Flávio Gomes

22 de dezembro de 2016

Os “inocentes”

Do jornalista Carlos Brickmann: “Lula conviveu dezenas de anos com José Dirceu, Delúbio, Marcelo Odebrecht, todos já condenados por corrupção, e proclama que é inocente, aliás nem sabia de nada; Temer presidiu o PMDB de Eduardo Cunha por quinze anos, teve convívio próximo com os seis ministros que se afastaram por problemas judiciais, admite ter recebido um empresário do ramo de doações ilícitas (que, na delação premiada, citou seu nome como captador de recursos) mas garante que não tratou disso com ele. É inocente, diz. Não mexia com essas coisas. É bonito saber que o ambiente depravado em que circularam com tanto êxito, sem saber que era depravado, não afetou sua inocência. Lula sustenta que o apartamento triplex e o sítio de Atibaia não são dele, que a propósito nem imaginava que os voos em jatinhos fossem algo mais que uma gentileza. Temer ofereceu um jantar ao empresário Marcelo Odebrecht em sua residência oficial de vice-presidente da República, o Palácio do Jaburu, após o qual a Odebrecht ficou R$ 10 milhões mais pobre. O delator Cláudio Melo Filho diz que o dinheiro foi para o caixa 2 (o que é confirmado por Marcelo Odebrecht). Temer explica que não, que todas as doações recebidas foram legais, nada de caixa 2. Aliás, o que é Caixa 2?”

Unanimidade

Rui Palmeira prometeu que, se reeleito, nomearia secretário de Turismo alguém indicado pelos empresários do setor, mediante lista tríplice. Ontem, o prefeito recebeu dirigentes de algumas entidades, que, ao invés de lista tríplice, pediram a permanência de Jair Galvão na Semptur. Pedido feito, pedido aceito.

Saneamento

Na reunião com Rui Palmeira foram solicitadas providências urgentes para resolver o problema de saneamento na parte baixa de Maceió, principalmente a orla marítima, principal cartão postal da cidade. O prefeito disse que está intensificando ações nesse sentido. A Casal também será acionada quanto a isso.

Para poucos

Renan Filho completa dois anos de gestão sem ter uma bancada definida na Assembleia Legislativa. O pouco relacionamento com os deputados estaduais certamente explica a situação. Raros são os que têm acesso fácil ao governador. O mais próximo de Renan Filho é Isnaldo Bulhões Filho, com contatos quase diários.

Favoritos

O encontro de lideranças do PSDB alagoano, esta semana, em Maceió, debateu a atual conjuntura política e as perspectivas para 2018. Não foi batido o martelo em relação a nomes para a próxima eleição. Mas deu para sentir que, além de Rui Palmeira e de Rodrigo Cunha, Pedro Vilela é um dos “escolhidos”.

Sobreaviso

O médico e empresário Fábio Farias, secretário estadual do Gabinete Civil, nega que vá assumir a Secretaria da Saúde. E certamente não é esse o seu projeto alternativo para o próximo ano. Primeiro suplente de Renan Calheiros, ele poderá assumir vaga no Senado se o titular tirar licença, após deixar a presidência do Congresso.

For export

Fios de Cabelos, a maior rede de salões de beleza de Alagoas, em 2017 estará também numa das ruas mais famosas de Miami, a Flagger Street, junto com outras marcas famosas do Brasil e do Mundo. Em Miami, a direção ficará com o casal Samuel Lucena e Monique Casado, filha da fundadora da rede, Mônica Casado.

Quem será?

Do site “Migalhas”, sobre famoso alfaiate de Brasília e um cliente político que está a emagrecer, como Dilma no impeachment: “Conta-nos ele que, semana a semana, está sendo chamado a apertar o costume de uma certa autoridade conhecidamente loquaz. E pela rapidez com que está adelgaçando-se, não é coisa de Deus.”

 

*O portal IG divulga desde ontem, com destaque: “Desvende Japaratinga e São Miguel dos Milagres. Conheça praias paradisíacas em Alagoas.” Uma propaganda e tanto, no início da temporada, quando muita gente ainda está definindo a viagem de férias.

* Nos próximos sábados, respectivamente vésperas de Natal e de Ano Novo, as lojas do Centro abrem no horário habitual, das 8 às 14 horas. Mas a Aliança Comercial informa que, a depender da movimentação, o funcionamento pode ser estendido.

*O Sebrae/Alagoas entra em recesso natalino a partir de hoje. O atendimento ao público será retomado em dois de janeiro de 2017, das 8 às 18 horas, nos Escritórios Regionais de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, e somente em 09 de janeiro, em Maceió.

* O tradicional Réveillon de Maceió terá show piromusical. Fogos de artifício serão lançados ao ritmo de músicas em cincos pontos entre os bairros de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.  O evento é uma realização da prefeitura.

*Turistas em visita a Alagoas contam com um serviço a mais: o Free Bus do Maceió Shopping, que oferece, até fevereiro, transfer gratuito para quem estiver hospedado em 32 hotéis localizados nos bairros de Cruz das Almas, Ponta Verde e Pajuçara.

*Móveis velhos, eletrodomésticos e eletrônicos quebrados, caixas de tralhas. Sabe como descartar esses e outros utensílios domésticos que não têm mais utilidade e ocupam espaço dentro de casa? A SLUM recolhe, gratuitamente. Contato: 0800 082 2600.

*O projeto “Quinta no Arena” encerra hoje a temporada 2016 apresentando o espetáculo “Filme”, de Cris Braun e Dinho Zampier, com direção de Henrique Oliveira. No Teatro de Arena Sérgio Cardoso, a partir das 19h30m. Ingresso a R$ 20,00.

 

 “A crise institucional brasileira chegou a um estágio perigoso”

Claudio Lamachia

Presidente do Conselho Federal da OAB