Edmilson Teixeira

13 de dezembro de 2016

Pontualidade

Alagoas está entre os nove estados do país e também os cinco do Nordeste que atingiram em tempo hábil a meta de 100% dos municípios que justificaram sobre a não implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O Ministério da Saúde deu o prazo de até o último dia 10 para que informassem as dificuldades para a implantação na totalidade de suas unidades de saúde. De acordo com informações do MS, no Brasil somente 18,40% dos municípios informaram que possuem esta ferramenta implantada em todos os serviços de saúde da Atenção Básica.

 

Pontualidade II

“Alagoas encaminhou 100% das justificativas e estamos aguardando as informações serem analisadas pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério para deferimento ou indeferimento das justificativas”, explicou a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Kathleen Moura, acrescentando que por ter alcançado 100% de justificativa, os municípios alagoanos não estão na mira da suspensão imediata de recursos do PAB variável. 

 

 

Santa Luzia do Norte

 

Uma grande caravana de romeiros promete desembarcar hoje em Santa Luzia do Norte, a fim de prestigiar as festividades religiosas da protetora da visão, Santa Luzia. É que hoje, dia 13, o Brasil comemora a data festiva da santa italiana, que nasceu na cidade de Siracusa, no ano de 280. Por sinal, os padres que integram a Diocese de Maceió, anunciaram durante a missa dominical que passou a saída de ônibus, com preços de 15 reais por pessoas, para essa grande festa.  

 

Santa Luzia do Norte II

 

“Tem crescido a cada ano a presença de romeiros aqui em Santa Luzia. Na verdade, é um evento fantástico, que tem emocionado a todos; sobretudo pelo espírito de fé e devoção de um povo que tem encarado a religião, como o maior canal para chegar junto a Deus, na busca de esperança divina” disse o poeta Pedro Soares (Pedão), que será homenageado por meio de sua literatura de cordel, durante a celebração da segunda missa matinal, a partir das 8h. 

 

Santa Luzia do Norte III

 

Simplesmente a programação será aberta a partir das quatro da matina, com a Procissão da Luz. Uma hora depois acontece a primeira missa. Às 8h a segunda missa. Às 10h, o arcebispo metropolitano dom Antônio Muniz, comandará a missa solene, quando em seguida acontecerá a “Benção dos Olhos”. No período da tarde, haverá a partir das 14h, show dos romeiros; às 15h missa dos romeiros presentes, celebrada pelo pároco Luciano Soares e outros; e para fechar a programação, às 17h acontece a procissão solene, que percorrerá as principais ruas, onde em seguida todos receberão a benção do Santíssimo Senhor.  

 

 

Unicef 

Dez municípios alagoanos foram certificados com o Selo Município Aprovado pela Unicef na edição 2013-2016, o que representa um reconhecimento internacional aos que mais avançaram na redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A solenidade de premiação vai acontecer nesta terça-feira, no Planetário e Casa da Ciência, às 8h30, no Lago da Perucaba, em Arapiraca. 

 

Unicef – mapa 

 

No Estado, Arapiraca, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Piranhas, Quebrangulo, São Sebastião, Taquarana e Teotônio Vilela foram contemplados com o Selo. Na ocasião, vão receber menção honrosa os municípios de Água Branca, Campo Alegre, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igaci, Joaquim Gomes, Junqueiro, Novo Lino, Olho D Água das Flores, Olho D Água Grande, Pariconha, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

 

Conselho 

Com  o objetivo de refletir sobre o papel dos conselheiros tutelares no enfrentamento do trabalho infantil, a Escola Superior do Ministério Público da União, em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz, lançou o curso a distância “O Conselho Tutelar no combate ao trabalho infantil”. Estão sendo oferecidas 500 vagas aos conselheiros tutelares em todo o território nacional.

Sertão 

Sábado último em Cacimbinhas, o juiz Jonh Silas diplomou os candidatos eleitos daquele município, Minador do Negrão e Dois Riachos. “Desejo a todos eleitos e diplomados disposição e força para enfrentar os desafios que estão por vir! Agradeço de coração ao povo de Cacimbinhas por me conceder o terceiro diploma de minha vida pública; dois de vereador e um agora como prefeito” recado de Hugo Wanderley (PMDB) que luta agora para presidir a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).   

Porto Calvo 

 

Domingo a Prefeitura inaugurou em clima de festa, a ponte do Patia, que fica sob o rio Comandatuba, com acesso à rodovia AL- 465. A obra visa desafogar o trânsito, melhorando o fluxo de veículos, além de viabilizar mais um acesso à cidade por meio do anel viário; consequentemente, também favorecerá o crescimento urbano, obras residenciais, comerciais e institucionais.

 

Porto Calvo II

 

Em 2006, sob a administração do então prefeito  Kaika, a estrutura para o suporte da ponte desabou, ficando por oito anos a obra ficou paralisada. Agora, o prefeito Ormindo Uchôa foi buscar junto com o Governo Federal R$ 1.200.000.00, a fim de retomar a reconstrução, orçada em R$ 1.518.460,90. A Prefeitura deu a contrapartida em mais de 300 mil reais. 

 

Seca 

 

Por conta da gravidade climática que vem assolando Alagoas, sobretudo pela falta de chuva, foi que ontem, o Comitê Integrado de Combate à Seca, formado por 13 representantes das esferas do Estado, municípios e Governo Federal, se reuniu, a fim de  discutir um planejamento macro para a convivência com a estiagem nas regiões  do Agreste e Sertão. 

 

Monitor da seca

No encontro de ontem, a Semarh apresentou um panorama do clima para as regiões que estão vivenciando o fenômeno da estiagem. Segundo o meteorologista do órgão, Vinicius Nunes Pinho, as tendências climáticas não apontam para uma realidade tão diferente da atual. Disse que as chuvas para o início do ano, conhecidas como as trovoadas de janeiro, não serão suficientes para repor o déficit de água na região do Semiárido