Flávio Gomes

7 de Fevereiro de 2017

Uma opção ruim

De Josias de Sousa, em seu blog, sobre o novo ministro do STF, Alexandre de Moraes: “Em privado, Temer dissera mais de uma vez que considerava Moraes mais útil na Esplanada dos Ministérios. Seus auxiliares apostavam que ele escolheria um ministro do Superior Tribunal de Justiça, de onde saíra Teori. Supremo paradoxo: tomado por seus escritos, o próprio Alexandre Moraes considera que sua migração da pasta da Justiça para uma cadeira do Supremo não seria recomendável. Numa tese de doutorado que apresentou na USP em julho de 2000, Moraes sustentou que ocupantes de cargos de confiança deveriam ser vetados. Moraes escreveu o seguinte: ‘'É vedado [para o cargo de ministro do STF] o acesso daqueles que estiverem no exercício ou tiveram exercido cargo de confiança no Poder Executivo, mandatos eletivos, ou o cargo de procurador-geral da República, durante o mandato do presidente da República em exercício no momento da escolha, de maneira a evitar-se demonstração de gratidão política ou compromissos que comprometam a independência de nossa Corte Constitucional. Quer dizer: se Temer seguisse seus critérios ou os ensinamentos do seu ministro da Justiça, Alexandre Moraes jamais seria escolhido para o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal.”

Aperto

O secretário da Fazenda, George Santoro, disse ao “Valor Econômico” que neste ano, de novo, Alagoas não dará reajuste salarial aos servidores públicos. E justificou: “Precisamos cumprir nossa parte para o acordo de renegociação de dívida. Isso é importante para a sustentação fiscal do Estado no futuro.”

Articulação

Comentários forenses indicam de que há quem trabalhe, política e juridicamente, para que o desembargador Washington Luís seja afastado de vez. Com isso sua vaga, que é do Quinto Constitucional, seria de advogado, no rodízio com o MP. Fernanda Marinela, presidente da OAB/AL, seria a candidata.

Recado

Do novo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, prefeito Hugo Wanderley, de Cacimbinhas: “A população  não quer saber só quanto foi gasto, mas sim como se gasta. Temos que nos preocupar não apenas em divulgar a informação, mas sim com a qualidade da informação divulgada”.

A conferir

Vários prefeitos estão cancelando os festejos de Carnaval, alegando falta de recursos nas prefeituras. Muitos podem até ter razão. Mas, se a História se repetir mais uma vez, daqui a pouco tempo assistiremos a denúncias de que o dinheiro que falta para certos eventos e ações públicas cairá nas mãos de gestores.

Cobrança

Por falar em Carnaval, integrantes da Liga Carnavalesca de Maceió se queixam de que a prefeitura está descumprindo um compromisso assumido junto ao Ministério Público: a instalação de banheiros químicos nos eventos do pré-Carnaval. Domingo, na orla, os quatro banheiros foram pagos pelos organizadores.

Campanha

O Prona/AL reuniu correligionários, num “Café do Prona”, com três convidados: Fábio Loureiro, presidente do PTC/Maceió, o cientista político Eduardo Magalhães e o presidente do PEN/AL, Jaminho. Fábio Leite, presidente do Prona/AL, disse que a ação fez parte do trabalho para obter o registro definitivo.

Opinião

Almir Pazzianoto, advogado e ex-presidente do TST: “A Constituição cidadã, do Dr. Ulysses Guimarães, tem sido repetidamente violada. Vítima de prolixidade faz-me recordar lição de Medicina Legal quando o mestre se referia ao hímen complacente, aquele cuja repetida profanação não prejudica a aparência de virgindade.”

 

*Michel Temer (PMDB) indicou Alexandre de Moraes, do PSDB, para o STF. É mais um amigo do poder a chegar ao STF, nessa via imoral de nomeação pelo Presidente da República. O campeão é o PT, que nomeou sete dos 11 ministros do Supremo.

*O empresário Fernando Amorim faleceu no final de semana, em São Paulo, onde será cremado. Excelente figura humana, presidiu a antiga Ematur e tinha como um dos seus principais negócios o complexo hoteleiro Pratagy, no litoral Norte de Maceió.

*O Governo do Estado inicia hoje o cronograma de atividades do Governo Presente em 2017, com a promoção do “Dia D”, em União dos Palmares, beneficiando outros municípios. O evento será no ginásio de esportes do Residencial Newton Pereira. 

*A Feira Orgânica promovida Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realiza hoje a edição de fevereiro, no estacionamento do órgão, no bairro de Jacarecica, por trás da Delegacia Geral da Polícia Civil. Das 8 às 12 horas.

*O primeiro encontro deste ano das mães e pais de bebês e crianças portadores de microcefalia acontece hoje, no auditório do prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 14 horas. O assunto em pauta hoje à tarde será saúde bucal.

*O Maceió Shopping recebe a VIII Exposição Fotográfica sobre o baile carnavalesco dos Seresteiros da Pitanguinha, que este ano acontece na próxima 6ª, dia 10. A mostra registra a festa de 2016, que homenageou a museóloga Carmen Lúcia Dantas.

*O CRB foi superior ao CSA no clássico pela Copa do Nordestee mereceu os 2×1. O primeiro gol foi em impedimento, mas não justifica a reação de Rafael Tenório, presidente do CSA, falando em complô e sugerindo à torcida não ir mais ao estádio.

 

“Nosso maior desafio é vencer a insegurança institucional provocada pela política e pelo Judiciário”

Eduardo Oinegue

Jornalista e consultor de empresas, em artigo na “Veja” sobre a situação do Brasil