Flávio Gomes

15 de dezembro de 2016

Repúblicas: do Brasil, dos EUA

De Chico Alencar, deputado federal (PSOL/RJ): “Muitos chamam o presidencialismo que temos de mitigado, ou de coalizão – que mais parece de colisão ou, para evitá-la, de cooptação. Trapaça? E o nosso federalismo, da autonomia dos estados, como anda? Está escrito até hoje que Executivo, Legislativo e Judiciário são poderes harmônicos e independentes. Sob o ponto de vista tributário, o desequilíbrio é grande: dos impostos arrecadados, 58% vão para a União, 23% para os estados e 19% para os municípios. Fora o que é sonegado, quase o mesmo do devido e pago. República do trambique? Enquanto isso, a República dos Estados Unidos da América do Norte acaba de eleger – por um sistema que pode fazer com que a maioria dos votos nacionais totais não corresponda à de delegados – um Donald que é Tio Patinhas. Pleito truncado? Trump, o sonegador ‘outsider’, não se inibiu em mostrar a face machista, xenófoba, antiecológica e preconceituosa na campanha. Representou milhões de norte-americanos que querem ‘a América grande de novo’, seus empregos de volta, fronteiras muradas e vida em padrões absolutamente conservadores. Sentem-se perdedores com a globalização. A Ku Klux Klan e os neonazistas festejam. Época trevosa…”

Investimento

Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotels & Resorts, e Marx Beltrão, ministro do Turismo, serão recebidos hoje, às 16h30m, pelo governador Renan Filho, juntamente com outras autoridades. Vão estar no lançamento do Prodigy Beach Resort Maceió, empreendimento do Grupo GJP Hotels & Resorts.

“Carão”

Do Secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, ao saber do fechamento, à sua revelia, do PAM Salgadinho, ontem, e determinar a reabertura: “Se fez um esforço brutal para que ele funcionasse, para que abrisse. A gente supera tudo isso e aí vem um maluco e fecha o posto para fazer uma confraternização de Natal.”

Trânsito

Está em vias de aprovação, pela Assembleia Legislativa, projeto do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que institui programa social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores. Outro projeto, iniciativa do governo, isenta motos tipo “cinquentinha” de pagar IPVA.

Cotado

Vai ser difícil o empresário Álvaro Vasconcelos, secretário da Agricultura, resistir a uma candidatura a deputado federal, em 2018. Muito bem relacionado com lideranças da iniciativa privada, tem se revelado articulador político do governador Renan Filho. E é um dos secretários mais bem avaliados, tecnicamente.

No páreo

O projeto “Visibilidade às famílias pertencentes aos Grupos Tradicionais e Específicos em Alagoas – Conhecer para garantir Direitos”, da Seades, concorre ao Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O anúncio dos vencedores será feito hoje, em Brasília.

Descaso

Estamos em pleno dezembro e não existe nenhuma programação cultural, oficial ou da iniciativa privada, de exibição dos nossos folguedos populares tradicionais de final do ano. Infelizmente, o folclore, sem dúvida, está em fase de extinção e descaracterização, por absoluta omissão de quem tem dever de preservá-lo.

Opinião

De nota da bancada federal do PT: “A robusta delação premiada de um dos executivos da Odebrecht, ainda que tal instrumento não possa ser utilizado como prova condenatória única e definitiva no processo judicial, expõe os vínculos profundos de toda a cúpula do governo Temer com o esquema de favorecimento de empresas na obtenção de contratos com o Estado”

 

* Acontece hoje o Encontro de Socialização dos Resultados da Gestão Municipal de Educação de Maceió (2013-2016), promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento, no Hotel Jatiúca, é uma prestação de contas dos quatro anos de gestão.

*O instrumentista Wellington Pinheiro lança hoje o CD “Viva o Choro”, às 19h30m, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Com ele, Francisco Fidelis, Juarez Júnior, Mikla Waltari, Zailton Sarmento e Siqueira Lima. A produção é de Ismair Martins.

*Hoje é o último dia, este ano, de programação do projeto cultural “Palco Aberto”, que oferece ao público, às 20h30m, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, apresentações dos artistas alagoanos Basílio Seh, Mácleim e Wilson Miranda. Promoção da Algás.

*A Secretaria de Estado da Cultura promove a segunda edição do projeto Pôr do Sol Cultural. De hoje ao dia 30 de dezembro grupos musicais e culturais se apresentam no palco especial montado na praça Multieventos, na orla de Pajuçara, às 16 horas.

* “Papel no Varal: poetas alagoanos” é atração de hoje, às 20 horas, no Rex Bar, na Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá. A programação aborda trabalhos de personagens como Jorge Cooper, Anilda Leão e Jorge de Lima. Informações: 98135.5920.

Acontece hoje nova edição do projeto de música autoral ao vivo “Popfuzz Apresenta”, com lançamento do primeiro álbum cheio da banda maceioense Baztian e apresentação dos mineiros da El Toro Fuerte. Às 21 horas, no Pub Fiction, na Jatiúca.

*A Secretaria de Estado da Comunicação recebe, somente até hoje, inscrições ao concurso de fotografia “Foto AL 2016”. A iniciativa integra as comemorações do bicentenário de Alagoas, celebrado em 2017. Para profissionais e amadores.

 

“A Odebrecht também doou para eventos de juízes. O que queria em troca? Estava dando dinheiro para pagar sentenças?”

Romero Jucá

Senador (PMDB/RR) e líder do governo no Senado