Edmilson Teixeira

19 de Janeiro de 2017

Atalaia, fim do lixão!

O sistema de irregularidade de como era depositado o lixo de Atalaia, agora é coisa do passado. É que logo quando assumiu o comando da Prefeitura este mês, o prefeito Chico Vigário (cabeça da mesa) fechou o Lixão, que funcionava nas mediações do povoado Santo Antônio, a fim de conduzir todo material coletado na cidade, para a Central de Tratamento de Resíduos (CRT) instalada no município do Pilar/AL. Por essa razão foi que na manhã desta quarta-feira, o prefeito recebeu em seu gabinete, uma equipe técnica do IMA, justamente para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta, para que todos os detalhes do projeto sejam concretizados de forma oficial.    

Atalaia – sadia

 “A nossa gestão não compactua com a continuidade da disposição de irregularidades dos resíduos sólidos. Por isso é que estamos por meio do IMA  se adequando  de imediato ao que dispõe a Lei Federal  de nº 12.305/2010, tornando-o ambientalmente equilibrado o município de Atalaia, sobretudo determinado em realizar a disposição de resíduos gerados de maneira ambientalmente correta, proporcionando uma sadia qualidade de vida para sociedade atalaiense, assim realizando a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras  gerações” comentou o prefeito.  

 

Modernização

 

O destaque da CTR alagoana é a tecnologia e a atenção ao meio ambiente. O projeto, segundo a engenheira de aterro Greice Carvalho, atende aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. É uma alternativa para pôr fim aos lixões. A estrutura pode atender a 25 cidades da região metropolitana de Maceió e do Agreste. Diz  Greice Carvalho, que a CTR recebe tanto resíduos domiciliares como industriais. Pilar, Marechal e agora Atalaia são as cidades metropolitanas que estão fazendo parte dessa inovação. 

Chã Preta

 

O escritor e advogado Olegário Venceslau está organizando as comemorações do centenário de nascimento do saudoso padre Dimas de Brito, que nasceu no dia 2 de junho de 1917. Natural da cidade de Chã Preta o religioso destacou-se como exímio professor de Português e por vários anos foi diretor do antigo Colégio Pio XII, em Palmeira dos Índios nas décadas de 50 e 60, passando por suas mãos diversos alunos que hoje são médicos, advogados, juízes, engenheiros, políticos. 

 

Acidente

 

Lembra Olegário, que o padre Dimas teve a oportunidade de ser nomeado superior da Ordem do Sagrado Coração de Jesus, para a região Nordeste; pena, diz, que não chegou a assumir o cargo, por conta de um acidente de automóvel numa rodovia de Mossoró/RN, em 1976, quando tinha apenas 59 anos de idade.

 

Livro

A comissão do centenário presidida por Olegário Venceslau e integrada por outros estudiosos como; Ari Vasconcelos, Tó Teixeira, Graça Vasconcelos, Célio Rebelo e padre Geraldo, está se articulando, a fim de comemorar a data, tanto em Chã Preta como em Palmeira dos Índios, cujo ápice do evento, será o lançamento de um livro que trará a biografia do religioso.    

 

 

Igreja Nova

Nesta sexta-feira pela manha, a Codevasf estará em Igreja Nova entregando aos agricultores irrigantes de Boacica, o primeiro módulo flutuante da nova estrutura da Estação de Bombeamento Ceci Cunha. O serviço é composto por dois módulos flutuantes, cada qual equipado com três conjuntos motobomba com vazão total de 9 m³ por segundo. Para execução da obra, estão sendo investidos pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, pouco mais de R$ 10 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Penedo

A Cultura e a música penedense estão de luto! “Perdemos um extraordinário maestro, um grande mestre, um competente e talentoso músico e um militar exemplar: maestro Raymundo Santos. Maestro  das bandas de músicas da  Policia Militar de Sergipe, da musical penedense, foi maestro em Arapiraca e Belo Monte de onde é natural. Maestro Raimundo era subtenente da Policia Militar em Sergipe, sendo fundador da primeira banda de música de Penedo, bandinha Lar de Nazaré” comentou Geraldo José, do site Diário Penedense.

São Miguel dos Campos

A partir da próxima segunda-feira, a Prefeitura  começa convocar seus servidores, a fim de recadastrar todos até o dia 30 deste mês. Na programação estão os ativos, inativos, licenciados e pensionistas; concursados da administração direta e indireta.

Coruripe

O time do  Coruripe que entrou em 2017 com a ambição de conquistar seu quarto título estadual, na terça-feira,  recebeu mais um reforço, o meia de armação Denilo. Na semana passada, mais dois jogadores que ocupam o meio campo chegaram  na cidade  quando já existe a expectativa de que o trio dispute vaga no time titular do técnico Joécio Barbosa. Lembrando que no mês passado, o Sub-20 do Coruripe foi o campeão do Nordeste, competição que foi realizada aqui em Alagoas.

Senador Rui Palmeira

Prefeita Jeane Moura (PMDB) esteve na manhã de  terça-feira,  acompanhada do deputado Inácio Loiola  na Casa da Indústria. “Reunimo-nos  com o Dr. José Carlos Lyra presidente do FIEA/AL, onde solicitamos uma unidade da Indústria do Conhecimento para o nosso município, a fim de fortalecer o aprendizado e o incentivo de leitura da nossa juventude, bem como da sociedade em geral” disse.  

Cacimbinhas  

Hugo Wanderlei (PMDB), prefeito de Cacimbinhas e candidato a presidência da AMA, está comunicando aos agricultores de seu município, que o acesso ao bagaço de cana está sendo liberado. “Assinei junto ao secretário de Agricultura, Fernando Roberto solicitação ao Estado, que foi prontamente atendida! Este benefício é de fundamental importância para os agricultores que têm sofrido com a grave estiagem que abrange nossa região!’ disse.  

Cacimbinhas – safra

“Quero comunicar também que já autorizei o pagamento do Garantia Safra e nos próximos dias Cacimbinhas estará quite, assim garantindo este importante benefício! Mais informações procurar a administração ou a secretaria de agricultura!” comentou nas redes sociais, Hugo Wanderley.