Edmilson Teixeira

20 de Janeiro de 2017

Junqueiro

A ex-primeira-dama de Junqueiro, dona Cleonice de Jesus Almeida, 83, está tendo uma recuperação satisfatória em Maceió, onde está internada no hospital Arthur Ramos, depois de ter sofrido uma AVC no começou deste ano. Dona Cleonice é viúva do ex-prefeito Abel Almeida, que administrou Junqueiro nos anos 70. “Toda a família está engajada na recuperação da nossa mãe, sobretudo na expectativa para que tão logo ela receba alta do hospital”, comentou o filho Ederaldo Almeida.

Capela

Religiosos estão celebrando desde ontem, a passagem do Dia de São Sebastião num clima de muita festa. Nesta sexta-feira, 20, data oficial do evento, haverá a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade. A Cavalhada que é uma tradição histórica nessa festa, começou na tarde de ontem, cuja etapa final será logo mais às 15h, ao lado da Escola Estadual Edite Machado.

Palmeira dos Índios

Como forma de proporcionar uma inovação na festa de momo 2017 em Palmeira dos Índios, é que um grupo de amigos resolveu se reunir, a fim fundar um bloco carnavalesco batizado de “BanhodeKana”. “Foi uma ideia simples e animada que criamos, com o intuito de alegrar a cidade no domingo de Carnaval, sobretudo para resgatar o frevo de rua palmeirense” comentou Rinaldo, um dos integrantes do grupo. Afirma, que o bom é que se trata de um evento sem fins lucrativos, onde visa tão somente animar os foliões que não se ausentarão na época carnavalesca para as cidades litorâneas e ribeirinhas.

Festeira

Sabe-se que Palmeira dos Índios tem tradição de ser uma cidade festeira; e é com  esse pensamento e o desejo de fazer valer essa qualidade, que os amigos Rinaldo, Diógenes, Chico, Gilson, Luciano e Everton estão se engajando nessa tarefa sadia de viver alegre. Mas, o grupo afirma que como toda festa tem seus gastos, eles estão buscando apoio no comércio local como forma de parceria; por isso é que todos esperam que as empresas privadas e amigos  sejam os verdadeiros colaboradores para o pleno êxito do bloco.

Farra

Dentre muitas atrações, o bloco “BanhodeKana” disponibilizará cerveja, refrigerante e água grátis para os foliões. Uma banda de frevo irá acompanhar os participantes durante o percurso de saída até a concentração, onde haverá um trio elétrico para “sacudir” o verdadeiro Domingo de Momo. E como se não bastasse, para fazer jus ao nome do bloco, haverá em meio a seu encerramento festivo, um verdadeiro BanhodeKana entre todos os foliões.  

 Atalaia  – situação critica  

Ontem o prefeito Chico Vigário assinou  decreto de situação de emergência em decorrência da forte estiagem no município. O decreto foi assinado após laudo apresentado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através de vasta documentação comprovando a crítica situação hídrica na região.

Atalaia – busca

Com essa ação o Governo Municipal visa tomar medidas que possibilitem a disponibilidade do recurso hídrico, construindo-se condições de reservas de água para uso humano e sustentabilidade dos lençóis freáticos, preservando assim o equilíbrio do meio ambiente.

Transparência

Prefeitos alagoanos estão sendo intimados a comparecer no dia 6 de fevereiro em Maceió. Será uma grande oportunidade para todos, pois o Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União estão oferecendo um grande encontro estadual, a fim de destacar o tema: “Município Transparente”.

Ministro

O evento Município Transparente,  que ocorrerá das 8h às 12h no Tribunal de Contas do Estado, visa ajudar prefeitos eleitos e controladores internos a entender melhor os mecanismos de aplicação e prestação de contas de recursos federais e orientar sobre iniciativas para melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.  A abertura será feita em vídeo pelo ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim.

Pão de Açúcar / Maravilha

É delicada a situação do ex-prefeito Jorge Dantas, assim também como a do prefeito de Maravilha, Carlos Martins. É que ontem suas Prefeituras foram alvo de uma operação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e do MPE.  A  ação visa cumprir mandados de busca e apreensão, tendo em vista as suspeitas de desvios de recursos públicos por meio de contratos fraudulentos que os dois praticaram.

Delmiro Gouveia

Depois de vários meses apurando um roubo que ocorreu numa escola estadual, na cidade de Delmiro Gouveia, em pleno feriado do dia 7 de setembro do ano passado, a Polícia Civil chegou à conclusão esta semana, de que a cena foi protagonizada por uma ex-diretora da própria escola. Trata-se da professora Lucrécia Rodrigues, que na oportunidade teria feito um verdadeiro arrastão nas comidas da merenda escolar, conforme gravações registradas nas câmeras de vídeos. O pior: estava com um revólver e acompanhada com dois alunos.   

Porto Real do Colégio

Ontem o prefeito Aldo Ênio Borges, decretou e publicou no Diário Oficial do Estado, situação de emergência administrativa para um período de três meses. Segundo Borges, a estrutura administrativa encontra-se em precariedade. Além disso, houve a subtração de toda a documentação referente aos contratos administrativos, de pastas funcionais dos servidores, inclusive com arquivos digitais. 

Porto Real do Colégio II

“A administração não tem possibilidade de consultar dados capazes de nortear o início da nova gestão municipal, com a ausência de informações concernentes à folha de pagamento dos servidores”, afirmou Aldo Ênio Borges no decreto.

Joaquim Gomes

A Prefeitura que anda mais quebrada de que arroz de terceira,  está sendo obrigada judicialmente a bancar todas as despesas para uma cirurgia dentária de uma paciente que reside no município. O valor está sendo estimado em 12 mil reais. A decisão foi do juiz local, Lucas Dória, cujo prazo de 48 horas para ser pago termina nesta sexta-feira. A ação vinha se arrastando na Justiça desde o ano passado.