Roberto Baia

14 de dezembro de 2016

Selo Unicef

O prefeito de Coité do Noia, José de Sena Neto (Seninha) recebeu na manhã de ontem, terça-feira (13) a certificação e o troféu de município aprovado do Selo Unicef- edição 2013/2016. A certificação é um reconhecimento das ações municipais nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura.

 

Ideb acima da média

Um dos motivos que resultou na conquista do Selo foi o resultado do último IDEB da cidade que ficou com a média 4.5, dois pontos acima da média nacional. Um resultado que, segundo o prefeito de Coité, representa o quanto a cidade se desenvolveu e investiu em políticas públicas, “principalmente para as crianças e adolescentes da cidade”.

 

Investimento

Um dos principais investimentos da cidade foi a criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, onde, de acordo com o gestor, os jovens da cidade podem ter voz e vez. Apresentar problemas sociais que enfrentam e as possíveis soluções. O evento de premiação do Selo Unicef ocorreu no Planetário de Arapiraca e reuniu 25 prefeitos aprovados.

 

Unicef Arapiraca

Arapiraca, cidade sede da entrega do Selo, também foi premiada com a honraria criada pelo Organização das Nações Unidas, através do Unicef. Esta é a terceira vez que a cidade recebe a certificação.

Segundo o coordenador da Plataforma do Semiárido no Brasil, Robert Grass, Arapiraca “se mostrou uma parceria atuante durante todo o processo de formação e implementação do Selo, acolhendo a iniciativa e sendo uma referência para todos os municípios”. A entrega dos certificados referentes à edição 2013-2016 aconteceu pela 1ª vez no estado de Alagoas.

 

 

Seminário da mandioca

Falar de mandioca é falar de crescimento. Essa raiz tem, literalmente, crescido e ajudado a economia local a alavancar. Por isso, na última terça-feira (13), houve o “Seminário da Mandioca”, com entrada gratuita, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) seccional Arapiraca, no bairro do Centro. Segundo os organizadores, o evento debateu os progressos tecnológicos e as práticas que vêm surtindo efeito, a fim de a cadeia produtiva não parar de progredir.

Ministro em Alagoas

 

O senador Benedito de Lira (PP-AL) anunciou que na próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro, às 9 horas da manhã, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, estará em Maceió para assinar a ordem de serviço para a construção do Marco Turístico de Alagoas. A cerimônia será realizada em frente ao Alagoas Iate Clube, o conhecido Alagoinha. O monumento custará cerca de 18 milhões de reais, recursos consignados no orçamento da União por meio de emenda parlamentar.

 

Marco Turístico

O marco turístico e cultural foi projetado pelos arquitetos Marcos Vieira e Ovídio Pascual e terá áreas multifuncionais para exposições itinerantes, museu, informações turísticas, mirante, aquário e espaço para shows, aliando o turismo à cultura e propiciando à nossa população e ao turista conhecer, em um mesmo local, a história, a beleza das nossas praias e todo patrimônio natural e cultural do Estado de Alagoas.

 

Revitalização

O senador Benedito de Lira disse estar feliz porque o empreendimento vai revitalizar um local que foi abandonado, e que vinha servindo abrigo de andarilhos, ponto de uso de drogas, de prostituição e até cenário de homicídio. Benedito de Lira disse que outro fato importante a considerar é que o conta com recursos públicos federais no valor de 10 milhões de reais que estão disponíveis desde 2011, “recursos esses que contaram com meu especial empenho e trabalho para a sua liberação”, explicou o senador.

 

Entrega da Rodovia

Os moradores do Sul e Agreste do Estado poderão comemorar a redução da distância entre as regiões e um novo caminho de crescimento econômico e social. Nesta quinta-feira (15), às 11h, o governador Renan Filho entrega à população a rodovia que liga a Cooperativa Pindorama até o povoado Bolivar, na AL-110.

 

 

 Benefício na região

 

A obra de implantação e pavimentação do trecho de 25,144 quilômetros beneficiará diretamente mais de 150 mil habitantes da região Sul e, principalmente, a Cooperativa Pindorama, que agrega boa parte dos moradores de Penedo, Coruripe e São Sebastião.

 

  

… Destaque por levar a equipe do Uniclinic às finais do Campeonato Cearense de 2016, o técnico Maurílio Silva, recém-contratado pela Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), foi homenageado na última segunda-feira (12) na 45ª Noite das Personalidades Esportivas como o melhor treinador do Estado do Ceará.

 

… Maurílio mostrou-se bastante orgulhoso pelo trabalho desempenhado a frente do time cearense, trabalho o qual fez deixar para trás um dos times mais tradicionais da região Nordeste e dentro do cenário nacional, o Ceará. Agora, a frente do alvinegro, o treinador terá a missão de cessar cinco anos de jejum sem conquistas do Campeonato Alagoano, além de buscar um acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2018.

 

… Estou extremamente feliz e orgulhoso do meu trabalho. Um prêmio tão desejado por todos que trabalham no futebol do Estado e vencido por profissionais com grande história. Mostra que estou no caminho certo.