Edmilson Teixeira

22 de dezembro de 2016

Palmeira dos Índios

Pilar, gesto de grandeza!

Prefeito Carlos Alberto Canuto (PMDB) afirma que está deixando o governo pilarense de cabeça erguida. Na terça-feira viabilizou o pagamento da segunda e última parcela do 13º de todos os servidores efetivados, atualizou a folha dos comissionados e continua inaugurando obras no município. No mês passado, democraticamente, concedeu poderes dentro da normalidade, a fim de que houvesse os trabalhos transição de governo, sobretudo de forma tranquila, cuja ação, segundo ele, foi bem diferente de quando assumiu a Prefeitura em 2013, onde justamente o gestor era o eleito agora, Renatinho (PSDB).

Capela

Tradicional médico de Capela, Dr. Cláudio dos Santos, disse que foi surpreendido esta semana, ao ser demitido de suas funções por meio de um simples telefonema, por ordem do prefeito derrotado Eustáquio Moreira (PSDB). Comentou nas redes sociais, que estava à frente do Hospital da cidade há 12 anos como Diretor Médico e 35 como profissional da área, dando tudo de si, onde muitas vezes cobriu até assumindo plantão de colegas. “Foi um problema talvez de ordem política, mas, certamente o Dr. Cláudio voltará para as suas funções, visto que sua irmã, Célia foi eleita agora vereadora pelo PMDB, partido do qual, também foi eleito o prefeito Adelminho Calheiros”, comentou um amigo.  

 

Porto Calvo

Simplesmente o prefeito eleito David Pedrosa (PMDB), vai trabalhar com 16 secretarias municipais em seu governo. Os nomes dos ocupantes foram anunciados durante um jantar em sua residência na terça-feira. Entre os relacionados podemos destacar o nome do ex-prefeito Kaika, que será o comandante da Articulação Política.

 

Coruripe

Prefeito Joaquim Beltrão será o cicerone de um grande evento programado para sexta-feira pela manhã, que contará com a presença do governador Renan Filho e do ministro do Turismo, Marx Beltrão, seu sobrinho. Trata-se da inauguração de 25 km de estrada asfaltada na região da Cooperativa Pindorama até o povoado Bolivar, na AL-110, que agrega boa parte dos moradores de Penedo, Coruripe e São Sebastião.

Beneficio  

Com a nova rodovia, os produtos das indústrias de suco, etanol e derivados do coco, além da agricultura familiar, poderão chegar mais longe e rápido. Até então, a única via de acesso pavimentada à Cooperativa era a Rodovia AL-105/455, que liga Pindorama a Coruripe e, por consequência, aos demais municípios do Estado. 

 

Santa Luzia do Norte

Um levantamento interno de pesquisa informal, comandado por Ailton Nascimento, apontou o ex-vereador Pedro Soares, como o homem mais influente em Alagoas, quanto às divulgações que são feita na mídia, sobre Santa Luzia do Norte. Aliás, não foi a primeira vez que o “Poeta Pedão” como é conhecido, obteve essa façanha. Afirma que orgulhosamente continuará engajado nas ações de divulgação de sua terra natal, sobretudo em se tratando de cultura, esporte e lazer. O arbitro de futebol CBF, Ricardo Laranjeira ficou na segunda colocação.

A situação na Saúde de Palmeira azedou ainda mais esta semana. Médicos que integram a UPA decidiram na terça-feira, cruzar os braços por falta de pagamento salarial. A situação nos postos de Saúde não é diferente. Informações dão conta de que o prefeito James Ribeiro não está realizando a transferência da contra partida para a manutenção da UPA, cuja  dívida já ultrapassa o montante de R$ 3 milhões.

Carneiros

Prefeito eleito do pacato município sertanejo de Carneiros, Geraldo Agra (PMDB) o Neguinho como é conhecido, sabe que vai pegar um abacaxi na administração pública a partir do dia 1º próximo. Salários atrasados e muitas broncas a serem resolvidas na parte burocrática, pelo menos foi o que viu sua equipe de transição nesses últimos dias. Neguinho administrará Carneiros pela terceira vez, a mesma quantidade que sua esposa, Juliana Almeida fará na Prefeitura de Mar Vermelho, ela que foi reeleita em outubro passado.

Delmiro Gouveia

Na terça-feira em Delmiro, produtores rurais dos municípios do Alto Sertão de Alagoas tiveram a oportunidade de conhecer e aprovar a conclusão da primeira etapa do Plano de Desenvolvimento do Canal do Sertão. Executado pelo governo de Alagoas, por meio da Seagri, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agropecuário  (Fida), Ufal e Projeto Dom Hélder, o Plano tem como ênfase a transformação social, produtiva e de acesso a mercados com famílias de pequenos agricultores, no perímetro do Canal do Sertão.

 

Delmiro- comunidades

Elaborado por técnicos das instituições envolvidas, nesta primeira etapa serão construídos 140 módulos de produção, com assessoria técnica, adução e distribuição de água para as primeiras 140 famílias selecionadas. Como afirma o secretário executivo da Seagri, Álvaro Machado, foi realizado nas 23 comunidades no perímetro do Canal do Sertão levantamento técnico de tipos de solo, irrigação, manejo e quais os tipos de cultura que estão produzindo.  “Nos módulos previstos haverá irrigação por gotejamento, gestão e comercialização de produtos, cultivos agroecológicos e infraestrutura”, assegura Álvaro Machado. 

 

Delmiro – experiência

Rosana Santos, produtora de Olho D'Agua do Casado, também participou da elaboração do plano e conheceu comunidades do Ceará durante intercâmbio e está muito otimista com o projeto. “Fui muito importante o trabalho e a troca de experiências fora de Alagoas e acredito muito nesse trabalho do governo”. O produtor de Água Branca, Joel Barros, afirma que o programa vai trazer benefícios para a região e gerar emprego e renda. “Quero aumentar a produção de milho, sorgo e capim”.