Roberto Baia

28 de Janeiro de 2017

Novo comando

A Polícia Militar de Alagoas confirmou na manhã de ontem, sexta-feira (27) que o tenente-coronel Enio Bolivar de Albuquerque irá comandar o 3º Batalhão de Arapiraca. A informação foi divulgada um dia antes, em primeira mão pelo jornalista Niel Antônio, e replicada nesta coluna. Bolivar ocupará a vaga deixada pelo tenente-coronel J. Cláudio, que assume a presidência da Asssociação dos Oficiais Militares de Alagoas (ASSOMAL). J. Cláudio permaneceu à frente do 3º BPM durante os últimos 10 meses.

 

Outras mudanças

Também houve mudanças em outros cargos. O tenente-coronel PM José Daniel de Lima Neto, que era o comandante do Batalhão de Rádio Patrulha, agora irá assumir o cargo de Comandante do BOPE; o major Marlon Batista de Araújo, que era comandante do BPEsc (Batalhão Escolar), agora assumirá o cargo de comandante do Batalhão de Radio Patrulha (BPRP).

Enio Bolivar

Bolivar foi o primeiro militar brasileiro a participar do curso de Low Light nos Estados Unidos, no estado do Texas, conhecido por ter uma das melhores polícias do mundo. A técnica existe desde 1970 e desde então é utilizada pelos policiais americanos.

Recentemente, Bolivar publicou o livro “Baixa Luminosidade: Técnicas e Táticas”, que reúne conteúdos que auxiliam agentes de segurança pública em incursões e operação em ambientes sem incidência de luz.

 

 

 

Pediu ressarcimento 1

A Defensoria Pública de Alagoas solicitou, através de uma Ação Civil Publica, no último dia 25, que a Prefeitura de Canapi e a empresa Advise Consultoria & Planejamento Eireli devolvam do dinheiro dos candidatos inscritos no concurso público da cidade. O concurso foi cancelado no final do ano passado, mas até o momento os inscritos não receberam a devolução da taxa de inscrição.

 

Pediu ressarcimento 2

Em março de 2016, a Prefeitura Municipal de Canapi anunciou a realização de concurso público para o preenchimento de vagas em diversos cargos públicos. As inscrições e pagamentos das taxas foram efetuados pelos candidatos, mas as provas, que foram remarcadas por três vezes, nunca aconteceram e o certame foi suspenso por força de um Decreto Municipal, assinado em novembro de 2016 e posteriormente.

 

Número de inscritos

De acordo com relatório que consta a lista de concorrência do concurso, divulgada pela empresa organizadora, 6.734 pessoas se inscreveram para disputar os 50 tipos de cargos disponíveis no edital e pagaram taxas que variam entre R$ 60 e R$ 90.

 

Serviço defasado

Arapiraca é uma cidade que vem crescendo economicamente ao longo dos seus 92 anos de existência, no entanto, não tem se desenvolvido em todos os aspectos. Com 231.053 habitantes, de acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Arapiraca ainda não disponibiliza para a população de um transporte coletivo estruturado e de qualidade, apenas pouco mais 8,65% da população utiliza, o serviço.

 

Insuficiente

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Arapiraca existem quatro empresas responsáveis pelo transporte de passageiros na cidade. Segundo a assessoria, as empresas são distribuídas em todas as regiões da cidade e atendem também a zona rural e 6 mil usuários utilizam o transporte diariamente

 

 

Sem pontos

Também foi informado que o Departamento de Engenharia e Tráfego (Detra) de Arapiraca está criando um banco de dados para levantar a quantidade de pontos de ônibus existentes em Arapiraca, mas ainda não há uma quantidade exata. Por isso, há pontos fixos e alternativos – em que o motorista para devido a presença do usuário.

 

União dos Palmares

Com o intuito de reafirmar o compromisso de levar dignidade à população de Alagoas, o Governo do Estado, coordenado pelo Gabinete Civil, realizará a primeira edição do Dia D Governo Presente deste ano, em União dos Palmares, no dia 7 de fevereiro.

 

 

 

 

… A população receberá ações das secretarias de Estado da Mulher, da Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Agricultura, Transporte e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Trabalho, e de Esporte e Lazer, além do Instituto de Identificação.

 

 

… Um dos destaques desta edição é o exame de acuidade visual realizado pela Secretaria de Saúde numa comunidade quilombola.

 

 

… O Dia D Governo Presente é coordenado pelo Gabinete Civil, em parceria com outras secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado.