Roberto Baia

15 de dezembro de 2016

Inauguração do teatro

Com informações do jornalista Erick Balbino: Após duas décadas de muita luta e dedicação da família Teófilo para deixar uma marca na cultura arapiraquense, o Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo será inaugurado na noite desta sexta-feira (16) com atrações artísticas da cidade de Arapiraca.

Localizado no centro da Capital do Agreste, mais precisamente na rua Estudante José de Oliveira Leite, o prédio será utilizado por companhias, coletivos e demais grupos ligados à cultura. A inauguração é uma iniciativa do prefeito eleito Rogério Teófilo.

 

Espaço amplo

O prédio conta com uma grande estrutura, com 320 lugares, palco com 90 m², poço para orquestra de 80 componentes, quatro camarins, três camarotes, sala técnica de som e iluminação, e tratamento acústico de última geração.

 

Solenidade

A abertura da solenidade, marcada para às 18:30 ficará sob responsabilidade da Banda de Fanfarra do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, que há mais de 60 anos abrilhanta os eventos da instituição, tendo inclusive ganhado o 2º lugar no Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras.

 

 

Concerto

A solenidade também contará com dois concertos, um de piano e canto lírico, apresentado pelos músicos Marcus Mausan e Nibbya Karlla, e o instrumental de violões da dupla Duofel, apresentado pelos músicos Luiz Bueno e Fernando Melo, este último filho de Arapiraca.

 

Julgamento suspenso

O Tribunal de Contas de Alagoas, durante a sessão realizada ontem, dia 14, suspendeu o julgamento de contas do ex-governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, referente ao exercício financeiro de 2010. A sessão foi suspensa depois do pedido de vista do conselheiro Anselmo Brito e o julgamento será retomado na próxima segunda-feira, dia 19.  Mesmo com o pedido de vistas, os conselheiros Fernando Toledo, Rosa Albuquerque e Alberto Pires anteciparam seus votos no sentido de acompanhar a relatora que votou a favor das contas do ex-governador.

 

MP rejeitou  

O Ministério Público de Contas, por sua vez, manteve seu posicionamento e opinou pela rejeição das referidas contas do ex-gestor, por diversas irregularidades apontadas nos pareceres, principalmente, quando se refere ao descumprimento constitucional do limite mínimo aplicado à Educação.  Como Teotonio Vilela Filho não é mais governador do Estado, o procurador-geral do MP de Contas solicitou que as recomendações feitas ao ex-gestor, também sejam entregues, oficialmente, ao atual governador de Alagoas, Renan Filho, para que sejam seguidas a partir do próximo exercício financeiro, no sentido de evitar problemas semelhantes durante a sua gestão.

 

 

 

Voto comprometido

Antes de entrar no mérito do julgamento, o procurador-geral do MPC levantou questão de ordem alegando o impedimento do conselheiro Fernando Toledo, por ele ter presidido a sessão da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) que aprovou as contas de 2010 do ex-governador Teotonio Vilela Filho, sem o indispensável parecer prévio da Corte de Contas. “No nosso entendimento, é que essa participação e esse juízo já externado ali [na ALE] compromete a participação de vossa excelência [Fernando Toledo] na manifestação também na Corte de Contas”, pontuou Rafael Alcântara.

 

Escolas credenciadas

Em assembleia extraordinária realizada na última terça-feira 13, na Câmara de vereadores, O Conselho Municipal de Educação – CME – de Campo Alegre/AL apresentou os avanços do município no que se refere ao credenciamento das instituições de ensino da Rede Publica do município.

 

 

Avanço na educação

 

No ano de 2015, foram credenciadas 15 Instituições que ofertam o Ensino Fundamental e, mais duas em fevereiro deste ano. Nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, na Sessão Extraordinária de Pleno, deste Conselho, foram credenciados os 05 Centros de Educação Infantil, totalizando assim, 22 Instituições de Ensino, para o atendimento desde a Educação Infantil (berçários) até o Ensino Fundamental (9 anos), 100% credenciadas, cumprindo o estabelecido no Plano Municipal de Educação, Meta 19, estratégia 19.16, efetivando assim, o processo de Credenciamento e Autorização de Funcionamento, das Instituições.

 

Juizado de Santana

O Tribunal de Justiça de Alagoas inaugura o novo prédio do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana do Ipanema, nesta quinta-feira (15). O local recebe o nome do vereador Adbon Marques. A unidade fica na Avenida Presidente Dutra, no bairro Monumento, vizinho ao Fórum da cidade.

 

 

 

… O local atende a todas as normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também às normas de acessibilidade, além de ser um prédio sustentável, com captação de água da chuva para uso no jardim, e placas solares, que geram economia de energia elétrica.

 

… De acordo com o Departamento Central de Engenharia e Arquitetura do TJ, na construção do Juizado foram investidos R$ 1 milhão 477 mil reais.

 

… A obra durou oito meses. Anteriormente, a unidade funcionava em um prédio alugado no centro da cidade.