Roberto Baia

27 de Janeiro de 2017

Barra de Santo Antônio

A prefeita da Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura (PSDB), reuniu-se na última quarta-feira, 24, com o governador Renan Filho (PMDB), para relatar a situação caótica em que se encontra o município. Segundo Emanuella, além de problemas de caixa e salários atrasados, ainda constatou-se várias e graves irregularidades em nomeações e contratações de pessoal.

 

Funcionários fantasmas

“São desde funcionários fantasmas a contratações para cargos técnicos sem a devida formação, e benefícios previdenciários que se estendem irregularmente por cerca de 15 anos, além de pensões pagas indevidamente”, afirma a assessoria da prefeita.

 

Denunciou a CGU

A prefeita afirma que também encontrou problemas estruturais em obras executadas com dinheiro federal. “Um desprezo total com os recursos públicos e desrespeito ao povo da Barra”, critica a gestora, que comunicou o fato à Controladoria Geral da União (CGU) e ao CREA e tem trabalhado em parceria com o Ministério Público na busca de devolver a legalidade à gestão municipal.

 

Nova direção

A 7º Ciretran, órgão ligado ao Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), a partir desta semana, terá a direção do ex-prefeito de Olho d’Água do Casado, Gualberto Pereira. A decisão do governador Renan Filho, nomeando Guaberto foi publicada na manhã da última quinta-feira (26) no Diário Oficial do Estado (DOE/AL).

A 7ª Ciretran está localizada na cidade de Delmiro Gouveia, mas atendo também os municípios de Água Branca, Mata Grande, Piranhas, Canapi, Inhapi e Olho d’Água Grande, cidade de Gualberto Pereira.

 

Sem aumento

Em uma decisão acertada e que deveria ser aplicada em todos os municípios alagoanos, o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, manteve a suspensão do aumento salarial, em 30% dos vereadores de Palmeira dos Índios. A decisão barra a aprovação do projeto de lei aprovado pela Casa Legislativa no dia 22 de dezembro. A proposta faria o salário dos vereadores chegar a R$ 7.500,00 e a verba de gabinete ser elevada para R$ 2.500,00.

 

Aumento fere a constituição

A Câmara de Vereadores afirmou que o projeto de lei estaria em conformidade com a Constituição Federal e toda a legislação infraconstitucional em vigor, havendo obediência ao princípio da moralidade. Mas o desembargador não concorda e diz que “o ato que prevê majoração dos subsídios dos vereadores dias antes do início de nova legislatura afronta nitidamente os princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade”.

 

Treinamento de secretários

Na busca por uma melhor prestação de serviço ao usuário do Sistema Único de assistência Social (Suas) em Alagoas, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) tem recebido gestores e técnicos que atuam nos municípios para fortalecer a relação com as Prefeituras, passar orientações e esclarecer dúvidas sobre benefícios e programas sociais.

 

Quebrangulo

Na última quinta-feira (26), a equipe do município de Quebrangulo, comandada pela secretária Cristina Lima, esteve reunida com a superintendente de Assistência Social da Seades, Elis Correia, para debater avanços na política pública no município.

 

Outras cidades

Além de Quebrangulo, nesta semana foram atendidos municípios como Batalha, Carneiros, São José da Tapera, São Luiz do Quitunde, Maceió, Viçosa e Marechal Deodoro. A superintendente Elis Correia, explicou a mentalidade dos gestores em relação às reuniões técnicas.

“A ideia do secretário Fernando Pereira é que estejamos sempre muito próximos do município, uma vez que o papel do Estado é orientar, capacitar, e ter uma conexão permanente com eles, por meio dos secretários municipais e da equipe técnica”, destacou.

 

Arapiraca

Com informações do jornalista Niel Antônio: Ainda não é oficial, mas com a saída do tenente-coronel J. Cláudio para assumir a presidência da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (ASSOMAL), o comandante do Bope, tenente-coronel Enio Bolivar, deverá assumir o comando do 3º Batalhão de Arapiraca.

 

 

 

… Bolivar foi o primeiro militar brasileiro a participar do curso de Low Right nos Estados Unidos, no estado do Texas, conhecido por ter uma das melhores polícias do mundo. A técnica existe desde 1970 e desde então é utilizada pelos policiais americanos.

 

… Recentemente, Bolivar publicou o livro “Baixa Luminosidade: Técnicas e Táticas”, que reúne conteúdos que auxiliam agentes de segurança pública em incursões e operação em ambientes sem incidência de luz.

 

… O tenente-coronel J. Cláudio permaneceu à frente do 3º BPM durante os últimos 10 meses.