Roberto Baia

16 de dezembro de 2016

O cara de pau

“Esse secretário está tirando onda com os servidores. É um tremendo cara de pau”. O desabafo é de um servidor público que empunhava um cartaz na tarde de ontem (15), na porta da Casa de Festas Galpão do Tuta, com a frase “A última festa é sempre a melhor: Ironia, Gozação, humilhação.

Enquanto os servidores faziam manifestação, dentro do estabelecimento o secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, fazia uma festa de despedida para um seleto grupo de convidados Vips que tiveram acesso ao local com uma camisa com a frase: “A última festa é sempre a melhor – Despedida do Bira”.

 

“Rombo” na Saúde

Bira, como é mais conhecido o secretário de Saúde arapiraquense, é um persona nom grata para os servidores que reclamam da sua péssima gestão. Ele foi nomeado pela prefeita Célia Rocha que atendeu pedido do senador Fernando Collor de Melo. Nos bastidores do Centro Administrativo, fala-se que como “herança”, Bira deixou um “rombo” milionário na Saúde, o que poderá trazer sérias dores de cabeça, no futuro próximo, para a gestora arapiraquense.

 

Corte de gratificações

De acordo com o portal 7 Segundos, um dos manifestantes disse que a Secretaria de Saúde cortou a gratificação dos programas PSF (Programa Saúde na Saúde) e Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para poder honrar o pagamento de dezembro e o 13º salário.

“Mas até agora isso não aconteceu. Então por que fazer festa, fazer comemoração se não se tem o que comemorar?” argumentou.

 

Manifestação pacífica

Segundo os servidores, a manifestação foi pacífica e que o secretário chegou à festa por volta das 14h e passou pelos servidores sem falar nada.

“Lá dentro é utopia e estão os gerentes de postos de saúde e servidores de cargos comissionados. Aqui fora é realidade e estão os servidores efetivos que trabalham em prol da população e não receberam seus salários”, desabafou o servidor.

 

Uma vergonha

Por não apresentaram as prestações de contas dos exercícios 2011 e 2012 relativos à gestão do Pnae, os municípios de Carneiros, Jaramataia, Inhapi, Japaratinga, Passo do Camaragibe e Traipu, tiveram suspensos, por determinação do Ministério da Educação, o repasse dos recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que garantem alimentação e transporte escolar para quarenta e quatro municípios alagoanos. 

 

Inadimplentes

E tem mais: sete municípios estão inadimplentes em relação ao PDDE/PDE-Escola, exercício 2011 e 2012. São eles: Carneiros, Maragogi, Mata Grande, Piranhas, São José da Tapera e Teotônio Vilela e Lagoa da Canoa. Esta última cidade está localizada no Agreste e é administrado por Álvaro Melo, tio do deputado estadual Jairzinho Lira.

Segundo a assessoria do MEC, os municípios são responsáveis pela alimentação e transporte escolar e devem manter os serviços de forma contínua, independente do apoio financeiro do governo federal.

 

Enfim, o teatro

Arapiraca e os artistas de toda Região Agreste ganham hoje um importante espaço. Será inaugurado na noite dessa sexta-feira, 16, depois de um longo período de 20 anos, o Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo.

Localizado na Rua Estudante José de Oliveira Leite, no Centro da cidade, o prédio será utilizado por companhias, coletivos e demais grupos ligados à cultura.

 

Grande estrutura

De acordo com a assessoria, o prédio conta com uma grande estrutura, com 320 lugares, palco com 90 m², poço para orquestra de 80 componentes, quatro camarins, três camarotes, sala técnica de som e iluminação, e tratamento acústico de última geração.

 

Projetos de piscicultura

Jovens rurais da etnia indígena Kariri-xocó e do povoado Barra do Itiúba, na zona rural de Porto Real do Colégio, em Alagoas, estão agora melhor capacitados a tocar projetos de piscicultura em suas aldeias e lotes. Eles acabam de concluir o curso Princípios Básicos de Aquicultura ofertado pelo Projeto Amanhã, uma iniciativa social da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

Projeto amanhã

Em todo o ano de 2016, o Projeto Amanhã contabiliza cerca de 100 jovens rurais alagoanos capacitados para atividades que envolvem as mais modernas técnicas agrícolas e agropecuárias. Para 2017, turmas de Informática Básica e Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas já estão sendo planejadas pela 5ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Penedo, no Baixo São Francisco alagoano.

 

 

… O dia de culminância da Escola de Artes de Arapiraca foi emocionante. Pais, professores e alunos interagiram na quinta-feira (15) no auditório do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral II, onde funciona a instituição.

 

… Lá, eles trocaram olhares, silêncios nos intervalos musicais, aplausos e vibrações.

 

… Isto porque, pela manhã, houve diversas apresentações artísticas com performances dos alunos e alunas tocando violão, dançando balé e fazendo um número de teatro.