Roberto Baia

2 de Fevereiro de 2017

Palmeira sem água

Com informações da assessoria: O senador Benedito de Lira e o prefeito Júlio Cezar estão buscando uma solução para o abastecimento d’água da cidade de Palmeira dos Índios. O projeto de captação na Barragem de Bálsamo está orçado em 50 milhões de reais, recursos que deverão ser captados junto ao Governo da União.

 

Pediu ajuda

Na quarta-feira, 1° de fevereiro, o prefeito Júlio Cezar foi a Brasília pedir ajuda para resolver a grave situação hídrica da cidade Palmeira dos Índios. Esteve no Ministério da Defesa e pediu ao ministro Raul Jungman que sejam cedidos caminhões pipas do Exército. Esteve também no Ministério da Integração, e pediu ao ministro Helder Barbalho que sejam fornecidos equipamentos para escavação de poços artesianos.

 

Emergência

“São soluções de emergência para as quais a população de Palmeira dos Índios não pode esperar. Mas para resolver o problema de água para os próximos 20 anos, precisamos do projeto de captação do sistema de Bálsamo, que já abastece a cidade de Bom Conselho, mas tem capacidade para nos atender pelo menos nos próximos 20 anos”, explicou o prefeito.

 

Prefeito corrupto

Com informações do cadaminuto: O Ministério Público Estadual (MPE/AL) determinou a abertura de três inquéritos civis públicos para investigar o ex-prefeito de Girau do Ponciano, Fábio Aurélio, pelo atraso nas obras de reforma nas escolas que duraram mais de dois anos.

 

Foi denunciado

Em 2015, a população de Girau denunciou o gestor por não ter concluído a reforma e muitos alunos ficaram fora da sala de aula. Na época, a prefeitura já teria pago a empresa Colibrir LTDA o valor de R$ 1 milhões, conforme constava no portal da transparência.

 

“Conluio”

A empresa é citada na portaria do MPE de ter feito “conluio” com o ex-prefeito para a “retirada, em benefício próprio, de valores oriundos de licitações públicas relacionadas à reforma e ampliação de escolas”.

 

Outras empresas

Em outra portaria, que também tem Fábio Aurélio como alvo das investigações, o promotor da comarca de Girau do Ponciano, Kleber Valadares C. Júnior, cita outras empresas como a Antônio Carlos Barbosa Gama; Nec Engenharia Ltda. – Epp; Luciano Lima Lopes e Cia-me, de também terem se beneficiado de valores oriundos de licitações públicas relacionadas diversos objetos.

 

Vingança

Com informações do 7segundos: O atirador do caso ocorrido na cidade de Limoeiro de Anadia, no último sábado (28), se entregou à polícia na quarta-feira (1º). Segundo informações do delegado Carlos Humberto de Almeida, o atirador, Umberto Ferreira Santos, conhecido como Betinho, disse estar bastante emotivo após a tentativa de assassinato e que foi motivado pelo sentimento de vingança.

Passou por acaso

Ainda segundo o 7segundos, Betinho estava passando pela igreja, e segundo ele, as vítimas teriam sorrido para ele de forma provocativa. Em seguida, o atirador invadiu a igreja e tentou assassinar duas testemunhas (pai e filho) que estavam em um casamento. Na visão do acusado, as vítimas estariam envolvidas nas mortes do pai e filho dele. Após o crime ele saiu da instituição religiosa e evadiu do local dirigindo o próprio carro.

 

União dos Palmares

 

Os habitantes de União dos Palmares e São José da Laje serão beneficiados com as ações das duas primeiras edições do Dia D do Governo Presente em 2017, que acontecem nos dias 7 e 14 de fevereiro. Durante as atividades, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai atender idosos e pessoas com deficiência com a realização de novos cadastros do Cartão do Idoso e do Beneficio de Prestação Continuada (BPC).

 

 

… Segundo a secretária executiva de Assistência e Desenvolvimento Social, Morgana Tavares, a expectativa da Seades é realizar pelo menos uma centena de novos cadastros para o Cartão do Idoso em cada um dos municípios atendidos.

 

… “Vamos receber toda a demanda que surgir, com o apoio das equipes do município. Também vamos orientar a população sobre as novas regras para solicitar o BPC, determinadas pelo governo federal”, explicou a secretária executiva.

 

…  “Outro foco da nossa atuação no Dia D é prestar esclarecimentos sobre a averiguação e a revisão cadastral do Bolsa Família. Muitos beneficiários deixaram de fazer a atualização de dados ou estão em dúvida sobre o procedimento. Queremos garantir esse direito a quem realmente precisa do benefício”, afirmou Morgana Tavares.