017

Um novo impeachment?

De Percival Puggina, arquiteto, empresário e escritor, no site “Diário do Poder”: “… O governo Temer também não deveria cair?’.  Essa pergunta pode comparecer aos lábios de muitos leitores. ‘Deus nos livre disso!’, respondo. Num sistema presidencialista, em que os processos de substituição de governantes se arrastam pelo tempo e com os transtornos que acabamos de presenciar, um novo impeachment seria total irresponsabilidade. Ademais, não teria qualquer viabilidade política, visto que Temer dispõe de sólida base de apoio. Ele só pode ser atingido por uma decisão do TSE que venha a derrubar a chapa Dilma-Temer . Mas isso está longe de ser desejável, ao menos por quem quer o bem do país e almeja, em favor de 12 milhões de desempregados, que saiamos da crise que sufoca o setor privado e o setor público nacional, com pesados reflexos na vida de todos. Que se levantem os sigilos para que a nomenclatura do crime se torne conhecida antes de 2018, e sigam seu imprescindível curso os processos criminais. Mas que a roda da gestão continue girando. Nova e crescente instabilidade, desejada por irresponsáveis, só acrescentaria danos ao que já está danado de ruim.”

Reação

Depois do baque que foi a disputa pela mesa diretora da Assembleia Legislativa, Renan Filho demonstra estar aberto a uma relação mais política com os deputados estaduais. E deve fazer o mesmo em relação a outros segmentos políticos. O tratamento aos aliados deve melhorar consideravelmente a partir de agora.

Meta

O governador visa, acima de tudo, a disputa eleitoral no próximo ano, quando ele irá tentar a reeleição, assim como Renan pai tentará preservar uma das duas vagas que estão destinadas a Alagoas em 2018. O estilo de condução da eleição municipal do ano não deu certo, daí a mudança de comportamento.

Proposta

Do senador Benedito de Lira (PP-AL), ao defender o incentivo a ideias para o enfrentamento da seca: “Nada impede que coisas assim aconteçam, a não ser a ausência de uma política de Estado mais clara e eficiente e uma inércia governamental que temos detectado nos governos estaduais, mais especificamente no meu Estado”.

Bagagem

Fernando Collor de Mello (PTC/AL) é, pela terceira vez, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Foi escolhido quase que por unanimidade. Segundo o jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva, “a pasmaceira recente contrastou com sua marcante atuação por duas vezes à frente da CRE”.

Inovação

O empenho para diminuir emissões de gases do efeito estufa garantiu à Braskem outro reconhecimento, dessa vez no CDP Supply Chain, com o envolvimento de fornecedores que representam 44% de suas emissões indiretas. A Braskem é uma das 29 empresas do mundo, dentre 3.300 avaliadas, a integrar o ranking do CDP.

Novo Iate

Está para ser assinado, a qualquer momento, contrato entre o Iate Clube Pajussara e a Marroquim Engenharia. Pelo que já foi aprovado em assembleia geral, o Iate cederá uma área de 25mX60m para a empresa construir um hotel. Em contrapartida, a Marroquim construirá para o clube uma sede completamente nova.

 

Opinião

Da presidente do STF, Cármen Lúcia, sobre os magistrados: “Todo dia a gente está defasado com o que estava posto a nós mesmos. Num país como o Brasil, que tem 100 modificações na Constituição com menos de 30 anos de vigência, há de se convir que a Constituição e o Diário Oficial continuam sendo leitura obrigatória.”

 

*A Secretaria da Fazenda promove, hoje, o primeiro repasse dos créditos da Nota Fiscal Cidadã de 2017, referente às solicitações feitas entre 1º e 31 de janeiro deste ano. O montante é de aproximadamente R$165 mil e atende 1.685 consumidores solicitantes.

*Acontece hoje uma das mais concorridas festas das prévias carnavalescas: o Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha, em sua 14ª edição, com o tema “Alagoando – 200 Anos de Arte, Cultura e Carnaval”. Às 22 horas, no Centro de Convenções.

*A Edufal lança hoje novas edições de dois livros do professor e economista Cícero Péricles de Carvalho: “Economia Popular – Uma via de Modernização para Alagoas” e “Formação Histórica de Alagoas”. Às 10 horas, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu.

 

*E em parceria com a Edufal o Cesmac lança, também hoje, no mesmo evento, três livros do professor Douglas Apratto Tenório: “Imago Controverso/A Emancipação de Alagoas”, “A Presença Negra em Alagoas” e “Alagoas: a herança indígena”.

*Às 18 horas, no Memorial à República, na Praia da Avenida, lançamento de outros dois livros: “Alagoas, 200”, do jornalista Odilon Rios, e “200 anos de Alagoas: Análise Socioantropológica”, da professora Ana Cláudia Laurindo. Aberto ao público.

* A Escola Técnica de Artes da Ufal está com inscrições abertas para seleção de novos alunos, até as 23h59 de hoje. Há 141 nos quatro cursos e as inscrições são gratuitas. Os interessados podem acessar o Edital nº 2/2017 ou o site da Copeve.

 

*CRB (2×0 para o Altos/ PI) e CSA (4×1 para o Sport Recife) estão eliminados da Copa do Brasil, logo na primeira rodada. ASA (1×1 com a Ferroviária/SP) e Murici (3×1 no Juventude/RS) estão classificados para disputar a próxima fase da competição.

 

Temer terá no STF um ministro para chamar de seu

Ricardo Noblat

Jornalista, sobre a indicação de Alexandre de Moraes, ministro da Justiça licenciado, para o STF