Flávio Gomes

16 de dezembro de 2016

Igualdade, afinal

De Eduardo Simbalista, no site “Diário do Poder”: “Depois de tanta luta, as mulheres conseguirão afinal a dura igualdade com os homens. Na nova proposta de reforma da previdência brasileira, a igualdade será conquistada: homens e mulheres, iguais nos seus deveres, terão ambos direitos iguais para galgar a penosa colina da aposentadoria. Deverão trabalhar até os 65 anos, carregando pedras ao topo com o arrimo de bengalas. Isso se empregos houver para os da “melhor idade”, já que o progresso das civilizações não traz a garantia de empregos para ninguém… Nessa nova proposta igualitária, ficam de fora militares, PMs e os bombeiros que serão, afinal, chamados para apagar o incêndio. E não se mexe nas aposentadorias repletas de rubricas e penduricalhos dos funcionários e titulares dos três poderes. Para os da planície, o horizonte da aposentadoria será inalcançável. Há aí nas redes sociais o questionamento dessa reforma, que usa em vão o santo nome de salvadora da proteção social e da pátria. Os números – e os cálculos feitos a partir desses números – estariam todos errados. Haveria, por detrás dessa manobra pouco discutida, o miúdo interesse milionário dos avaros que administram planos de previdência privada e de saúde complementar.”

Castigo

José Thomaz Nonô, Secretário de Saúde de Maceió, fez valer seu estilo rigoroso como gestor público: anunciou ontem a demissão da diretora do PAM Salgadinho, Alice Ataíde. Ela havia fechado a unidade de saúde, anteontem, sem autorização da secretaria nem aviso aos usuários, para uma festa de confraternização.

Fritura

Há muito que se fala em mudanças, para 2017, nas equipes do governador Renan Filho e do prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Isso incluiria extinção de órgãos e substituição de ocupantes do primeiro e segundo escalões. Ambos, Renan e Rui, poderiam abreviar a angústia dos seus auxiliares, definindo logo a questão.

Cenário

O prefeito Rui Palmeira foi o convidado da última reunião, ontem, da Federação das Indústrias de Alagoas. Admitiu dificuldades com a crise também em 2017, mas anunciou realizações, como o investimento em obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, com U$ 70 milhões de financiamento internacional.

Legado

Rosa Albuquerque, nova presidente do Tribunal de Contas, tem uma responsabilidade grande ao substituir Otávio Lessa. O conselheiro que deixa o comando do TC ingressou no órgão sob desconfianças, por ter sido nomeado pelo irmão Ronaldo Lessa, então governador. Mas fez uma gestão moderna e eficiente.

Entendimento

Marcelo Beltrão, presidente da AMA, defende uso de recursos do Fundeb, recuperados por ações judiciais, não especificamente em Educação: “Uma obra estruturante em um município sertanejo, para ofertar água potável para todos, também considero um investimento que pode refletir positivamente para a qualidade do ensino”.

Realizações
Depois de se eleger prefeito de Arapiraca e saber que será avô pela primeira vez, Rogério Teófilo festeja outra realização pessoal este ano, com a inauguração, hoje, do Teatro do Colégio Bom Conselho, que leva o nome de Theresa Auto Teófilo, sua falecida mãe. Um sonho, também, do seu pai, professor Moacir Teófilo.

Opinião

Ministro Luiz Fux (STF), sobre sua decisão de mandar o Senado devolver à Câmara a proposta de combate à corrupção. “A jurisprudência do Supremo é pacífica no sentido de que o Judiciário pode interferir a pedido do parlamentar, toda vez que ele promova uma ação demonstrando que o processo legislativo não está correto”.

 

* O secretário executivo de Planejamento e Gestão da Seplag, Genildo Silva, foi homenageado com a comenda Professor Celso Furtado, concedida, em parceria, pelo Conselho Regional de Economia e pelo Sindicato dos Economistas de Alagoas.

*Hoje, 19 horas, acontece o “Concerto de Natal do Lar São Domingos”, com crianças cantando e tocando na escadaria e nas janelas do casarão de Mangabeiras, num coral regido pelo maestro Jaílson Natividade. Participação do músico Luiz Carlos Ângelo.

*Durante o restante de dezembro o Shopping Pátio Maceió, no Tabuleiro, funcionará em horário especial: de hoje ao dia 20, das 9 às 23h; de 21 a 23, das 8 à meia-noite; dia 24, das 8 às 20h; dia 31, das 10 às 18h; de 25 a 01 de janeiro, das 12 às 21 horas.

*A Galeria de Artes Sesc abre hoje ao público a mostra “Taramps”, do fotógrafo Celso Brandão, que estará acessível até 15 de fevereiro de 2017, na Unidade Sesc Centro. A exposição abriga 40 obras retratando intervenções urbanas ao redor do mundo.

*O Orákulo Chopperia, na Praça Rayol, Jaraguá, recebe hoje a cantora e compositora Tiê, em turnê do seu terceiro disco, “Esmeraldas”. Participação de Andre Whoong e Lili Buarque, além de discotecagem, inclusive nos intervalos. A partir das 22 horas.

* A sexta edição do Barra em Cristo, evento da juventude católica da Área Norte da Arquidiocese de Maceió, acontece de hoje a domingo, na Barra doCamaragibe, distrito de Passo do Camaragibe. Abertura é hoje, com carreata saindo da Praia do Marceneiro.

*Jogos dos clubes alagoanos na primeira fase da Copa do Brasil 2017: CSA x Sport, no Estádio Rei Pelé: CRB x Altos, no Piauí; ASA x Ferroviária/SP, em Araraquara; Murici x Juventude/RS, em Murici. A definição dos classificados à nova fase é em jogo único. 

 

“Com a economia ainda em crise, continuaremos a ter reflexos na arrecadação”

Rui Palmeira

Prefeito de Maceió, sobre as perspectivas para 2017