Roberto Baia

7 de Fevereiro de 2017

Caos na Educação

O promotor de Justiça Kleber Valadares Coelho Júnior tomou conhecimento do descaso da administração anterior de Campo Grande em relação aos serviços prestados na educação, após receber denúncia do secretário municipal, Teógenes Higino Melo Lessa. Para garantir o direito da criança e do adolescente, foi firmado com o município um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC).

 

Falta tudo

O ex-prefeito Miguel Higino é sobrinho do atual prefeito Arnaldo Higino Lessa. De acordo com o MP, a deficiência de gestão pública culminou com a não conclusão do ano letivo de 2016, em decorrência da falta de merenda, de transporte escolar, greve de professores e outros problemas na estrutura educacional.

 

Completo abandono

Entre os compromissos firmados pela Prefeitura, encontra-se a realização do levantamento da situação física de todos os prédios escolares, no período compreendido de 30 de janeiro a 13 de fevereiro, constando, o estado da parte elétrica, hidráulica, cadeiras, paredes e quadros. O Poder Municipal também deverá realizar reparos e reformas necessários em todas as unidades de ensino da rede municipal no período de 20 de fevereiro a 31 de julho.

 

Medidas judiciais

“Compete ao Ministério Público promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção dos interesses individuais, difusos ou coletivos relativos à infância e à adolescência, assim como zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis”, considerou o promotor de Justiça no TAC, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Gestões eficientes

Com Ascom: Ao falar para um auditório lotado, durante a abertura do seminário sobre Transparência Pública, promovido pela Controladoria Geral da União, o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley Caju disse que, mais uma vez, prefeitas e prefeitas atenderam ao chamado porque sabem da importância do objetivo- que também é o dos prefeitos-  fazer gestões eficientes.

 

É regra

 

O presidente ressaltou que transparência não é opção, é regra. Os prefeitos que assumiram em janeiro, mesmo com todas as dificuldades , estão buscando meios para cumprir o que manda a lei. Reconhece que a sociedade busca informação, além de números. 

 

Qualidade da informação

“A população  não quer saber só quanto foi gasto, mas sim como se gasta. Temos que nos preocupar não apenas em divulgar a informação, mas sim com a qualidade da informação divulgada” e finalizou dizendo que gestores, vices, controladores e secretários foram ao Encontro porque todos acreditam no que se propuseram a fazer.

 

Corrupção

Durante toda a manhã, técnicos da CGU apresentaram medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência das informações públicas e gastos governamentais.

 

Será homenageado

O presidente executivo da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) e narrador esportivo, Nelson Santos Filho, receberá nos próximos dias uma homenagem da Associação de Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA). Sergipano de nascença e alagoano de coração, o cronista será agraciado com o título de sócio benemérito da entidade que administra toda a crônica esportiva do estado.

 

Personalidades

Além de Nelson Filho, outras personalidades serão agraciadas com a homenagem, a exemplo do Governador do estado Renan Filho e do Secretário de Comunicação do estado, Ênio Lins. O título de sócio benemérito é entregue ao cidadão que tenha uma reputação exemplar, podendo ser ligado ou não a entidade, que tenha prestado serviços relevantes à ACDA ou à causa dos desportos nacionais, desde que obtenham indicação da Diretoria e aprovação em Assembleia Geral.

 

… Nelson iniciou sua carreira na Rádio Difusora AM, de Sergipe (SE), hoje Rádio Aperipê AM. Sua vida no rádio esportivo teve início, exatamente, numa quarta-feira, 31 de março de 1976.

 

… De lá para cá o explosão do Nordeste, apelido carinhoso do narrador, atuou também na Rádio Liberdade AM, de Sergipe (1976); Rádio Difusora AM, de Sergipe (1977); Rádio Novo Nordeste AM, de Arapiraca (AL), (1977/1989); voltou à Rádio Liberdade AM, de Sergipe (1989/1990); na sequência, voltou à Rádio Novo Nordeste (1990), onde permanece até hoje.

 

… Trabalhou também nas rádios Difusora AM, Jornal AM, Sampaio AM e Gazeta de Alagoas AM (em Alagoas); e Cultura AM, Jornal AM, Capital AM e Atalaia AM (em Sergipe). Ele narrou as Copas do Mundo nos Estados Unidos (1994) e na França (1998).

 

… Além disso, cobriu a Copa América do Chile (1991) e no Uruguai (1995) e os campeonatos sergipano, alagoano, brasileiros das quatro séries, Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Nelson Filho é autodidata; já transmitiu futebol de salão, apresentou programas musicais e fez reportagem de rua.