Blog do Dresch

1 de Fevereiro de 2017

Eleição no Cigip

Na segunda-feira, paralelo com a eleição da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em que tivemos como eleito o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley (PMDB), ocorreu também na sede da própria entidade, o pleito para definir o presidente do Cigip, que é o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública. O eleito foi o prefeito do sertanejo município de Carneiros, Geraldo Agra (PMDB), o Neguinho.  Tanto Hugo na AMA, como Neguinho no Cigip, ambos concorreram suas respectivas  eleições sem a presença de chapas adversárias.  

 

Conterrâneo

 

O Cigip tem contabilizado em seu quadro de associado hoje, 68 Prefeituras. Neguinho obteve votação de 57 prefeitos, justamente os que compareceram ao evento, cuja posse ocorreu no mesmo dia. Neguinho irá substituir seu conterrâneo do Sertão, o prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote, que agora fica na condição de Tesoureiro do órgão. A prefeita de Batalha, Marina Dantas será a sua vice; e tesoureiro substituto, Anderson Kennedy, de  Matriz de Camaragibe.

 

Planos

 

“Vamos agregar nossos trabalhos com a força da união de todos os nossos associados, sobretudo para superar a crise econômica que assola o País, buscando dentro do Cigip alternativas favoráveis, que venham se encachar dentro dos nossos padrões” disse o presidente eleito Neguinho, ressaltando que trabalhar conjuntamente por meio de Consórcio, tem sido a melhor maneira de viabilizar serviços com valores financeiros mais em contas para os municípios.  

 

 

Pão de Açúcar

Sábado último a Prefeitura realizou  o segundo Mutirão de Abastecimento de Água em onze comunidades da zona rural. Após a ação que teve participação voluntária de motoristas e proprietários de caminhões-pipa, 58 famílias receberam cerca de 500 mil litros de água própria para o consumo humano.

Operação

Doze caminhões-pipa, sendo dois da Prefeitura, foram usados nesta ação de combate à sede e de promoção à cidadania durante todo o dia e boa parte da noite. As famílias receberam água captada diretamente do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, e também do trecho quatro do Canal do Sertão, em São José da Tapera. As atividades começaram por volta das 6h e seguiram até às 22h.

Delmiro Gouveia

Um desfecho sobre a crítica fase vivenciada pela a fábrica da Pedra, com mais de um século de existência, foi dado  ontem pela direção da empresa. É que dos 420 operários que estavam há oito meses de férias coletivas, desses ficaram apenas 18, o restante foi demitido.  A fábrica ficou encalhada numa dívida junto com a Eletrobras, que passa da casa dos R$ 2.6 milhões, razão de ter havido um corte por completo do sistema de energia desde março do ano passado.  Desde 1992, que a  indústria pertence ao Grupo Carlos Lyra.

Grito

Na segunda-feira da semana passada, houve uma grande manifestação em Delmiro, envolvendo os funcionários e seus familiares, numa ação de desespero, onde com faixas e cartazes pediam uma força do governo do Estado, a fim de equacionar a dívida milionária da Fábrica da Pedra, junto a Eletrobras.  Naquele mesmo dia, o prefeito Padre Eraldo esteve à noite em Maceió com o governador Renan Filho, clamando para que o Estado pudesse encontrar uma saída. Na ocasião, Renan prometeu em se inteirar  do caso e agendou um outro encontro.

Transparência

 

Terminou ontem o prazo para os prefeitos se inscreverem para o I Encontro Município Transparente. O evento será na próxima segunda-feira, no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas. O Encontro  objetiva  orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais e ocorrerá paralelamente em 26 estados do país, tendo à frente o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Conteúdo

A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, lei anticorrupção e atuação do controle interno na administração pública. Será apresentado também o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados e avaliações do Ministério da Transparência para apoiar a gestão municipal, indicando informações específicas de cada localidade do país.

Olho d’Água das Flores 

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) inaugurará, nesta quarta-feira, a unidade do serviço Juceal Express no município de Olho d’Água das Flores. O ponto de atendimento para entrada de processos de abertura, alteração e baixa empresarial será o 22º instalado no interior do estado.

 

Messias

 

Ontem mais um lixão foi fechado no interior alagoano, após interdição da Prefeitura.  Agora  foi a vez do município de Messias encerrar as atividades de descarte irregular de lixo e passar a destinar seus resíduos à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Metropolitana, situada no município do Pilar. O Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Alagoas, acompanhou a operação. No total, já são 23 vazadouros interrompidos.