17 de Janeiro de 2017

Bolsa escolar.

Todo inicio de ano escolar as perguntas voltam. Qual a melhor bolsa para os alunos principalmente os menores? Qual o peso máximo de cada bolsa? Etc.

O ser humano não foi dimensionado para transportar peso. A atividade ficou para as máquinas ou nos esportes competitivos para os adultos treinados.

Infelizmente os colégios não possuem uma organização que de tal forma os alunos só necessitem levar para as aulas pequenos volumes de cadernos e livros.

Assim sendo as bolsas ficam deveras pesadas!

O máximo de peso que um ser humano deve transportar: dez por cento do seu peso (10%).  Quarenta quilos = quatro quilos.

Mochilas apoiadas nos dois ombros. Para frente ou para trás.

Caso seja opção a mochila com alça única usar a tira colo. O que é tira colo? Usar a bolsa do lado direito com apoio da alça no ombro esquerdo. E vice versa.

Existem também as bolsas com rodinhas e alça rígida retrátil. Hum. Em princípio uma boa ideia! Entretanto como transporta-la quando não for possível desliza-la pelo solo? Fica a interrogação. Porque será como uma mala qualquer e aí o peso irá puxar o transportador para um lado ou para o outro. Dez por cento do peso do transportador!

Para finalizar os calçados tênis com uma roda na sola na parte de trás ao nível do calcâneo. E aí? Quem inventou? Qual a finalidade? É para testar o equilíbrio do usuário? Faze-lo escorregar e cair? Modificar o seu centro de gravidade e força-lo a uma correção para não cair? Não sei de onde veio a ideia “brilhante”. A indústria do calçado infantil com a palavra.