Roberto Baia

24 de Janeiro de 2017

Coletiva em Arapiraca

Apesar de ter antecipado em um site da capital algumas denúncias que pretende fazer contra ex-gestores que, segundo ele, deixaram um “rombo” de R$ 70 milhões nos cofres da municipalidade, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, vai prestar um relevante serviço ao povo arapiraquense se der nomes aos bois para que, finalmente, esses políticos sejam responsabilizados por desvios de recursos públicos.

Nos quatro cantos da cidades estão todos de mãos e pés bem juntinhos para ouvir o pronunciamento do prefeito arapiraquense.

Portanto, com a palavra Rogério Teófilo.

 

Reajuste

Os servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) vão ter seus salários reajustados em 6,29%, o que corresponde ao índice inflacionário de 2016. O percentual de aumento foi proposto pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e aceito pela categoria após assembleia realizada na última sexta-feira (20). Agora, o chefe do MPE/AL encaminhará o projeto de lei que prevê o reajuste para a Assembleia Legislativa de Alagoas para a apreciação dos deputados estaduais.

 

Assembleia

Foi na manhã de segunda-feira (23) que o procurador-geral de Justiça foi informado pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas (Simpeal) sobre o resultado da assembleia realizada na sexta-feira passada. Por unanimidade, a categoria decidiu aceitar a proposta de 6,29%, apresentada por Alfredo Gaspar de Mendonça.

 

Servidores

“Os servidores são essenciais ao bom andamento dos trabalhos aqui no Ministério Público, por isso, resolvemos estabelecer um canal de diálogo permanente. Chegamos a um entendimento e isso mostra o clima de harmonia que está existindo entre a instituição e os seus colaboradores”, destacou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

 

Marechal 1

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro iniciou na segunda-feira (23) as matrículas dos aprovados no Exame de Seleção para os cursos técnicos da instituição, com início em 2017. As matrículas podem ser feitas até a sexta-feira (27), no próprio Campus, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Os cursos de Guia de Turismo e de Meio Ambiente receberão um total de 200 novos alunos em 2017. Os feras devem ficar atentos aos documentos exigidos para a matrícula. A lista está publicada no site www.marechal.ifal.edu.br .

 

Marechal 2

Depois do período de matrículas dos classificados, à medida que surgirem vagas remanescentes, os suplentes serão convocados por ordem de classificação. As novas chamadas serão divulgadas também no endereço http://exame3.ifal.edu.br/.

 

Operações do Gecoc

A grande expectativa é quanto às operações do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) em cidades do Agreste alagoano. Recentemente o órgão promoveu uma nova operação na região Sertaneja, nas cidades, nas Prefeituras de Poço das Trincheiras e de Ouro Branco e as residências dos seus respectivos ex-prefeitos, José Gildo Rodrigues Silva e Atevaldo Cabral Silva.

 

Ex-prefeitos

Já no Agreste, existem rumores de que as ações devem atingir pelo menos três ex-prefeitos, que estão sendo investigados pela prática de improbidade administrativa, com desvios de recursos e fraudes em licitações.

 

Alto Sertão

Em Poço das Trincheiras e de Ouro Branco, ao lado da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar (PM), o Gecoc cumpriu 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela 17a Vara Criminal da Capital, que também presta apoio à ação.

 

Outras cidades

Tal como ocorrera ontem em Pão de Açúcar e Maravilha, o Gecoc busca apreender documentação relacionada a atividades das Secretarias Municipais de Finanças, Administração e Cultura, das Comissões Permanentes de Licitação (CPL) e dos setores de contratos.

 

Peculato

De acordo com o Gecoc, tal documentação pode comprovar a prática de peculato por parte dos ex-prefeitos e supostos funcionários que tenham contribuído para o dano ao erário durante os anos de 2013 a 2016

 

 

 

… Os 609 agricultores familiares do projeto público de irrigação Boacica, implantado e gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município de Igreja Nova (AL), iniciam o ano de 2017 com uma boa notícia. A água que viabiliza seus plantios fica assegurada com a entrada em operação do primeiro módulo flutuante da nova estrutura da estação de bombeamento, um investimento federal de R$ 10 milhões executado pela Codevasf.

 

… A nova estrutura implantada pela Codevasf foi inaugurada nesta sexta-feira (20) e possui seis conjuntos de motobombas, cada uma com o dobro da vazão das antigas, porém com potência instalada reduzida à metade.

 

… A estrutura é formada por dois módulos flutuantes, cada um equipado com três conjuntos de motobombas de vazão total de 9 m³ por segundo.