Edmilson Teixeira

7 de Fevereiro de 2017

Matriz de Camaragibe

“Foi um encontro de grande importância para todos nós, principalmente pela maneira de como a CGU tem disponibilizado seus serviços, mostrando-se acima de tudo, como uma grande parceira hoje dos municípios brasileiros” comentou o prefeito de Matriz, Anderson Bolevard sobre o seminário Transparência Pública, apresentado ontem no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas, por técnicos   da CGU, cujo evento ocorreu simultaneamente em todas as capitais do Brasil, por meio do Ministério da Transparência.     

Rio Largo

 

Transparência na gestão pública. Pelo menos essa é a missão do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, conforme tem afirmado. É que ele também participou ontem, do seminário ocorrido no Tribunal de Contas, sobre transparência pública, destacado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria – Geral da União. “Esse é um diferencial da nossa gestão; que busca incentivar a transparência na utilização dos recursos públicos” comentou Gonçalves.  

 

União dos Palmares  

 

Ontem, dia 6 de fevereiro, foi registrada a data do histórico extermínio do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga. Pois bem, visando uma reflexão desse momento marcante, foi que o Baobá Raízes e Tradições, comandando pela Yalorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum realizou o encontro “Honra e Reverência aos Antepassados”. O evento contou com o apoio da Uninassau Maceió, Centro Universitário Maurício de Nassau.

 

União dos Palmares II

 

Com a atuação em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a terceira edição do projeto iniciou a programação com uma vigília, que foi concentrada no domingo, às 23h, na Prefeitura de União dos Palmares. A partir da meia noite, os participantes iniciaram o acolhimento no Sítio Recanto para a formação de cortejo para subida a Serra da Barriga.

 

União dos Palmares III

 

Religiosos, capoeiristas e estudiosos participaram de debates sobre a preservação da cultura palmarina. As discussões foram focadas nas questões de intolerância, racismo e demais perseguições aos afrodescendentes. “Realizar rodas de conversas esclarecedoras acerca da história do Quilombo dos Palmares, bem como a concepção do Parque Memorial, viabilizará uma maior consciência da preservação do mesmo, enquanto patrimônio de todos”, disse o vice-reitor da Uninassau, Pedro Guedes.

 

Atalaia

Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia fechou o mês de janeiro, promovendo a campanha “Janeiro Branco”. O evento foi fruto do engajamento de psicólogos locais e nacionais envolvidos na promoção de saúde mental e cientes da sociedade, uma vez que discutir a temática é investir em qualidade de vida e combater o crescimento de casos como transtornos de ansiedade, transtornos depressivos, suicídio e dependências psicoativas por exemplo.

 

Envolvidos

 

Em Alagoas, a campanha “Janeiro Branco” teve o apoio do Conselho Regional de Psicologia, das Universidades e Faculdade de Psicologia de Alagoas é dá Sociedade Civil Organizada.

 

Guerra

 

O combate ao Aedes aegypti ganha força em Alagoas com a megaoperação que vai acontecer no dia 4 de março, das 7h às 12h, em Maceió, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. Pelo menos 400 homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e agentes de saúde vinculados às Secretarias de Saúde do Estado; e do Meio Ambiente dos respectivos municípios devem atuar na coleta de pneus, um dos principais criadouros do mosquito.

 

Estratégia

A logística e alinhamento das ações sobre o combate ao aedes aegypti foram traçados em reunião ontem pela manhã, na sede do Cosems/AL, com a presença de diretores da entidade, bem como de outros representantes dos órgãos que também fazem parte da Sala Estadual de Combate e Controle do Aedes, a exemplo da Defesa Civil Estadual (órgão coordenador), Exército, Sesau, Secretaria de Saúde de Maceió, além da pasta de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

 

Homem do campo

 

Agricultores, técnicos, dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Ceará participam de intercâmbio tecnológico e sociocultural com agricultores familiares paranaenses. isso durante o evento de agronegócio Show Rural Coopavel 2017, que começou ontem e vai até sexta-feira em Cascavel/PR. A caravana seguiu sob o comando da Cooperativa  Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), tendo à frente seu presidente Luciano Monteiro.

Parceria

Os mais de quatro mil quilômetros percorridos, em quatro dias de viagem, não diminuíram a expectativa dos 108 agricultores nordestinos que foram conhecer novas tecnologias, modelos de produção orgânica e práticas inovadoras que poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas regiões. O intercâmbio é realizado pelo 20º ano consecutivo. De acordo com o presidente da Carpil, o intercâmbio possibilita levar e adequar conhecimentos tecnológicos da agricultura familiar do sul do Brasil aos produtores do Nordeste.

 

Cooperativa 

A cooperativa alagoana atua desde 1979 e está presente em 37 municípios alagoanos. Têm 2.642 agricultores familiares quilombolas, mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais cooperados. A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Saúde de Baixo é uma das 473 associações beneficiárias da Carpil.