Roberto Baia

20 de dezembro de 2016

A sete chaves

O prefeito eleito de Arapiraca Rogério Teófilo mantém, a sete chaves, os nomes do seu futuro secretariado. De acordo com assessores que trabalharam em sua campanha, Teófilo só deverá anunciar o secretariado às vésperas de assumir o comando do município. “Esse é o estilo dele, mas podemos assegurar que alguns já aceitaram o convite, mas vão permanecer calados até a posse”, disse um assessor, que fará parte da assessoria de comunicação social do futuro governo.

 

Violência

Em Arapiraca, o crescimento do número de casos de violência tem preocupado a população que pede um maior policiamento no Centro e periferia da cidade. O número de assaltos também aumentou e os bandidos armados tomam bolsas e celulares em pleno dia.

“Ninguém pode mais ficar na rua com um celular que eles chegam em motocicleta, colocam a arma na nossa cabeça e arrancam o celular das nossas mãos. Se reagir é pior. Eles atiram mesmo”, disse uma estudante que foi atacada juntamente com uma amiga quando saia da Uneal.

 

 

Manual do MP

Já está disponível para membros e servidores o Manual de Redação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). O guia foi elaborado para que a comunicação feita pela instituição possa obedecer a um padrão de escrita e é de autoria do promotor de Justiça e mestre em Direito Público Marcus Robson Costa.

No manual, Marcus Robson Costa reuniu um conjunto de normas brasileiras que permitem que a elaboração de textos e documentos possa acontecer da forma correta, uniforme e seguindo um mesmo padrão.

 

Comunicação

“Levamos cinco meses para preparar esse guia e disponibilizá-lo aos promotores e procuradores de Justiça e aos servidores do nosso Ministério Público. É um manual que, a partir de agora, vai promover a uniformização da comunicação administrativa”, explicou o autor.

 

 

Padronização

Segundo o promotor, a proposta de criação do manual foi apresentada no curso de atualização gramatical e de reforma ortográfica, ministrado pelo próprio Marcus Robson Costa, em maio deste ano. “Lançamos a ideia porque já havíamos percebido que os documentos do Ministério Público Estadual de Alagoas não seguiam uma padronização. Como ela foi aceita pelos participantes, comecei a colocá-la no papel. Estou feliz por ter conseguido executar esse projeto. Ele chegará às mãos dos membros e servidores e esperamos que todos possam colocar em prática as regras sugeridas por nós”, acrescentou o promotor de Justiça.

 

Arapiraca 1

No sábado (17) e domingo (18), o Bosque das Arapiracas ficou ainda mais iluminado – nos dois sentidos da palavra.

No local, ocorreram a Ciranda dos Pontos de Cultura e o lançamento do Natal Mágico 2017, com adereços alusivos a esta época do ano.

 

Arapiraca 2

A prefeita Célia Rocha participou de toda a movimentação e, ao lado do povo arapiraquense, pôde ver as apresentações artísticas do Coco de Roda (Ponto Identidade e Cidadania Afrodescendente); Guerreiro (Ponto das Batingas); Afoxé Mirim Xangô Layó (Ponto de Luz); Afoxé Pérola Negra (Ponto Identidade e Cidadania Afrodescendente); Literatura de Cordel (Ponto das Batingas); Jogral (Ponto Cultura Solidária); Violões Solados (Ponto Todos Iguais na Arte); Grande Roda de Capoeira (Ponto Capoeira Construindo Cidadania, Ponto Cavacultura e Ponto das Batingas); Maculelê (Capoeira Construindo Cidadania); Auto de Natal (Ponto Luzes da Ribalta); Coral Sons e Dons (Ponto Sons e Dons); Esquete Teatral (Ponto Cavacultura); Banda de Pífano (Ponto de Luz); e Hip Hop (Ponto Cavacultura).

 

 

Arapiraca 3

O Sindilojas Arapiraca, entidade filiada à Fecomércio, informa que na semana que antecede o Natal, o comércio da cidade abre em horário normal, das 8h às 18h. No sábado, véspera de Natal (24), o horário também segue como de costume, das 8h às 13h, fechando no dia 25.

As lojas abrem nos mesmos horários nos últimos dias do ano: de 26 a 30, das 8h às 18h; e no dia 31, véspera de Ano Novo, das 8h às 13h. No dia 1º de janeiro, o comércio fica fechado.

 

Arapiraca Garden Shopping

Até o dia 21, o Arapiraca Garden abre das 10h às 23h, mas ressalta que o horário estendido é facultativo aos lojistas. Dias 22 e 23, o centro de compras abre das 10h às 23h. No sábado 24, o horário é das 10h às 18h, fechando no dia de Natal (25).

Nos dias 29 e 30, o centro de compras funciona das 10h às 23h, reduzindo o horário na véspera de Réveillon, das 10h às 18h. No dia 1º de janeiro de 2017, o shopping estará fechado.

 

 

 

… Em Palmeira dos Índios, o Sindilojas comunica que entre os dias 19 e 24, o comércio abre em horário normal, das 8h às 18h. No dia de Natal (25), as lojas fecham. Na última semana de 2016, o comércio prossegue em horário normal, das 8h às 18, incluindo o sábado véspera de Réveillon (31), fechando no dia 1º de janeiro.

 

… De acordo com o Sindilojas Penedo, o comércio do município abre das 8h às 19h entre os dias 19 e 23 de dezembro. No dia 24, o horário de abertura é até às 15h, fechando no dia de Natal.

 

… Nos últimos dias do ano, o comércio do município volta ao horário normal: de segunda à sexta, das 8h às 18h, e no sábado, véspera de Ano Novo, das 8h às 14h. No dia 1º de janeiro, o comércio fica fechado.