Blog do Dresch

17 de dezembro de 2016

Maceió ganha o seu Marco Referencial

          Com a presença dos ministros Marx Beltrão, do Turismo e Helder Barbalho, da Integração Nacional, o governador Renan Filho assina a ordem de serviço para o início das obras do Marco Referencial de Maceió. Ele ocupará o espaço onde hoje estão as ruínas do Alagoinhas, na Ponta Verde e proporcionará, quando concluído, lazer, arte, cultura, gastronomia e logo deverá se transformar em mais uma atração turística de Maceió. Também estarão presentes à solenidade, o senador Benedito de Lira (PP), autor da emenda que garantiu parte dos recursos, além dos secretários de Infraestrutura, Maria Aparecida, e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hélder Lima.

Marco Referencial 2

             O novo espaço, que deverá estar concluído no prazo de 12 meses, ocupará uma área total de 3.500 m2, com uma praça de alimentação com sete quiosques dispostos a atender 1.500 pessoas; concha acústica com palco próprio para shows; dois mirantes (leste e oeste); espaço cultural climatizado, guarita, banheiros, camarins e espaço administrativo. O valor orçado para a obra é de R$ 9,3 milhões e conta ainda com reforço do Ministério da Integração e do Governo de Alagoas.

Frente em Defesa da Previdência

             Uma audiência pública convocada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), junto com representantes de institutos de direito previdenciário e conselhos de classe, decidiu pela criação da Frente em Defesa da Previdência, como contraponto à proposta do governo que trata da reforma da previdência social no Brasil. Além de representantes da OAB nos estados, participaram da audiência a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Anfip) e a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos ( COBAP) entre outros. As entidades presentes definiram a criação de uma comissão técnica composta por advogados, economistas e atuários de diversos órgãos que devem redigir emendas para serem apresentadas a parlamentares, com o intuito de frear alguns pontos da reforma como esta proposta pelo governo, e que atinge a população mais pobre. Os participantes da audiência defenderam uma avaliação mais profunda no suposto déficit previdenciário, e que a abrangência do sistema atualmente mantém a economia de 80% das pequenas e médias cidades brasileiras.

 

Mais um que quer eleições

               Agora foi a vez do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), manifestar sua defesa na realização de eleições gerais antecipadas para a Presidência da República e para o renovar o Congresso Nacional. Caiado foi um dos artífices da deposição da ex-presidente Dilma Rousseff e da ascensão de Michel Temer, mas agora mudou de opinião principalmente porque não nega a pretensão de concorrer à presidência. “Neste momento o Congresso tem credibilidade para legislar? O governo tem credibilidade para governar? As pesquisas mostram isso?” questionou o senador, cujo partido é da base aliada do governo Temer.

Mais um que quer eleições 2

                  Líder da direita no Congresso, Ronaldo Caiado apelou para a responsabilidade como cidadão: “Todo o cidadão deve entender que mandato político não é direito de propriedade, e você deve estar sempre disposto a abrir mão do seu mandato para ser auferido pela população brasileira, se ela realmente quiser lhe reconduzir. Existem momentos em que você é obrigado a ter gestos maiores para não colocar em risco a democracia brasileira e nem a ordem pública”. Ele disse também que o presidente Temer deverá balizar o momento de renunciar ao cargo. Não deve provocar as ruas, nem insistir numa tese que não vai sobreviver, finalizou.

Qualidade da Educação

             Os melhores desempenhos escolares de 2016 foram premiados esta semana, em uma solenidade eu contou com a presença de diretores escolares, gerentes de ensino, secretários municipais, professores e alunos. O governador Renan Filho fez a entrega das medalhas de mérito e empenho que leva o nome do Professor e Educador Ib Gatto Falcão. Mais uma vez, o governador conclamou a todos para reverter os índices negativos da educação e ao mesmo tempo valorizar aqueles que se dedicam a melhorar e coroar o mérito dos que acreditam na educação como forma de mudar Alagoas.

Decoração pornô/natalina

                    Uma sex shop da cidade de Toledo na Espanha, causou revolta na população ao decorar sua vitrine com brinquedos sexuais, em formato de pênis, com pinturas de São José, da Virgem Maria e do Menino Jesus. O dono da loja “Non sit Peccatun” (Não é pecado, em latim), Héctor Valdivieso disse que foi ameaçado, teve a loja vandalizada e foi boicotado até mudar a sua “decoração natalina”. Ele disse ainda que manifestantes se reuniram em frente à loja e impediam o acesso dos clientes. Outros chegaram a pichar a fachada exigindo que a cena ofensiva fosse retirada da vitrine. Disse jamais ter imaginado uma reação tão intensa da população.

 

 

  • Uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Universidade de Gotemburgo, da Suécia, anunciou a descoberta de uma cidade grega perdida, e que foi construída há 2.500 anos.
  • Os vestígios foram localizados próximo a um vilarejo conhecido como Vlochós a cerca de cinco horas ao norte de Atenas.
  • O projeto Arqueológico de exploração foi elaborado, e em Setembro foi concluída a primeira etapa, e os surpreendentes resultados tornados públicos na última semana.
  • Vestígios de torres, muros e os portões da cidade foram identificados por imagens aéreas, mas quase todas as estruturas estão soterradas.
  • Para evitar possíveis danos provocados pelas escavações, os pesquisadores usaram técnicas não invasivas, como o radar de penetração, que permitiram a identificação de construções humanas abaixo do solo.
  • A área dentro dos muros da cidade mede mais de 40 hectares. Também foram encontrados restos de moedas e cerâmicas, que estão ajudando a datar o assentamento.
  • A cidade parece ter florescido entre o quarto e o terceiro século antes de Cristo. Depois, por alguma razão, a cidade foi abandonada.